COLUNA DE OGIER BUCHI: AFINAL PARA QUE SERVE A POLÍTICA?

cvfdfd

Nesta semana o anúncio que Cubatão, a cidade litorânea paulista, tornar-se-á selo verde da ONU. Pois nada mais justo lembrar que esta cidade na década de 80 era considerada a mais poluída do mundo!

Ao mesmo tempo creio pertinente lembrar que o Japão perdeu a Segunda Guerra e tratou de mudar seu processo educacional a partir da década de 50! Nunca é demais relembrar que o símbolo do capitalismo americano o Rockefeller Center foi comprado pelo capital japonês nos primórdios do século!

Citei os dois exemplos extremamente positivos para sustentar a pergunta que é título deste comentário.

Afinal Lulle, para que serve a política, para que serve a passagem de sua trupe pelo destino dos brasileiros?

Qual é enfim a proposta do petismo para o Brasil?

O recém redescoberto, o que insiste que jamais abandonou o comando do planejamento o Pedro Caroço, vulgo José Dirceu, vaidoso como nunca, corrupto e corruptor como sempre, volta às manchetes para vangloriar-se do que foi feito e do que o será nos próximos anos.

Pois bem como base nos exemplos supracitados o desafio: o que foi feito?

Qual é a relevância da passagem da esquerda pelo comando do Brasil?

UMA ANÁLISE

TRUMP E XI JINPING

Ao tempo em que o mundo é sacudido pelo conflito comercial entre Estados unidos e China, conflito este que por óbvio tem reflexos globais, a pergunta é imediata: O Brasil indicou para a Presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, popularmente conhecido como Banco dos BRICS, a petista Dilma Rousseff. Qual é a estratégia de financiamento em relação aos interesses do Brasil, nesta óbvia janela de oportunidades?

Como o banco em comento se comporta em relação aos interesses brasileiros, no que tange a financiar projetos de desenvolvimento sustentável e infra estruturais.

Qual é o comportamento do governo Lulle em relação ao tema? Quais são os grandes projetos de financiamento em andamento no governo atual?

A pergunta é para um e todos e pode ser respondida por quem quer que seja que tenha uma resposta adequada.

Preciso enfatizar que o mundo mudou depois do acordo de Bretton Woods, e mais poderá mudar depois do acordo monetário de “Mar-a- Lago”.

DESAFIO A RICARDO BARROS

Na esteira do comentário supra exposto, me deparo com um post de Ricardo Barros, ilustre Deputado Federal, que reporta visita de uma Ministra, do Governo Lulle, a Senhora Luciana Santos, a Comissão de Ciência e Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados!

O Deputado se propõe enquanto Presidente da Comissão a uma pauta extremamente audaciosa, reportando seu post a geração de energia, pesquisas de impacto social, e o segmento precioso de semicondutores, sem esquecer da hoje onipresente Inteligência Artificial!

Pois muito bem.

Claro que considero louvável o esforço parlamentar de provocar a engenheira pernambucana a associar-se ao trabalho dos representantes do povo. Entendo deveras louvável que os Deputados sustentem uma pauta e mais que ela seja substrato de uma proposta de modernidade como exposto. Desconsidero por óbvio o percalço curricular da engenheira já condenada por improbidade administrativa pelo TJ pernambucano. Afinal tratando-se do governo Lulle, é aparentemente pré-requisito!

O que me parece decorrente é que temos uma brasileira comandando BANCO QUE TRATA DE INFRAESTRUTURA, e em sendo assim Senhor deputado o meu desafio e solicita a Vossa Excelência, que nos mantenha permanentemente informados do andamento e progresso das ações decorrentes do post de Vossa lavra!

Teremos enfim competência para propor e mais que isto, realizar?

Finalmente, um Deputado Federal será capaz de liderar projeto e consecução?

Aguardo resposta disponibilizando espaço de destaque neste jornal para respectiva divulgação.

ERA UMA VEZ UM ENSAIO FOTOGRÁFICO

Durante muito tempo as colunas sociais tiveram um destaque enorme nos jornais diários, e colunistas de renome como Ibrahim Sued, por exemplo eram íntimos de primeiras damas tipo Janja, a da Silva! Nesta lista a senhora Costa e Silva para não deixar de citar similitudes! Por terras paranaenses o inesquecível Dino Almeida que fez sucesso, escola e deixou saudade entre os que o conheceram como eu!

Os colunistas tinham seus fotógrafos de confiança para as fotos que acompanhavam as matérias das “dez mais”, por exemplo!

Atualmente em Curitiba o sucesso é uma jovem extremamente competente chamada Midore, que é a preferida das jovens, inclusive da Caia e da Bebe, minhas netas amadas!

Pois bem, Alexandre de Morais, não resistiu e tal como se fora jovem debutante posou para ensaio fotográfico! Não posou para a jovem fotógrafa curitibana, e sim para fotógrafo de revista internacional, mas qualquer semelhança entre as poses das debutantes e as do Xande serão decorrentes!

 Os Ministros do Supremo que derrubaram o teto de gastos quinta-feira (03) passada perderam a noção da realidade e estão absolutamente divorciados da liturgia de seus cargos!

Dizia com propriedade que político só tem medo do povo na rua, o grande Ulisses. Pois bem, será que o STF tem medo de povo na rua?

