A tradicional Banda de Guaratuba que encerrou a festa de carnaval na cidade na segunda-feira (20) reuniu cerca de 600 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. A PM também deu estimativas dos outros dias da festa, a soma do público de todos os dias do carnaval de Guaratuba totalizou 900 mil pessoas. O carnaval de Guaratuba começou na sexta-feira (17), com o Grito de Carnaval no Passeio do Pôr do Sol, ao lado da Praça dos Namorados, com banda e a participação da Escola de Samba Unidos de Guaratuba, Bloco do Sapo e Bloco da Saúde. Na avenida, de sábado a segunda-feira, carregando uma multidão de foliões animados, desfilaram 3 trios elétricos. Antes dos trios, o show na avenida foi por conta do desfile da Escola de Samba Unidos de Guaratuba e o Bloco da Família Sapo, que por ter ultrapassado o número máximo de foliões esse ano não entrou no concurso de blocos.
O concurso de blocos marcado para domingo, por conta de previsão de chuva, ocorreu na segunda-feira de carnaval. O Bloco Unidos do Guará, da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, desfilou animado trazendo girassóis para avenida e consagrando-se campeão do concurso desse ano. Os outros dois blocos inscritos no concurso desistiram do desfile.Bandinha de GuaratubaEsse ano a organização da Bandinha de Guaratuba ficou a cargo das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura e Turismo e teve grande adesão da comunidade escolar.
O concurso de fantasias teve 120 crianças inscritas nas duas categorias. O concurso teve como premiação para as melhores fantasias 3 bicicletas, Playstation, tablet e celular. Foram distribuídas para as crianças a camiseta da bandinha, pipoca, água, serpentinas e confetes para animar a festa. Antes prevista para acontecer no Passeio do Pôr do Sol, a Bandinha teve que mudar de local para o Espaço Litoral por conta da instabilidade do tempo.Saúde.
O Bloco da Saúde participou do Grito do Carnaval na sexta-feira (17) com orientações sobre a importância do uso de preservativos contra IST’s como a Aids, hepatites virais e a gravidez indesejada e também com a Campanha Não é Não. O bloco composto pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde entregou leques e preservativos para os foliões que lotaram o Passeio Pôr do Sol. Já no Posto Avançado de Saúde montado na esquina da Avenida 29 de Abril com a Rua Guilherme Pequeno, profissionais da saúde atenderam os foliões que se excederam no consumo de álcool, ou que se sentiram mal durante a folia, com atendimento médico, de enfermagem e também com equipe móvel de socorristas. No total foram 36 atendimentos, destes 14 realizados diretamente pelos socorristas na rua. 9 atendimentos precisaram de encaminhamento para o Pronto Socorro Municipal. Foram realizados atendimentos em pessoas com luxação, fratura, queimadura e alcoolizadas. No caso de menores alcoolizados também foram acionados os pais.