O médico nefrologista José Moura Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, confirmou presença remota na audiência pública ‘A saúde dos rins – prevenção, diagnóstico e tratamento’, que será realizada nesta terça-feira, dia 30, às 10 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento é uma proposição da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) e contará com palestras de outros quatro médicos especialistas.
‘A crise humanitária da diálise no Brasil’ será o tema da palestra que o Dr. José Moura Neto fará por videoconferência. A audiência também terá a participação do presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia (SPN), Paulo Henrique Fraxino, do vice-presidente no Paraná da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Ricardo Akel, da diretora médica da diálise peritoneal do Grupo do Instituto do Rim do Paraná (GIRPR), Laura Neme, e do vice-presidente da SPN, René Santos Neto.
“A doença renal é assintomática. Quando os sintomas aparecem, o quadro pode ser irreversível, com a necessidade de procedimentos como hemodiálise e transplante renal. Por isso, o debate em torno da prevenção e do diagnóstico precoce é tão urgente”, justifica Cristina Silvestri.
Segundo informações da SPN, a estimativa é que de 80% a 85% das pessoas com alguma doença renal desconhecem o diagnóstico, por se tratar de uma doença silenciosa. Isso significa que cerca de 850 milhões de pessoas no mundo têm algum nível de disfunção do rim e não sabem. No Brasil, esse número é de aproximadamente 20 milhões e, no Paraná, 1,2 milhão. Projeções indicam que até 2030 as doenças renais devem corresponder à quinta causa mundial de óbitos.
Serviço
Audiência Pública ‘A saúde dos rins – prevenção, diagnóstico e tratamento’:
Data: 30/04/2024 (terça-feira)
Horário: 10 horas.
Local: Auditório Legislativo da Assembleia