Cresce a pressão dos governadores sobre o Congresso Nacional para encontrar alternativas à redução da alíquota do ICMS de combustíveis, transportes, energia e telecomunicações. Em entrevista a Rádio Cultura, o governador Ratinho Junior (PSD) subiu o tom. “Vão quebrar todos os estados, vão quebrar todas as prefeituras. São R$ 6,3 bilhões que o Paraná vai perder e não vai resolver o problema da gasolina. Os municípios paranaenses vão perder 1,8 bilhão”.
“Estão mentindo para a população. É mentira. Isto é coisa de político que não está fazendo as coisas com seriedade”, afirmou Ratinho Junior. “O problema do combustível se chama petróleo e dólar. Enquanto o petróleo subir e o dólar estiver nas alturas, vai subir o combustível”.
Na entrevista à Rádio Cultura, o governador disse também que estados e municípios poderiam usar os recursos previstos na redução da alíquota dos impostos na reforma e construção de escola, creche e pavimentação. “E não vai resolver o problema do combustível. O problema do combustível se chama petróleo e dólar. Enquanto o petróleo subir e o dólar estiver nas alturas, vai subir o combustível”.A guerra da Rússia com a Ucrânia, segundo Ratinho Junior, contribui com aumento dos combustíveis e de uma série de produtos.