BETO RICHA!…

download

Tenho pelo cidadão Beto RICHA o maior respeito e consideração, e isto data de longos anos.
Amizade assim não nasce e nem sobrevive no terreno de jogo de interesses escusos ou do oportunismo.
E nisto, numa época em que, mandatos não eram respeitados e muitos como subiam caiam da noite para o dia.
Era época da força o que levou o então Deputado Alencar Furtado a dizer da sua tribuna, no parlamento: Na ditadura o poder é triste, falta-lhe ar, oxigênio, luz ou a alegria do povo nas efusões da liberdade.
Naquele tempo surgiam líderes que eram acusados – como hoje- de malfeitorias contra os cofres públicos, Beto RICHA foi um deles. Respondeu a 40 ações judiciais entre “civis e criminais”.
A lava jato, embora promovida politicamente por determinado magistrado que sonhava ser Ministro do Supremo Tribunal Federal desfesti-a se dá sua honrada toga para acusar a “gregos e troianos”, até que abandonou tudo para se eleger a um cargo eletivo do qual vem sofrendo duros ataques com a lembrança do seu passado e do seu presente.
E nesse diapasão muita gente foi indiciada em inquéritos suspeitos e condenadas. Alencar Furtado deixou gravada na memória do parlamento brasileiro essa frase: “NAS DITADURAS O PODER É TRISTE”.
“Quando se condena o sistema policial partidário e desumano, respondem com razões de Estado”.
Com autoridade e fina ironia finalizou, citando o então ministro inglês Winston Churchil “os pregoeiros da nova ordem quando exclama: A DEMOCRACIA É A PIOR FORMA DAS FORMAS IMAGINÁVEIS DE GOVERNAR, COM EXCESSÃO DE TODOS OS DEMAIS QUE JÁ EXPERIMENTARAM!…
Hoje, precisamente Beto Richa enfrenta um novo dilema, enfrentando, aliás, junto com sua digna esposa e demais parentes a reação junto a uma das mais outras sociedades paranaense, pouco se importando todos com a reação que oferece.
Panfletos e fotografias foram e estão sendo distribuídos.
Para que isto?
Será a busca pela moralidade de costumes ou a batalha do claro contra a escuridão.
As fantasias estão sendo rasgadas e abanam – ao vento-…
Finalmente – sem entrar em detalhes- Beto Richa não é herói de nada, mas sim, um gladiador.
Para quem já enfrentou ataques violentos a sua honra é alvarás de soltura que o colocou em liberdade é mais um episódio dentro da sua vida construída sobre o pó da injúria e da inaceitação!
A vida, infelizmente, é feita a fim: de desilusões e de alegrias. Prazo os céus para que Beto Rocha encontre nos seus próximos dias pelo menos compreensão ao seu gesto, pois, filhos veem ao mundo para cumprir uma missão e antes dos pais materiais são filhos do aceitador, Deus.

TEXTO DE OSMAN DE OLIVEIRA NO JORNAL IMPACTO ED 1377.

Compartilhe