COLUNA DE OGIER BUCHI: ERA UMA VEZ UMA OLIMPÍADA

ERA UMA

É sobejamente conhecida a história da Olimpíada de 1936, em Berlim, tempo em que o ensandecido Hitler, pretendeu usar sua máquina monumental de propaganda para sedimentar a pretensa força ariana, mercê resultados esportivos na competição. A tentativa esbarrou na realidade do que é o Esporte e o atleta negro Jesse Owens desconstruiu nas pistas o que a propaganda pretendia provar!

Passa o tempo e os políticos não aprendem nada com as lições históricas: e por isto, senão pela sua incontestável ignorância, repetem os erros do passado!

O atual presidente brasileiro, inobstante defenda boquirroto que é, uma tal “democracia”, seja lá o que isto signifique, transformou-se em déspota e insiste em práticas desabonadoras de nossa Pátria!

Nesta etapa, resolveu mandar sua cuidadora para os Jogos Olímpicos de Paris, para representá-lo na condição de Chefe de Estado!

Ainda bem que Coubertain, o Barão, jamais saberá desta postura indecente de Lulle, e sua tentativa de desqualificar o cerimonial olímpico.

ERA UMA VEZ…

A cerimônia de abertura da Olímpiada é sem embargo um momento de rara união universal, e exatamente por isto, congrega a todos em momento de consagração do que resta de bom e positivo na raça humana. Imaginar o uso político do evento é próprio desta política chã e rasteira que orienta este vingativo senhor!

Inobstante o Brasil, seja um Estado Nacional de resultados muito tíbios quanto às disputas olímpicas, as mulheres brasileiras têm obtido performances esportivas relevantes e por esta razão, a delegação brasileira para os Jogos de Paris, pela primeira vez na história terá predominância feminina. O Lulle, fosse um pouco mais digno, teria a propaganda política pronta, pois em 2023 escolheu a atleta olímpica de Volibol Ana Moser para seu Ministério do Esporte. Perdeu a chance ao derrubar a moça para nomear um tal Fufuca!

 Criar um embaraço para a delegação brasileira seria a última coisa que o Esporte poderia esperar deste cidadão que toda vez que se envolve traz vergonha, e embaraço, quando não produz com seus pares corrupção como o fez na Copa do Mundo!

VIAGEM DE PASSEIO

Claro que se Lulle quer presentear sua companheira com uma viagem a Paris na época olímpica pode e deve fazê-lo, pois a função de cuidadora certamente é estafante. Tão estafante que nesta quarta ele o proibiu de fazer discurso de improviso, o que outrora foi um traço positivo do velho fauno!

Neste último caso, dar ordem na condição de cuidadora é atitude profilática e positiva até mesmo para o Brasil, posto que nas últimas vezes em que Lulle abriu o verbo estourou o dólar!

E o vice-presidente

Não errei. Escrevi vice com letra minúscula porque este é o real tamanho de Alckmin, que outrora afirmou que Lulle voltaria ao local do crime. Pois bem, voltou e com a cumplicidade do paulistano do carcomido PSDB! Claro que o experiente político poderia passar sem esta, mais esta aliás, desconsideração ao cargo que ocupa e a si próprio. Ocorre que Alckmin tem uma espécie de pacto sinistro com a dolorosa e tem chegado historicamente ao primeiro cargo, titular, portanto quando o anterior ocupante sob de andar! No caso de político é mais fácil imaginar que vai para o subsolo quente!

Como o político da pauliceia tem paciência é de imaginar, que face ao seu conhecimento cientifico, medico que é, esteja calculando que a cachaça vai fazer efeito e mais uma vez ele assumira a titularidade. Enquanto isto, se submete a sordidez de desmoralização de seu nome e o que realmente interessa ao público do cargo de Vice Presidente da República, que pôr decisão do velho “cachacista” é ocupado por Janja!

REGIONAL COM ARES DE NACIONAL

Então o pré-candidato Roberto Requião foi a Brasília em busca de mobilização positiva para sua tentativa de voltar a comandar o paço municipal.

Conversou com o amigo e escudeiro de Leonel Brizola, pois foi mercê desta amizade que o ex-dono de banca de revistas em Copacabana chegou à Brasília e ao comando do PDT. Ponderou que se o jovem deputado Goura pedalar ao lado de Ducci o pedal poderá fortalecer o PSB e o partido de Luppi pode virar tão somente um estepe em 2026!

Como a bicicleta de Requião é uma Mobiliza aro 28 tipo Caloi, é lícito imaginar que no caminho Luppi espere que o vice assuma em 2026!

Enfim, o que quero deixar claro é que o PDT poderá apoiar o Mobiliza e se isto acontecer o Requião já tem jingle: seria mais ou menos assim “me chama que eu vou, pedalando, pedalando sem parar rumo ao 29 de Março”!

TAXXAD

Nesta etapa, é despiciente uma análise mais aprofundada sobre o trágico momento pelo qual passa a condução da economia deste país. A irresponsabilidade de Lulle “Pé de Galinha”, ao escolher um acólito para a condução do setor mais nevrálgico da Administração Pública, a saber Economia, desaguou naquilo que todos esperavam e é, certamente, o pior dos cenários: estagflação!

