COLUNA DE CASCAVEL COM MANO PREISNER:

CURTAS DA SEMANA!

RECUSOU, ACREDITAM?

Fez sucesso no noticiário do Oeste um vídeo mostrando um cara soltando uma cachorrinha em cima de um muro, possivelmente para se livrar do animalzinho. As câmeras de um vizinho registraram, e no dia seguinte uma dessas Sociedades Protetoras de Animais Bonitos (ninguém se preocupa com besouros, aranhas, lesmas e mandorovás) resgatou a cachorrinha, deu banho de banheira, penteou, passou desodorante, arrumou uma família que a adotasse e, antes de entregar, tirou útero e ovário, para impedir que nunca entrasse no cio, obviamente impedindo que tivesse filhotinhos iguais a ela, uma infeliz vira-latas. Todos ficaram felizes, talvez até a cachorrinha, que não foi convidada a opinar sobre continuar sentindo tesão ou se preferia contentar-se apenas com o amor platônico até o fim da sua vida.

RECUSOU, ACREDITAM? II:

Eu fiquei emocionado com a bondade das pessoas no caso da cadelinha e pensei: também quero ser um herói. Dar entrevista no EPC pro Jorge Guirado e sua turma, ser aplaudido e admirado. Fui à luta. Ninguém vira herói dormindo ou passando raiva no sofá assistindo o Corinthians. Sai de madrugada, achei um mendigo todo sujo, dormindo numa pilha de jornais velhos, tremendo bafo de cachaça. Dei uma grana pra ele ir para uma pensão, e combinei que de manhã passaria lá para ver se tinha tomado banho, se alimentado, etc…

Levei um facão bem afiado para castrá-lo, a fim de que não pudesse ter filhos como ele, um infeliz mendigo. Quem sabe até arrumasse um lugar pra ele ficar, trabalhar, essas coisas. E aí vocês não vão acreditar: o cara não aceitou. “Vá capar seu bisavô, seu doente…”, gritava o mal-agradecido. Nem adiantou explicar a historia da cadelinha, que cidadãos de bem “protegem”…

Foi um fracasso minha tentativa de incursionar pelo setor da benemerência.

RECUSOU, ACREDITAM? III:

Acho que pior que eu, no lance da filantropia, só o Rafael Greca, quando, na campanha de 2016, resolveu fazer uma média com os pobres, e recolheu um mendigo no seu carro, para filmagem para o programa eleitoral. O cara estava todo borrado, com um cheiro de merda tamanho que o Greca passou o final da campanha em casa, nauseado e sem se alimentar. O marqueteiro que sugeriu o lance foi expulso da campanha. Com uma eleição quase garantida no primeiro turno, por um triz não ficou fora do segundo. Eleito, Greca não deixou de cuidar dos pobres, mas mudou o método. Uma assessora me disse que o motorista só pega o PIX dos caras, através uma pequena fresta no vidro do carro.

MELHOR CIDADE DO BRASIL: QUASE FECHADO! Depende apenas de alguns detalhes: empresários da BAND e os representantes do Paranhos estão prontos para bater o martelo e o contrato ser assinado. Já estava apalavrado desde 2021 entre as partes, que Cascavel seria anunciada, no ano eleitoral de 2024, como A Melhor Cidade do Brasil. É como uma série da Netflix: a evolução de terceira para segunda e agora primeira melhor cidade do país é diretamente proporcional aos investimentos financeiros feitos pela prefeitura na rede. A premiação é gratuita: a prefeitura só pagava, antes, Sete milhões do custo do jantar. Agora subiu, bacalhau está inflacionado. É meio caro, mas vale a pena. Chega de verdades ruins. Queremos mentiras agradáveis.

VERDADES RUINS:

Divulgado pela Folha de São Paulo o Ranking de Eficiência dos Municípios nos quesitos Educação, Saúde e Saneamento. A pesquisa representa o estudo mais profundo já realizado no Brasil, e englobou todos os municípios brasileiros. O prefeito mais eficiente foi o de Cachoeira da Prata, pequeno município mineiro. A maioria dos mais eficientes é formada por pequenos municípios, obviamente de gestão menos complicada.

O único município do Paraná entre os 50 mais eficientes é Lobato, em 67º. lugar, pequeno município situado no noroeste paranaense, distante 60 quilômetros de Maringá, que ocupa um belíssimo 187º. Lugar entre os 5.600 municípios brasileiros. Cascavel é a 3.126ª. cidade melhor administrada nos quesitos, repetindo, Saúde, Educação e Saneamento. Qualquer dúvida digite Ranking de Eficiência dos Municípios/Folha de São Paulo.

FLAVIO DINO:

 No seu último ato como Senador, na véspera de assumir o cargo de Ministro do Supremo, Flávio Dino propôs que juízes e militares condenados por delitos graves sejam expulsos, sem direito àquela famosa aposentadoria compulsória que deixava essas autoridades livres do trabalho até o final de suas vidas, recebendo salários e benefícios integrais até seu último suspiro. Dino propôs a demissão igual a dos demais brasileiros: sem receber salários. (Quanto a ressarcir os produtos dos roubos ou das vendas de sentença, Dino preferiu deixar de lado, por enquanto.)

