CASCAVEL:ABERTO INQUÉRITO CIVIL PARA INVESTIGAR LEI SIMEÃO

AIE

O GAEMA- Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, abriu inquérito para investigar o aumento do perímetro urbano em Cascavel, além de diversas outras supostas irregularidades aprovadas recentemente.

A denúncia foi formalizada ao Ministério Público pelo Centro Regional de Direitos Humanos de Cascavel, e foi aceita pelo promotor Giovani Ferri, Coordenador Regional do GAEMA.

O GAEMA é o órgão do Ministério Público que responde pela área ambiental e urbanística, enquanto o GAECO é o braço do Ministério Público que investiga o crime organizado.

As denúncias, cuja investigação está em curso, não se limitam ao aumento do perímetro em mais de 50%, considerado por muitas pessoas como absurdo e exagerado. Estão sendo analisados os motivos que levaram o prefeito e os vereadores a aprovar às pressas lei sem qualquer estudo ambiental, sem menção a proteção às nascentes; a redução do tamanho dos terrenos para 150 m2; a mudança na doação de 15% das novas áreas loteadas, que podem a partir destas leis ter dois terços, ou seja 10%, situados em lugar diferente da área loteada, em qualquer outro local do município; a venda de imóveis do município que não estejam construídos, de posse da prefeitura há cinco anos; e muitos outros itens tidos como irregulares.

As pessoas de bem esperam que o GAEMA atue com rigor e agilidade, evitando prejuízos incalculáveis à população, caso esse processo não seja interrompido de imediato.

VACINAS: FAÇA SUA PARTE

Um dos setores mais competentes da saúde pública brasileira, sem dúvida, é a vacinação preventiva. União, estados e municípios foram, ao longo dos anos, desenvolvendo métodos, evoluindo técnicas, melhorando a divulgação dos eventos, para que todos os brasileiros pudessem ser cobertos por esse benefício que salva vidas.

É grátis, de fácil acesso, e em Cascavel faz décadas que só melhora. Quando um adulto deixa de vacinar-se, coloca sua saúde em risco, o que no fundo é um problema pessoal de cada um, desde que a doença não seja contagiosa. Mas o pai que não leva um filho menor, uma criança, para vacinar-se, é um criminoso.

QUAL A VERDADE SOBRE AS FINANÇAS DA PREFEITURA?

O projeto de venda de quase todas as áreas públicas pertencentes ao povo, destinadas à construção de escolas, postos de saúde e tudo o mais que a cidade necessite no futuro, trouxe à discussão os motivos dessa tentativa, considerada pelos cascavelenses mais lúcidos como irresponsável e totalmente inoportuna.

Afinal, a prefeitura está tão quebrada assim? Tem fundamento a história do déficit de R$ 252 milhões? Os imóveis públicos, centrais, enormes, de valores altíssimos, estão à venda porque nossos políticos e demais autoridades consideram que não vão valorizar, ou que não serão úteis no futuro?

O que está por trás dessa venda em massa? Onde será gasto o dinheiro? A única esperança da população de impedir esse prejuízo, de barrar essa insanidade, está no Ministério Público e no Judiciário. O GAEMA está trabalhando, e desejamos a eles que tenham liberdade plena na sua investigação, para o bem da Cascavel do futuro.

DILCEU SPERAFICO PRESTA CONTAS DO MANDATO

 DILCEU SPERAFICO

Uma das maiores dificuldades do membro do Legislativo é prestar contas do mandato ao seu eleitor. Não existem verbas importantes para esse tipo de divulgação, ao contrário do Executivo, onde verbas bilionárias são gastas nas três esferas administrativas. Presidente e Ministros, Governador e Secretários estaduais, prefeitos de todos os 5.568 prefeitos, além das empresas controladas pelos governos, consomem bilhões de reais a cada ano para mostrar aos eleitores o seu desempenho.

Deputados têm verbas diminutas. Por isso, agradeço as seguidas informações que recebo da assessoria do Dilceu Sperafico, que se esforçam para mostrar porque o deputado é o parlamentar que tem mais votos no Oeste, em todos os tempos.