Não bastasse a realidade, a tentativa quase heroica do Ministro no sentido de conter a insanidade dos gastos públicos resultou na maior criação dos chamados “memes” de todos os tempos! Inclusive, tendo parado na Times Square.

Se o país fosse minimamente sério, “Pé de Galinha” já teria sofrido o impeachment, e o seu Ministro estaria de retorno a São Paulo, de onde o bom senso clarifica, não deveria ter saído…

Se você tinha algum tipo de dúvida que o cenário é similar ao que provocou o impedimento da disléxica Dilma, certamente esta dúvida está desfeita no momento em que os maiores propagadores dos ditos memes são os famosos apoiadores da esquerda.

REGIONAIS

E AS CONVENÇÕES FINALMENTE COMEÇAM DIA 20!

O Governador voltou de férias, e imediatamente deve ter imaginado que continuá-las teria sido bem mais agradável. Mal pisou em território, e descobriu que Rafael, o Alcaide, havia provocado um enorme alvoroço em face de alocução no evento que homenageou Dória, com sua indefectível calcinha apertada.

A construção de uma chapa majoritária para Curitiba que possa, de alguma maneira, fazer frente à possibilidade da esquerda marchar unida e, mais do que isso, marchar com a vitamina de altíssima potência chamada “Itaipu Plus”, é quando no mínimo, medida de bom senso.

Quando ainda não existia o radicalismo atual dividindo esquerda e direita, os desavisados conseguiram entregar o Paço Municipal ao PDT que, coligado ao PT, fez a administração que até hoje é criticada.

O fato é que o tempo está passando, e, no momento em que escrevo, tenho a confirmação das candidaturas de Ney Leprevost com apoio e verba bastante considerável do União, que pode ter uma vice com relevância; a candidatura de Maria Victória, que tem verba considerável, e o amadurecimento e competência de três mandatos de deputada estadual, ao que se adiciona a maternidade – que lhe conferiu maturidade e ternura. Não há dúvida que vai surpreender!

Alie-se a isso, o fato incontestável da performance dos dois ex-governadores que estão no páreo, Beto e Requião, uma dupla sertaneja extremamente vencedora e, portanto, respeitável – para que fique claro aos organizadores de chapa do Iguaçu e do 29 de Março, que não precisa nem cochilar para o cachimbo cair! Portanto, é bom que Greca e Ratinho Júnior acertem de uma vez o que precisa ser acertado, e comecem a campanha unidos, porque em caso contrário, vão apanhar de vara de marmelo – o que sempre acontece com piá pançudo.

GUARAPUAVA

Então tá: os caras brincaram tanto, que o Dr. Antenor é poule de dez! Me afirmam que ele recebeu além da vitamina “Itaipu Plus”, a vitamina do outro lado da estrada, a saber, da Cidade dos Lagos. É bem assim, quando a velha guarda resolve ficar batendo o pezinho entre si.

CASCAVEL

Pense aí, leitor, numa eleição que vai ser efetivamente disputada e renhida. São três os nomes que podem fazer sucesso em outubro: Edgar, que tem uma história de vitórias; o escolhido do atual prefeito que tem elevadíssima aceitação; e o candidato do PP, Márcio Pacheco.

Nesta altura, creio que ousar falar em preferidos é um exercício de perigosíssima futurologia. Como não quero errar, prefiro deixar para meu companheiro Mano a análise mais qualificada desta relevante cidade do Paraná e do Brasil.

PONTA GROSSA

Consultei o meu guru: todo mundo sabe que Ponta Grossa terá uma eleição extremamente disputada. Por essa razão, o oráculo é tão importante. Me disse que neste momento, não há como fugir da perspectiva de vitória da jovem e competente Mabel Canto.

LONDRINA

Quando escrevo sobre Londrina, costumo consultar Filipe Barros. Como nesta semana não consegui falar com o deputado, prefiro aguardar novidades mais sedimentadas sobre nossa tão admirável Londrina.

MARINGÁ

Na Cidade Canção, não hesito: cravo Sílvio Barros!

E A LGPD, HEIN?

Me impressiona muito que os políticos e os partidos ainda não tenham atentado para a Resolução 23732/2024 do TSE. Quando o artigo 33-B, § 2º for aplicado nas suas campanhas políticas, vão certamente chorar na rampa.

Acontece que chorar depois do leite derramado, não resolve nada! Portanto, é bom ficar atento, porque certamente a autoridade nacional vai atuar – e de forma exemplar – no pleito de 2024. Quem viver, verá, como diria o colunista social!

ESPORTIVA

Perguntar não ofende (pelo menos, que eu saiba), então, “la pregunta”: a SAF do Coritiba Football Clube ainda existe? Ou o processo de desconstrução do Gigante do Alto da Glória vai continuar?

Bem verdade que o Alto da Glória tem servido a um propósito nobre, qual seja, albergar as grandes festividades do Paraná Clube.

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI: 

Senhor, por favor, tenha uma ação profilática em Brasília. Amém!

“O leitor tem plena capacidade de avaliar qual é a ação profilática pela qual rezo, e que aconteça em Brasília”

Compartilhe