COLUNA MANO PREISNER : PARANHOS EXIGE A SEDU

DDSDSDS

Em entrevista à Rádio CBN-Cascavel, esta semana, o prefeito Leonaldo Paranhos disse que está iniciando um roteiro de viagens pelo Paraná, para conhecer os 20 polos regionais, conversar com prefeitos e lideranças políticas, dando início à sua campanha para governador do estado. “Já conheço 193, ano que vem vou a todos os 399 municípios do Paraná”, disse Paranhos.

Paranhos disse que ajudou fortemente na eleição do seu sucessor, Renato Silva, a prefeito de Cascavel. “As pessoas me encontram e me dizem Parabéns Paranhos, mas eu digo que o Renato ajudou na eleição, é um bom nome…”. Falando das dificuldades da campanha, disse que quando teve que assumir a campanha, “Renato estava com 11% nas pesquisas, não tinha chances. ”

Sobre seu futuro político, Paranhos disse que em dezembro vai conversar com o Governador Ratinho para definir qual será a sua Secretaria. “Os cargos de governador, vice-governador e duas cadeiras no Senado estarão em disputa em 2026. Políticos do interior devem procurar preencher essas cadeiras. ”

Fontes próximas ao prefeito dizem que nos contatos que o prefeito já candidato a governador pretende manter no seu longo périplo pelas prefeituras dos 399 municípios, vai mostrar aos líderes a disparidade nos gastos bilionários do governo estadual na capital, e as migalhas destinadas ao interior. Paranhos não esconde que sua ida para o governo estadual, já definida pelo Governador, “tem o objetivo de pavimentar minha estrada para o cargo de governador, por isso a única Secretaria que vou aceitar é de Desenvolvimento Urbano, a exemplo do que fez o Beto Richa com o Ratinho…”.

O cargo pretendido por Paranhos é o mais cobiçado pela classe política, pelas verbas bilionárias disponíveis e pelo poder de fogo, pois responde por cinco fortes empresas vinculadas: Cohapar, PRED, COMEC, Paranácidade e ConCidades.

A entrega da SEDU ao prefeito Paranhos deixaria claro que ele é o candidato oficial do grupo liderado pelo Governador Ratinho.

Com seu ritmo acelerado, demonstrado na prefeitura em oito anos, com amplo sucesso e respaldo popular, Paranhos quer sacudir a gestão Ratinho no último ano, e reduzir as críticas quanto à morosidade do atual primeiro escalão.   

Começou a campanha para a sucessão de Ratinho Jr., que para seguir sua carreira política deverá afastar-se do cargo em abril de 2026, daqui a 15 meses, que passam voando.

TORCIDA PELO OGIER BUCHI

A vitória do Marcel Micheletto em Assis Chateaubriand abriu uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná, a ser preenchida por um suplente.

O PL tem a vaga, com a renúncia ao cargo na Assembleia do Micheletto. Li no blog do meu prezado Luiz Nardelli as informações que repasso ao leitor. São suplentes:

1-Jairo Tamura, que saiu do partido onde disputou para o União Brasil e lá está, quietinho. Perdeu a eleição em Londrina para prefeito, e perdeu a vaga de deputado por abandono partidário.

2-Rômulo Quintino, de Cascavel, saiu do partido e filiou-se ao PP, tendo acertado que seria o candidato a vice-prefeito do Márcio Pacheco. Na véspera da eleição, em uma famosa reunião na Igreja Assembleia de Deus, comandada pelo comandante local da Igreja, Pastor Dr. Clemerson, foi “comprado” pelo grupo do Paranhos, com a promessa de que assumiria a vaga do Micheletto. (Falou-se em uma ajudinha de R$ 800.000,00, sem qualquer confirmação.)

 Como o Quintino havia desprezado o PL, esqueceu de perguntar ao seu advogado se a promessa que recebeu seria factível, após o abandono da sigla. Perdeu a boquinha, a menos que o Judiciário abra uma exceção, quem sabe pela sua simpatia pessoal.

3-A terceira suplente é Carlise Kwiatkowski, que continua no PL e elegeu-se vereadora em Curitiba, nesta eleição de outubro. Tem direito à Assembleia, se optar por dois anos ao invés dos quatro garantidos na Câmara, e com salários e benefícios quase iguais.

4-O quarto suplente é o meu estimado amigo e guru, Ogier Buchi. Leal ao Bolsonaro, coerente, fala uma coisa em janeiro e a mesma coisa em dezembro. Vida limpa, impecável, politizado, tem todas as condições de legislar e fiscalizar. Ogier elevaria muito o nível da Assembleia. Torcida total por ele!

 A ESQUERDA E A VITÓRIA DE TRUMP

Conversei nesta quarta-feira com uma colega militante da esquerda, após o anúncio da esmagadora vitória do Donald Trump nos EUA.

Estava preocupada a minha estimada colega. Segundo ela, o futuro da humanidade estará ameaçado, e os espetaculares avanços conquistados pela administração de Joe Biden e kamala Harris poderão ser anulados em poucos meses pelo novo presidente. Atualmente, me disse, a questão ambiental está sob absoluto controle, o aquecimento global estagnado, e a forte liderança do Biden exigiu que países que estavam devastando suas florestas, como o Brasil, aprovassem leis ambientais duríssimas, acabando com o problema.