GREVE DE FOME

O Deputado Glauber Braga resolveu dormir no chão da Câmara Federal a mais que está sem comer há mais de trinta horas. Tudo por conta de sua iminente cassação que decorre de episódio rasteiro de agressão a cidadão ativista de movimento popular. A Comissão de Ética cumpriu seu dever e recomendou a cassação do agressor, um destrambelhado do PSOL carioca onde milita ao lado da não menos destrambelhada Taliria! O inusitado e surpreendente é que a nonagenária Luiza Erundina, num repente juvenil decidiu acompanhar a carioca e declarou que permanecerá no Plenário, em solidariedade ao arbítrio rsrsrs!

O hilário neste caso é que em situação com alguma similaridade o também carioca Daniel Silveira foi jogado ao manequim fotográfico Alexandre o Grande, e a esquerda de algazarra comemorou. Pois greve de fome Daniel já fez. Não adiantou! O tempo passa e a turma não aprende que o pau que deu em Chico vai arrebentar o lombo de Francisco.

UMA SENSACIONAL DO BOLSONARO

Pois Jair manifestou-se em Inglês, com seu indefectível sotaque do interior de São Paulo, não sem antes avisar que considerava uma falha de sua formação a falta de domínio do idioma, com humildade!

Como os esquerdopatas de plantão resolveram “tirar uma” com ele, não se fez de rogado e lançou um curso de Inglês intensivo com o mestre convidado Joel Santana. Boa Bolsonaro, sensacional, tirou de letra! E dê-lhe “pop corn” e estamos conversados!

REGIONAIS

O GOVERNADOR ASSUMIU CANDIDATURA?

E desde logo a pergunta pode ser feita com duplicidade, porquanto ao subir no Trio do Jajá, em São Paulo estabeleceu algumas realidades fáticas.

Primeiro na sexta feira (04) recebeu Jair e Waldemar em Palácio, para depois viajar a Londrina para posicionar efetivamente que está com a direita centrada para o pleito de 2026.

Demonstrou nacionalmente sua posição quando esteve ao lado de outros Governadores no evento pela Anistia!

Mais de vez já escrevi aqui que não acredito que Bolsonaro esteja em condições eleitorais em 26, e nesta semana o manequim fotográfico Alexandre de Morais deixou patente que o STF IMPEDIRÁ TAL CANDIDATURA, independendo do que o TSE VENHA A FAZER!

O único caminho para que o Brasil saia do marasmo de inépcia e corrupção que ora impera é a união em face do Lulle e seus lulletes!

Ratinho Junior tem a oportunidade real de candidatar-se com viabilidade a Presidência ou até mesmo a Vice em composição com Tarcísio de Freitas.

Acredito que o Governador está trabalhando neste projeto com equilíbrio e competência e neste fazer tem um alicerce deveras respeitável que é o seu Secretário Cleber que conhece e bem o lidar com a grande mídia. As recentes exposições nacionais tem sido uma firme demonstração desta realidade.

Insisto que o Paraná tem uma oportunidade clara de oferecer a eleição de 2026 um nome com consistência, permeabilidade e sobretudo uma passagem positiva pela administração pública!

E AS PREFEITURAS?

Entendo que a eleição para o Governo e o Senado passa pela aprovação da atuação dos Prefeitos recém-eleitos. E justifico!

Em Curitiba a administração tem relação umbilical com o Governador que avalizou a dupla Eduardo/Paulo, e tem aliás em Paulo reserva técnica para ser opção ao Governo. Paulo depende de sua Secretária que ainda não está formatada, para viabilizar-se inclusive independendo do Governo. Rafael tem no trabalho de Curitiba a base de seu discurso!

Qualquer posição do clã Barros passa pelo sucesso de Silvio em Maringá.

Paranhos que visa up grade na carreira precisa do sucesso de Renato em Cascavel.

Já Felipe B. Toledo em caso de fracasso de Thiago em Londrina não decola nem mesmo com o esforço hercúleo do “dindo” Bolsonaro!

CENÁRIO

RENATO E CRISTINA

Quanto ao Senado nas últimas horas surgiu a possibilidade de o PT radicalizar e buscar uma solução em Renato Freitas, o que sem dúvida ofereceria uma alternativa folclórica no mínimo ao pleito. Imagine um debate entre Renato e Cristina Graeml!

 AUTOFAGIA

 Já fiz referência a Jaime Lerner e a frustração quanto a sua trajetória rumo a possibilidade de candidatura à Presidência, à época pelo PFL! Tempo passa e Beto Richa é dinamitado na ponte do Iguaçu- Assembleia, que é pequena, mas extremamente perigosa. No tempo atual, a caminhada de Junior Massa pode sofrer dano irreparável com a introdução da confusão linguística, posto que há uma diferença entre o que se fala em Marrakech, que é o árabe marroquino e o francês falado em Casablanca! É bom a moçada tomar tento!

O GRECA EM AÇÃO

Percebendo que o limão não é o velho e bom galego Rafael trata desde logo de espremer o que tem e produzir um plano de ação reunindo desde Agencia Francesa e outros atores para interagir com a mídia!

Respeito a estratégia do decano, que habilmente frequenta as redes socais zombando do peso, o que lhe agrega simpatia e solidariedade ao tempo em que busca mostrar competência de estrategista. Enfim, que ninguém duvide porquanto Greca percorre o trecho, ou como diria o opositor dele o poliglota Bolsonaro “rides again”!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI

Senhor vai deixar os traidores vencerem?

Compartilhe

plugins premium WordPress