Dilceu é homem de confiança dos agricultores. Faz parte, como membro titular, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara. Titular na Frente Parlamentar da Agropecuária. Membro titular da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Titular a Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura. Além dessas, é membro titular de outros vários grupos de trabalho do Congresso, em cujas mesas passam todas as discussões sobre tudo que interessa ao produtor rural.

Não é por acaso que o agricultor do Oeste vota no Dilceu. Marco temporal, direito de propriedade, apoio nas horas ruins, como no caso da C-Vale da semana passada, etc…

Nesta semana, dia 01 de agosto, o oestino mais jovem, que ainda não o conhecia bem, teve uma boa idéia da sua atuação através uma entrevista, detalhada, que concedeu ao âncora da CBN Cascavel, Roberto Benjamin, um dos jornalistas mais competentes que nós temos.  

O CAMARÃO ESPETACULAR DA VALERIA NASTÁS

Para a promoção de lançamento da novela COMO UMA ONDA, a Rede Globo realizou um concurso culinário no programa Mais Você, convidando os telespectadores a enviarem receitas originais, que tivessem como ingredientes básicos peixes e frutos do mar. O ano era 2004.

Como resultado do concurso, a Editora Globo lançou um belíssimo livro, com as 48 receitas vencedoras, vindas de todas as cidades brasileiras. Uma das vencedoras foi Valéria Nastás, esposa do querido amigo Nelson Nabi Nastás, que nos deixou muito cedo e faz até hoje, sete anos depois, uma falta enorme para seus muitos amigos.  

Nelson era um bom cozinheiro, a Valéria é um talento nas panelas. Como um presente aos leitores repasso a receita da Valeria, incluída pela Globo junto com as outras 47 vencedoras.

CAMARÃO AO MOLHO DE PITANGA COM PIMENTA-VERDE.

Molho-: Numa frigideira, coloque 500 ml. de suco de pitanga, 350 ml. de Karo, 2 colheres de manteiga e uma colher de sopa de pimenta-verde. Deixe ferver até reduzir e reserve.

Camarão-: Tempere 600 g de camarão médio sem casca, com suco de limão, sal e pimenta-do-reino branca. Frite os camarões por 3 minutos de cada lado. Retire do fogo e mantenha aquecido.

Purê de aipim-: Cozinhe 1 kg de aipim até ficar macio. Escorra e passe por uma peneira. Volte ao fogo e acrescente sal, 1 colher de manteiga e 200 ml de leite. Ferveu, retire do fogo.

Montagem-: Coloque uma pequena porção do purê de aipim no centro de cada prato. Distribua alguns camarões em volta do purê. Regue com o molho de pitanga e pimenta-verde e sirva. Receita para 4 pessoas.

É POSSÍVEL DEFINIR CORRETAMENTE O BRASIL?

Penso, logo existo. Ando solitário nos últimos tempos, cada vez mais valorizando meus amigos de verdade, aqueles que você conta nos dedos de uma mão. E é impossível não pensar nas mudanças que ocorrem no Brasil, em especial na mentalidade das pessoas.

Cheguei à conclusão que é impossível entender essas mudanças que todos sentimos. Para explicar, precisamos de uma pessoa que não existe por aí.

Porque, em primeiro lugar, o cara precisa ser um bom sociólogo. Segundo, precisa ser um bom sociólogo e um ótimo escritor, ou orador, para transmitir com exatidão o que ocorre. Terceiro, precisa ser bom sociólogo, bom escritor e uma pessoa despida de preconceitos, totalmente isenta. Quarto, essa pessoa precisa ser um bom sociólogo, bom escritor/orador, livre de prejulgamentos, intelectualmente honesto, e que tenha um espaço na imprensa para expor suas idéias. E neste último item está a impossibilidade maior: onde achar um veículo de comunicação totalmente livre?

Eu tenho um dos requisitos: total liberdade de opinião, dos meus amigos do IMPACTO PARANÁ. Pena que me faltem os outros.

ALÔ OGIER BUCHI

Meu abraço fraterno, amigo, a você e a toda a família pela perda da sua mãe. Abraço triste em cada um de vocês. 

Compartilhe