Assembleia Legislativa promove audiência pública sobre a regulamentação da profissão de Educador(a) Social

HTTTTTT

 deputado estadual Anibelli Neto (MDB) é o proponente de uma audiência pública que será realizada em parceria com a Associação de Educadores Sociais de Curitiba e Região Metropolitana (AESCRM) para debater a Regulamentação da Profissão de Educador(a) Social no Brasil. O encontro está marcado para o dia 18 de setembro, às 13h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo o parlamentar, a iniciativa busca valorizar e dar voz a uma categoria que exerce papel fundamental no amparo e na transformação social. “O trabalho do educador social é essencial para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo caminhos de inclusão, dignidade e cidadania. Essa audiência é um passo importante para discutirmos a regulamentação da profissão, uma reivindicação legítima desses trabalhadores e trabalhadoras”, destacou Anibelli Neto.

O presidente da AESCRM, Marlon Luiz Lima, também ressaltou a importância da iniciativa: “A audiência pública fortalece a visibilidade da luta pela regulamentação da profissão de Educador Social, dando legitimidade política e voz à categoria. Reforça a importância do papel social desses profissionais no SUAS e na proteção de populações vulneráveis.”

Ao final da audiência, será elaborado um documento com os principais pontos discutidos durante o encontro, que será encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramita o Projeto de Lei 2.941/2019, que trata sobre a regulamentação da profissão de educador(a) social em todo o país.

*Programação da Audiência Pública:*

*Abertura*
Marlon Luiz Lima – presidente da Associação de Educadores Sociais de Curitiba e Região Metropolitana (AESCRM).

*Palestra Magna*
Panorama da Regulamentação da Profissão de Educador(a) Social no contexto brasileiro: possibilidades e desafios
Professor Doutor Érico Ribas Machado, coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES/UEPG).

*Debate 1*
José Pucci Neto – educador social da Fundação de Assistência Social de Curitiba e membro da Diretoria de Atenção à RMC – AESCRM.
Tema: Articulação dos(as) trabalhadores(as) e da sociedade em torno da aprovação e sanção presidencial do Projeto de Lei 2941/2019.

*Debate 2*
Charli Regina da Silva Padilha – educadora social da Fundação de Assistência Social de Curitiba e membro do Conselho Fiscal – AESCRM.
Tema: Características do trabalho desempenhado pelos(as) Educadores(as) Sociais junto à população em situação de vulnerabilidade e risco social.

Compartilhe