FLÁVIO DINO II:

Quando você procura um órgão público, e é bem atendido, você fica com uma boa impressão daquele setor onde foi atendido e respeitado. No inverso, se teve algum contato com algum órgão, e foi maltratado, injustiçado ou prejudicado, passa a ver aquele órgão como uma bela porcaria, um antro de malandros que não deveriam nem estar perto do cargo que ocupam. Eu tenho uma péssima impressão do Poder Judiciário, porque quase todas as vezes que recorri a ele fui prejudicado. Da mesma forma que temos juízes e promotores dignos, que honram a toga e cada tostão que recebem, temos alguns que não valem o que comem. Dei azar de topar com alguns desses.

De qualquer forma, tomei a decisão de, doravante, tentar minimizar as sentenças que eles me empurram costumeiramente, através da puxação de saco. Mudei de crítico para lambe-botas, popular carrapato de bago, sem medo de ser feliz. Não passo perto de um juiz sem falar “se espirrar, saúde! “, ou “Bela gravata, Excelência! ”…

Não falem mal do Judiciário perto de mim, por favor. Comigo, agora, é:  “e para os juízes nada? TUUUDO!! Então como é que é? É pique, é pique…

Dito isso, Flávio Dino, vá se ferrar com esse seu projetinho! Não mexa com a nossa turma!! Vai prender os perigosos terroristas do 08 de janeiro!!

NÃO CABE MAIS!!

 Na temporada de praia, as rodovias do Sul apresentam aquele caos que todos conhecemos. Um dia inteiro pra ir de Curitiba a Florianópolis, quase um dia de Curitiba a Cascavel. Se o problema fosse apenas na temporada, poderíamos engolir. O problema é que as estradas estão congestionadas, perigosíssimas, no país todo, em todos os meses do ano. Não cabe mais caminhão, não cabe mais carro. Ninguém precisa ser um analista político pra opinar sobre os nossos governantes. As rodovias do Brasil mostram com clareza o desempenho das pessoas que elegemos nos últimos 30 anos.

MAIS SOBRE PUXA-SACOS: Na nota acima, sobre minha adesão ao puxa-saquismo nos juízes, esqueci de contar que a maioria das pessoas gosta de ser bajulada. Fingem não gostar, mas gostam. Por extensão, gostam dos lambe-botas. A prova disso é a quantidade de pessoas que optam por cães ao invés de gatos.

MEIO AMBIENTE: CHEGA DE EXAGEROS

Faz sucesso na web um vídeo de um líder europeu cobrando de seus colegas governantes do continente uma postura mais inteligente e menos demagógica em relação aos problemas reais dos países europeus.

Em resumo, e com outras palavras, ele disse o seguinte: as pessoas precisam de empregos, segurança, comida na mesa, e vocês (líderes) perdem todo o seu esforço falando em ar puro, árvores, bem-estar de animais, e outras situações que não são as reais prioridades do cidadão.

Assinaria embaixo dessa manifestação. Aqui no Brasil a situação não muda: inúteis como Marina Silva, que considero uma proxeneta de árvores e jacarés, recebem na mídia espaços enormes, vivem como nababos às custas de verbas públicas e das ONGs. Bilionárias, e passam décadas sem apresentar um único resultado positivo.

Menos mal que nos estados que gostam do trabalho, como o Sul e o Sudeste, empresários competentes e realistas criam mais empregos do que o mercado pode suprir. Desemprego zero, em especial aqui no Paraná. Que fique apenas entre nós, porque hoje é pecado falar certas coisas: chega desses exageros sobre meio-ambiente, racismo, banheiros unissex…

Minha opinião: está na hora das pessoas de bem mandarem esses vigaristas, ambientalistas de araque, à merda, e reagirem a esses exageros de malandros que se dividem entre mordedores, oportunistas e toupeiras que repetem tudo que ouvem na mídia esquerdista.

ACOMPANHE SEU DEPUTADO

Quando depositei meu voto no Deputado Dilceu Sperafico, lembrei de fazer uma combinação com sua assessoria: gostaria de ser informado, na medida do possível, do seu trabalho, dos projetos, das conquistas para o Paraná. Recebo, desde então, religiosamente, notícias sobre suas ações em Brasília. Esta semana passada Dilceu entregou, conforme atestam os vídeos com depoimentos dos prefeitos beneficiados, recursos para diversos municípios, em diversas áreas. Alguns deles: recursos para a saúde de Quatro Pontes, com verbas entregues em mãos ao prefeito João Laufer. Recursos para o Corpo de Bombeiros de Toledo. Recursos para o hospital de São Mateus do Sul, entregues no gabinete do deputado, em Brasília, nas mãos da prefeita Fernanda Sardanha. Recursos para aplicação livre para Diamante D’Oeste, entregues à comitiva de vereadores e secretários, em Brasília, chefiados pelo prefeito Guilherme Pivatta Jr.

Esses recursos chegam rotineiramente aos municípios muitas vezes ao ano. Em dois meses de 2024, Dilceu já trouxe recursos que beneficiaram dezenas de pequenos municípios do Oeste. Sugestão da coluna: confira você também o trabalho do seu deputado, porque o tempo voa e logo você vai ter que votar novamente.  

Compartilhe