- ALEXANDRE DE MORAES- O BOI DE PIRANHA DO ÓDIO
- No início de 2024, ninguém poderia imaginar o poder de reação do Ministro Alexandre. Todos apostavam que na área judiciária seria impossível alguém superar o Ministro Barroso, com seus espetaculares chiliques: “Perdeu, Mané!!” E a confissão de parcialidade: “Acabamos com o Bolsonarismo!!”. O outro favorito, Ministro Fachin, que homologou dezenas de delações premiadas antes de anular os processos que condenaram Lula à cadeia, após “descobrir” que tramitaram no foro errado, corria sossegado na dianteira: “ninguém vai superar o ministro que teve a coragem de assumir uma coisa dantesca dessas!!”, pensava ele, vaidoso. A essa altura, Moraes sofria os primeiros impactos, que o tornaram por alguns meses a própria expressão da ternura, dos ataques de membros do Senado que o ameaçavam com o impeachment. Passado o susto, e certamente incentivado pelos outros ministros, que nem sonham em abrir mão da conveniência de um colega que recebe todo o ódio da população, desviando deles e da Instituição, Moraes voltou com tudo. Não faz jus apenas ao Destaque Negativo do STF em 2024: já é candidato forte a maior aberração jurídica do Século 21.
- 2- RENATO SILVA- A VITÓRIA DA RESILIÊNCIA
Após várias tentativas, o empresário Renato Silva vai conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos: administrar a cidade que escolheu para morar e que lhe deu muitas vitórias na vida pessoal e na empresarial. Não foi fácil chegar lá: precisou de muita paciência, humildade e inteligência para superar dificuldades partidárias e vencer disputas com outros pretendentes, mais próximos do prefeito que -Aleluia, Irmãos!!- deixa a prefeitura no último dia de 2024. Renato terá um início de mandato complicado, com as finanças calamitosas que vai herdar do atual prefeito, com proliferação de loteamentos distantes da estrutura urbana já pronta, com escandalosos contratos de aluguel feitos nos últimos meses e válidos por muitos anos, com um secretariado montado mais leal ao Paranhos que a ele, que vai aturar por alguns meses até montar sua equipe técnica, e com uma mídia acostumada a receber milhões do Paço, para promoção pessoal do prefeito ao invés de divulgação de ações de interesse da população. Renato escolheu alguns secretários do seu círculo pessoal, com um primeiro-ministro, Severino Folador, para acompanhar de perto, com uma lupa, o desempenho dos secretários do prefeito anterior. Fez campanha profissional, o que aliás foi a tônica da disputa, com poucos arranhões à ética e ao respeito. Acredito que a administração vai sofrer um choque de decência com a entrada do Renato e a saída do atual prefeito.
3- ROTAS DO PROGRESSO
O programa do governo Ratinho Jr. chamado de Rotas do Progresso é uma iniciativa elogiável e bem-vinda que visa acelerar o desenvolvimento através de investimentos nos 80 municípios com menor índice Ipardes de Desempenho Municipal ( ICDM ), indicador criado pelo Ipardes para medir o desempenho dos municípios paranaenses em relação à renda. Sob o comando do Secretário de Planejamento Guto Silva, o programa prevê a liberação de R$ 2,5 bilhões para investimentos nas 80 cidades integrantes da iniciativa. Em novembro aconteceu a “largada” das ações, com anúncio de liberação, em créditos tributários para a Pluma Agroavícola, de R$ 165 milhões, em dois empreendimentos nos municípios de São Jorge do Patrocínio e em Espigão Alto do Iguaçu. Guto Silva é um dos secretários mais próximos do governador Ratinho, considerado um dos seus companheiros mais leais e competentes.
4- SEVERINO FOLADOR, O XERIFE DO RENATO SILVA
Um dos primeiros nomes anunciados pelo prefeito eleito Renato Silva para compor o primeiro escalão municipal a partir de 01 de janeiro, Severino Folador vai ter a dura missão de conciliar uma equipe heterogênea, nomeada com forte influência do ex-prefeito Leonaldo Paranhos. A fase inicial do governo, até que o Renato escale o time titular definitivo, foi composta muito mais em função da lealdade do eleito para o seu principal cabo eleitoral, que por escolha própria, o que vai acontecer em alguns meses. Por isso, a escolha do Folador, experiente, e que sabe o lado que o vento vai soprar com antecedência, para controlar as ações dos secretários do governo anterior que permaneceram, ao menos nos primeiros meses. Folador escolhe seus candidatos de forma profissional, conhecedor que é dos atalhos da nossa política.
