COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA FEDERAL APROVA PROJETO DE NEY LEPREVOST QUE INCLUI VACINA CONTRA HERPES-ZÓSTER NO SUS

cxvcxcx

Foi aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara Federal, projeto de lei de autoria do então deputado federal, hoje deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Medicina da Assembleia Legislativa do Paraná, Ney Leprevost, que inclui a vacinação contra a herpes-zóster no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).

O relator do projeto foi o deputado Jorge Solle que fez um substitutivo estabelecendo que o público-alvo será formado por pessoas com mais de 50 anos.

A doença chamada popularmente de cobreiro, é uma infecção viral, provocada pelo vírus Varicella-Zoster (Human Herpesvirus-3 – HHV-3). Ela se manifesta em pessoas que já tiveram catapora ou outra doença que altere o equilíbrio do sistema imunológico.

De acordo com estudo realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), durante os dois primeiros anos da pandemia de Covid-19, 2020 e 2021, a população brasileira registrou um aumento de 35% no número de casos de herpes-zóster.

Em todos os casos, a transmissão e contágio se dão quando a pessoa receptora está com o sistema imunológico debilitado. Por isso a doença é mais comum acima dos 50 anos, com estimativas de que um a cada três indivíduos a desenvolva durante a vida.

De acordo com o projeto de Leprevost, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantirá acesso gratuito ao imunizante em toda rede pública. A imunização deverá ser feita utilizando vacinas com registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fará parte do Programa Nacional de Imunização.

“No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Todos devem estar atentos ao calendário básico de vacinação. Nossa luta pela inclusão da vacina contra a herpes-zóster no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma grande conquista”, disse Ney.

(Via assessoria de imprensa)

Compartilhe