CÁSSIO NUNES MARQUES REVERTE DECISÃO DO TSE QUE CASSOU FRANCISCHINI E, GARANTE O RETORNO A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Audiência Conjunta (CCULT) (CLP) e (CDHM)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STFKassio Nunes Marques devolveu nesta quinta-feira (2/6) o mandato do deputado estadual Fernando Francischini e as prerrogativas da bancada do Partido Social Liberal (PSL) na Assembleia Legislativa do Paraná. O parlamentar foi cassado em outubro/2021 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por espalhar desinformação contra as urnas eletrônicas, segundo as informações do site https://www.jota.info/., Com está decisão em favor de Francischini retornarão também mais três deputados Emerson Bacil, Cassiano Caron e Sub tenente Everton para a assembleia.

Está foi a primeira cassação promovida pelo TSE por disseminação de fake news e, por isso, criou precedente para o pleito de 2022. O próprio presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma apuração interna do TSE, e outra no Supremo .

Francischini foi alvo de investigação por uma live em suas redes sociais no facebook, durante o primeiro turno das eleições de 2018 quase no fechamento das urnas. No vídeo, ele afirmou — sem apresentar provas e antes do término das votações — que as urnas eletrônicas foram adulteradas para impedir a eleição de Bolsonaro,

Quatro parlamentares saem das vagas com está nova mudança: Adelino Ribeiro (Patriotas), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV) .

Compartilhe