5- DILCEU SPERAFICO E A MAIOR BASE POLÍTICA DO ESTADO
Após seis mandatos na Câmara Federal, Dilceu considerou ter dado contribuição suficiente ao Oeste do Paraná e decidiu encerrar seu mandato no final de 2018, para cuidar apenas da sua família e dos negócios particulares. Na despedida da vida pública, frustrada pelo destino, deixou o cargo para um substituto extraordinário, o ex-prefeito de Toledo José Carlos Schiavinato. Poucos tempo depois, no meio do mandato, Schiavinato foi vitimado pela Covid. Em 2022, Dilceu não teve como recusar os apelos de toda uma região e voltou à Câmara Federal, com votação menor que as suas eleições anteriores, porque havia liberado suas bases fiéis e anunciado sua aposentadoria da política. Na eleição municipal de outubro de 24, Dilceu empenhou-se como nunca da reconstituição deu grupo, e o sucesso eleitoral foi espetacular: dezenas de prefeitos e centenas de vereadores eleitos, esparramados em todas as regiões do Paraná, formando uma das maiores forças do interior do estado. Um dos principais representantes do agronegócio paranaense, com relacionamento pessoal com os principais líderes cooperativistas do estado, Dilceu usou nos dois últimos anos suas emendas parlamentares para destinar recursos para mais de 50 prefeituras, hospitais, trabalhando no sétimo mandato aliando o entusiasmo de um principiante e o conhecimento dos caminhos dos Ministérios adquiridos em 26 anos em Brasília.
6– PEDRO MUFFATO E O ORGULHO DOS CASCAVELENSES
Empresário bem sucedido, esportista por vocação, Pedro Muffato apresentou em 2024 um desempenho espetacular nas pistas automobilísticas, aumentando o número de vitórias no comando de seu Fórmula Truck, onde conquistou o campeonato de 2023, quase repetindo o feito neste 2024. Aos 83 anos, com uma saúde privilegiada para alegria dos seus amigos, Pedro transformou a imagem de uma cidade violenta das décadas 60, como era a Cascavel das sangrentas disputas fundiárias, na cidade conhecida como a capital do automobilismo brasileiro. Ex-prefeito, esportista e gerador de milhares de empregos, Pedro é motivo de alegria e orgulho dos cascavelenses.
7- RATINHO JÚNIOR- GOVERNADOR DA CULTURA
Depois de um primeiro mandato encerrado com enorme aceitação popular, Ratinho conquistou a reeleição com muita facilidade. Nos dois primeiros anos do atual mandato, em especial este 2024, algumas áreas importantes da administração deslancharam, e o mandato regular de 2019 a 2022 passou para outro nível. Algumas secretarias se destacaram, como o Planejamento do Guto Silva, a Saúde do Beto Preto, entre outras. Foi na área cultural, porém, que o governador brilhou, nos últimos seis anos. A descentralização da cultura, levada pela primeira vez a quase todos os cantos do estado, incluiu municípios onde essa área tinha atuação nula há décadas. Se o governo estivesse encerrando o mandato agora, Ratinho Júnior poderia ter, sem dúvida, a cultura como a grande marca de seus governos. Em um país como o nosso, onde um pequeno grupo monopoliza as ações e as verbas do governo federal na área, sugando o que pode, principalmente através da Lei Rouanet, ver ações efetivas, com custo decente, dão exemplo e provam a presença do estado na vida das pessoas, até nesse setor tão esquecido pela maioria dos governadores e prefeitos.
8- COOPAVEL- APENAS A MELHOR
A Coopavel, por decisão de seus cooperados, decidiu há alguns anos concentrar seus esforços na busca de excelência no atendimento aos associados, com investimentos que tivessem como prioridade a segurança absoluta, com a menor margem de riscos possível. Não buscar ser a maior, e sim a melhor. As seguidas premiações que a Coopavel recebe mostram que o objetivo foi alcançado com folgas. Considerada uma das mais sólidas empresas do nosso agronegócio, a Coopavel é mundialmente conhecida através do Show Rural, evento que há várias décadas mostra as mais modernas tecnologias descobertas pelo homem para a produção autossustentável de alimentos. A Credicoopavel, sua cooperativa de crédito, é exemplo de empresa financeira que apresenta lucros saudáveis, dando suporte aos cooperados com taxas de juros honestas e atendimento personalizado. Ao lado da FAG, do Hospital São Lucas, do Super Muffato com suas 150 unidades se esparramando pelo Brasil, entre outros, a Coopavel é outro motivo de orgulho dos cascavelenses.