A Prefeitura de Cascavel precisa estancar com urgência o fluxo de documentos que estão vazando todos os dias de diversas secretarias do Paço.Funcionários insatisfeitos com a atual administração estão abastecendo setores que fazem oposição ao prefeito Leonaldo Paranhos com denúncias, cópias de notas fiscais, minutas de contratos, contratos sem as assinaturas, etc…São compras de baterias, pneus com 400% de superfaturamento, e até denúncias de mudança sem autorização legal da Lei de Zoneamento do município, aumentando o potencial construtivo dos terrenos em áreas mais valorizadas, como a região Oeste da cidade.Esse fluxo de documentos vazados tem diversos destinatários, mas um em especial tem acumulado informações: o ex-deputado federal Evandro Roman, que permanece irredutível em suas denuncias de enriquecimento ilícito do prefeito Paranhos. Cada informação recebida está sendo criteriosamente checada, e será devidamente encaminhada às autoridades responsáveis.
PRIVATIZAÇÃO CRIMINOSA?
O país assiste ao desastre da falta de energia na maior cidade brasileira que está prejudicando milhões de cidadãos paulistanos há uma semana. A responsável é a empresa italiana ENEL, que desde 2018 é a concessionária dos serviços de distribuição de energia elétrica na capital São Paulo e em mais 24 municípios da Grande São Paulo. O modelo do serviço, obviamente um dos mais importantes dentre aqueles considerados essenciais, junto com água e combustível, foi criado em 1981 por Paulo Maluf, com o nome de Eletropaulo. Dezessete anos depois, Mario Covas achou que deveria vender a companhia, que sempre apresentou lucros extraordinários, e após seu desmembramento em cinco empresas, foi arrematada pela Lightgás, formada por multinacionais do porte da Houston Energy, Electricitè de France e pela nossa CSN. Após 1998, essa concessão passou a ter o comando do governo federal, que, em 2018, promoveu licitação vencida pela ENEL, que demitiu funcionários, enxugou o quadro de funcionários, deixou de investir na melhoria dos serviços e, em resumo, transformou a companhia exemplar em uma reles caça-níqueis, com resultados que o mundo inteiro acompanha nos últimos dois anos.
Pausa. Lembram quando escrevi que não tinha certeza sobre quem era mais prejudicial em um governo: Um ladrão ou um incompetente? Maluf era tido como ladrão, fez coisa boa com a Eletropaulo. Covas era tido como homem honesto, deu um prejuízo bilionário aos paulistas. Fim da pausa. E a Copel?
No Paraná, a Copel, que era um dos maiores orgulhos dos paranaenses, considerada uma das melhores empresas públicas do país, foi vendida em fatias pelo Governador Ratinho Jr. Os serviços de fornecimento de energia aos paranaenses deixaram de ser considerados essenciais e, a exemplo da Eletropaulo, a Copel demitiu funcionários mais antigos e abriu mão de seu know-how, popular “saber como fazer”. Enxugou o quadro funcional, deixou de investir em pessoal e equipamentos, e a Copel hoje é uma pálida e imperfeita sombra do que já foi. A qualidade diminuiu em proporção inversa ao aumento absurdo das tarifas. O governo estadual arrecadou Três Bilhões com o leilão de 2023, com a venda de uma empresa que dava esse valor de lucro a cada ano. É conveniente que os paranaenses observem com atenção o que acontece hoje em São Paulo. O apagão similar ao de lá está virando rotina, em proporções menores, em todo o interior do Paraná. E Curitiba é São Paulo amanhã. Anote aí.
O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES E O JUDICIÁRIO
Por que a maioria dos municípios paga salários para os professores bem abaixo do que a lei determina? Se existe uma lei determinando um piso salarial, por que os que não cumprem essa lei não são punidos?
O que é piso salarial? Piso salarial é o menor valor que um empregador pode pagar legalmente ao seu empregado por hora, dia e mês.
Outra pergunta: existe algum dispositivo legal que determina que o empregado de empresa privada que não recebe o que a lei lhe garante tem todo o direito de levar à Justiça do Trabalho o seu empregador, e o empregado do poder público que não recebe o valor legal é proibido de buscar seus direitos?
As relações entre a população do país e o Judiciário são confusas, e a atual composição do Supremo Tribunal Federal aumentou muito essa confusão, esse abismo que existe entre a lei escrita e as decisões dos ministros. Revisão da aposentadoria, Correção dos Planos Collor e Verão, autores comprovados de crimes hediondos com condenações menores do que um vândalo que quebra uma cadeira em Brasília, devolução de valores milionários aos ladrões confessos da Petrobrás, fim da liberdade de expressão dos legisladores, arquivamento de processos contra bandidos políticos que saqueiam os cofres públicos há décadas, e milhares de outros exemplos que mostram que nunca, em qualquer época, o STF mostrou tanto a sua cara mais obscura e traidora das necessidades da população.