A economia mundial nunca esteve melhor que nos últimos quatro anos, e os grandes líderes mundiais, como o Lula, estavam obedecendo as diretrizes do Biden, que só não entraria para a história como o melhor presidente dos EUA porque a colega achava que a Kamala Harris iria superá-lo em eficiência.

Acho que chega de ironias. Vamos falar sério.

Não sei você, mas eu achei muito bacana ver a cara daqueles vagabundinhos da Globonews falando em “grave retrocesso”, “risco de guerra nuclear” e outras sandices.

A vitória do Trump não foi por pouco, e não veio sozinha. Venceu nos votos populares e no número de delegados, o que não ocorria há 20 anos. Foi uma goleada que na sua esteira trouxe a maioria na Câmara dos Deputados e no Senado, garantindo que os americanos, para o bem ou para o mal, terão de fato quatro anos de governo diferente do atual, totalmente exercido pelo Partido Republicano.

Para quem ainda acredita no que os malandros da grande imprensa falam, um lembrete: a maior democracia do mundo tem muitas salvaguardas para o caso de um presidente adoecer e pretender passar dos limites, uma possibilidade real, com o presidente escolhido, genioso e com idade avançada. Tanto é verdade que as salvaguardas funcionam por lá que o atual, Biden, não sabe o que fala há muito tempo, quase que totalmente gagá, e os EUA seguem firmes liderando a economia mundial e espalhando sua forte influência política em todas as regiões do planeta.

Tranquilos, senhores esquerdistas. Ninguém vai vir libertar o Bolsonaro, ninguém vai dar golpe de estado, ninguém (infelizmente para a maioria da nossa população) vai tirar o poder do Alexandre de Moraes e do vilão maior, o Fachin. E nos quatro anos como presidente, lembram? O Trump não soltou nenhuma bomba atômica…

COOPAVEL E O PRÓXIMO SHOW RURAL
Esta semana estive no local do Show Rural para conversar com o diretor Rogério Ricciardi, que está em tempo integral trabalhando com a numerosa equipe para a finalização do próximo Show, que vai acontecer em menos de 90 dias. De 10 a 14 de fevereiro de 2025, a Coopavel recebe lideranças do agronegócio mundial para conhecer o Brasil que trabalha. Perto de 300.000 pessoas do Brasil e de vários países produtores de alimentos vão estar em Cascavel, conhecendo as tecnologias mais avançadas já inventadas no mundo. Você de todas as grandes cidades do Paraná onde o Impacto circula toda semana, vá se preparando, e cuidando de reservar hotel por aqui, porque a partir do próximo mês não se reserva uma cama nem com reza braba.

Enquanto conversava com o Rogério, o presidente Dilvo Grolli, na sala ao lado, recebia uma delegação de dirigentes empresariais do Canadá, que vieram conhecer a Cooperativa que não pretende ser a maior do estado. Ela tem outra prioridade: ser a melhor. E pelos seguidos prêmios que recebe, parece que está indo bem no seu objetivo. A Coopavel recebe esses grupos rotineiramente, e também é rotina que todos voltem para seus países encantados com o que conhecem aqui.

ELOGIO AO LULA

Não quero que os petistas se acostumem mal, mas acho que o pronunciamento do Lula nesta quarta-feira (06) merece elogios. Cercado pelos jornalistas que não param de pressionar sobre o corte de gastos, Lula foi muito firme. “É muito fácil falar em cortar gastos públicos, mas por acaso os deputados e senadores abrem mão de suas emendas? O mercado quer corte de gastos, redução de juros, mas não vou cortar benefícios sociais das camadas mais pobres para aumentar o valor das ações de empresários bilionários”. De manhã o Haddad falou que o pacote de cortes estava pronto, e o famoso “mercado” vibrou, a Bolsa subiu. À noitinha, o Lula falou, e amanhã saberemos o resultado da ducha de água fria lançada sobre o pobre “mercado”. Gasolina a R$ 6,40, o mercado vibra com os dividendos pagos pela Petrobrás. Água da Sanepar com bandeiras vermelhas sem justificativa, o mercado vibra com os lucros. Luz com tarifas nas alturas, a Copel com lucros inversamente proporcionais aos serviços decadentes, os acionistas felizes com os lucros recordes. Foi bem o Lula nesse papo de “mercado”.

FRASES MAIS IMBECIS QUE SUPERAM AS MAIS IDIOTAS

  1. EUA optam pelo inferno e forçam o mundo a conviver com o diabo. Josias de Souza
  2. No dia 6 de janeiro, Biden deveria mandar seus seguidores irem quebrar o Capitólio. Ruy Castro
  3. Ambição derrota Psicodélicos em Massachusetts-  Folha SP.
  4. Vitória de Trump põe Lula, professores da USP e banqueiros de “pegada social” em ansiedade extrema. JR Guzzo
  5. Veja os motivos para fazer sexo matinal antes do café da manhã. O Globo

Compartilhe