Após mais de uma década desde a primeira moradia, e com aporte de R$ 200 milhões da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), a prefeitura de Curitiba inicia uma intervenção complexa em toda a área, prevendo mais de um mil reassenta mentos em cinco anos. Em 2017, foram cadastradas 1.693 famílias pela COHAB e um novo recadastramento em junho. O local terá um parque e 1.147 famílias receberão casas novas construídas em local próximo.
CANDIDATA
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) vai tentar eleger a chefe de gabinete Anne Dias como deputada na Assembleia Legislativa na eleição de 2 de outubro. Anne Dias, advogada, foi coordenadora da campanha da vereadora mais votada de Curitiba em 2020 com 12.147 votos.
AGILIDADE
Curitiba é uma das cidades do País que mais investe em desburocratização para agilizar a abertura de empresas. O tempo para abrir uma empresa é de 13 horas, 70% mais rápido que a média brasileira – de 1 dia e 19 horas (43 horas). Os dados são do Mapa das Empresas de março de 2022, publicado pelo Ministério da Economia. Em relação a fevereiro de 2022, o tempo da capital paranaense teve redução de quatro horas.
#XÔBUROCRACIA
“Fazemos um trabalho consistente para melhorar e facilitar a vida de quem quer empreender na cidade. Ampliamos o número de atividades que se encaixam na Lei de Liberdade Econômica (agora são 606), simplificamos processos e digitalizamos etapas que antes necessitavam da ida do empreendedor à prefeitura. Estas são algumas medidas executadas com eficiência por nossa equipe administrativa, responsáveis por fazer de Curitiba uma cidade com alto potencial e produtividade para a abertura de novos negócios”, disse o prefeito Rafael Greca (União Brasil).
EM CURITIBA
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), pré-candidato a presidente que aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, virá a Curitiba neste sábado (7). Ele virá para falar sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário e também participará de um ato de filiação simbólica do ex-deputado federal Ricardo Gomyde.
BINGO O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com o relator na Câmara dos Deputados do projeto de lei que regulariza os jogos de azar, Felipe Carreras (PSB-PE). Pacheco sinalizou que poderá pautar o projeto no Senado ainda em 2022. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano e, desde então, está parada na gaveta do senador do PSD mineiro.
EM ANDAMENTO
Renato Freitas.
Já foram apresentadas ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar as alegações finais da defesa do vereador Renato Freitas (PT). Com isso, o processo que pode resultar na cassação de Freitas, entra na reta final dentro da Câmara Municipal, cabendo aos vereadores Sidnei Toaldo (Patriota) e Maria Letícia (PV), relator e vice do processo, apresentarem seus pareceres sobre o ocorrido na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Eles têm até o dia 13 de maio para concluírem suas análises.
SEM MOCÓ
O prefeito Rafael Greca (União Brasil) destacou nas suas redes sociais o desmanche de “mocó de criminosos” no canal do rio Belém, na transposição da Linha Verde com a Salgado Filho, túnel próximo ao Colégio Nossa Senhora Medianeira.
RECADO
O deputado Ney Leprevost (União Brasil) deixou claro ao Palácio Iguaçu que não gostou da exoneração de pessoas próximas a ele da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho. Hoje a pasta está sob o comando do advogado Rogério Carboni, do MDB.
PRÉ-CANDIDATO
O Palácio do Iguaçu fez chegar aos blogs que a parceria Ratinho-Leprevost continua firme e forte. Leprevost é também pré-candidato à prefeitura de Curitiba em 2024. Antes, vai buscar mais um mandato na Assembleia Legislativa em 2 de outubro.