Araucária está próxima de concluir os 40 km de ampliação de rede da iluminação pública

iluminacao_publica (4)

Desde 2018, a Prefeitura de Araucária vem realizando um trabalho intenso para substituir as lâmpadas convencionais da iluminação pública por modelos de LED. Além disso, uma outra ação simultânea está perto de completar 40 km de nova rede de iluminação pública no município. E a Prefeitura já tem projeto pronto para mais 35 km de nova rede.

A expansão da rede de iluminação pública atinge principalmente áreas rurais do município. Além do asfalto de qualidade, a Prefeitura está levando iluminação de LED para diversas regiões do interior. Quem tem algum tipo de solicitação de extensão da rede de iluminação pública pode entrar em contato com o Departamento de Iluminação Pública, pelo (41) 3614-1453, para registrar solicitação ou ter outras orientações. Conforme o Departamento, o registro de solicitações ajuda a definir regiões prioritárias para ampliação da rede. Este mesmo número de telefone também serve para os moradores solicitarem a manutenção de luminárias que estejam apagadas.

Substituição – A substituição das lâmpadas convencionais por LED está sendo feita por etapas. Após as primeiras 8 mil unidades, agora a Prefeitura está prestes a finalizar a substituição em mais 9.500 pontos. Somente nos últimos 15 dias foram substituídas quase 2 mil luminárias. A projeção é que toda a área urbana esteja com LED em algumas semanas. Situações pontuais que impedem a substituição de algumas unidades no momento serão resolvidas mais adiante.

O trabalho de modernização da iluminação pública teve como prioridade as principais vias e agora está chegando a áreas predominantemente residenciais. Um dos pontos de destaque nesse trabalho tem sido as marginais da rodovia do Xisto (BR 476). Após a conclusão, serão mais de 1500 luminárias de LED instaladas no trecho urbano, do Rio Iguaçu ao Rio Barigui; um investimento de quase R$ 2 milhões. Quem chega de Curitiba à noite já percebe a diferença na iluminação no trecho de Araucária.  

Compartilhe