Diante disso, pedir punição para prefeitos e governadores que não pagam o piso salarial dos professores é uma infantilidade, não? Soa meio idiota, não é?
Mesmo assim, parabéns a todos os professores pelo seu dia.
AS 10 CIDADES QUE PAGAM MAIS AOS PROFESSORES-2024
Da primeira à décima: Araucária- São José dos Pinhais- Curitiba- Bom Sucesso do Ivaí- Toledo- Ivaí- Cianorte- Maringá- Ibiporã-Campo Magro.
AS 10 CIDADES QUE PAGAM MENOS AOS PROFESSORES-2024
Santa Maria do Oeste- Diamante do Oeste- Dr. Camargo- Teixeira Soares- Planaltina do Paraná- Faxinal- Cantagalo- Cruzeiro do Oeste- Iguatu-São Pedro do Iguaçu.
JUCA KFOURY, UM ENERGÚMENO
No mesmo dia do anúncio da morte do publicitário Washington Olivetto, o Juca Kfoury escreveu em algum lugar que vi de passagem na internet, o seguinte: “Olivetto ouviu uma frase minha e transformou em marca mundialmente conhecida”. Logo após, no mesmo dia, certamente foi alertado por alguma pessoa lúcida e apagou a imbecilidade. Só faltou dizer que o Olivetto foi um sucesso mundial graças a ele, Juca.
Juca Kfoury poderia entrar no Livro dos Recordes como a pessoa que causou o maior prejuízo financeiro a um clube de futebol. Quando o iraniano Kia Joorabchian veio para o Brasil, fundou a MSI e fez parceria com o Corinthians, trazendo jogadores com os quais o Corinthians sequer sonhava, como Teves, Mascherano e muitos outros, Kfoury começou uma campanha na paupérrima imprensa esportiva do país questionando a origem do dinheiro do empresário. Dinheiro que serve para o Chelsea, para o mundo, e cuja origem é um problema das autoridades que pagamos para fiscalizar ilícitos, quando for o caso. Tanto infernizou que o Kia sumiu do Brasil, levando Teves e outros monstros, para países mais decentes. Fosse outro jornalista a denunciar, tudo estaria bem. Mas um Kfoury, apoiador do Lula, pelo amor de Deus…
Há poucos meses, o Corinthians tinha o maior contrato do país com uma das BETs que invadiram o Brasil, a Vai de Bet, que beirava os 300 milhões de reais. Uma denúncia de um pagamento de R$ 700 mil a um intermediário, insistentemente repetida pelo Juca e repercutida pelos seus inteligentes colegas da imprensa esportiva, causou a quebra do contrato, com um imenso prejuízo ao Corinthians. Infelizmente, Juca não é o único. Faz parte daquele grupelho de vagabundos, Buarques, Velosos e tantos outros da Lei Rouanet, que ficavam usando os microfones disponíveis para defender a “ameaçada” democracia brasileira ao mesmo tempo em que lambiam as botas de Fidel Castro, do Paredón.
Esse Juca dos prejuízos, dos malefícios ao time de trinta milhões de fiéis, de contribuição zero ao esporte brasileiro, conseguiu se superar com a citação ao Olivetto: “pegou uma frase minha e transformou em marca mundialmente conhecida…”, dá para engolir isso?
PEQUENA COLETÂNEA DE FRASES IDIOTAS
O esporte aproxima os homens dos deuses. Natália Timerman.
Os piores adversários são os machistas. Casagrande.
Marta se despede da seleção com prata e futuro do futebol feminino sem ela é incógnita. Gazeta do Povo.
Rebeca entra para a galeria dos heróis e está no patamar de Pelé. PVC
Vou romper com o WhatsApp- Nicolas Maduro.
Hugo Souza, a versão em preto do branco Cássio. Juca Kfouri.
O abismo olha para quem olha para o abismo. Reinaldo Azevedo.
O que seria de nós sem o Chico Buarque? Juca Kfoury.
Está na hora de aceitar que finais trágicos não são mais inteligentes que finais felizes. Leandro Karnal.
Mãe de Raquel Brito explica coceira íntima da ex-peoa. (UOL em 14/10-/24.)
CURTAS
PASSEATA E QUEIMA DE FOGOS: Requião anunciou que não vai apoiar nenhum dos dois candidatos em Curitiba. Alívio geral. Houve queima de fogos no comitê do Pimentel e a turma da Cristina está organizando uma passeata para comemorar. Xô, Beijo da Morte!!
NEGOCIATA: Nas redes sociais, circulam acusações veladas de negociata nessa decisão do Requião de ir pescar até o fim do segundo turno. Depois de acertar com a Cristina um valor alto pelo Não Apoio, Pimentel se apavorou e combinou com o Ratinho um cargo no governo estadual. Requião pediu então o Porto de Paranaguá e Ratinho ofereceu o Porto Seco de Cascavel. Até o fechamento da coluna, seguiam as negociações para a compra do Não Apoio.