O município de Araucária está recebendo investimentos de R$ 36 milhões da Copel em infraestrutura de energia elétrica ainda neste ano. O programa de melhorias na rede elétrica programado pela companhia para o município foi apresentado ao prefeito da cidade, Luiz Gustavo Botogoski, e a uma equipe de secretários municipais e assessores, em reunião na última sexta-feira (23/5), na sede da Copel em Curitiba.
De parte da Copel, participaram diretora de Operações, Karine Torres; o diretor Comercial, Julio Omori e os gerentes da área de Poder Público e Grandes Clientes, Rodrigo Priss, Diogo Mantovani e Andre Zeni e o agente de relacionamento, Daniel Farias.
Araucária tem cerca de 67,5 mil unidades consumidoras, das quais 90,3% (61 mil) em área urbana e 9,7% (6,5 mil) em área rural. Uma ação integrada alinhada na reunião foi a parceria entre a Copel e a prefeitura municipal para uma ação conjunta de inspeção e retirada de cabeamento de telefonia que estejam fora dos padrões técnicos de operação e de segurança, oferecendo riscos nas ruas da cidade. Nesses casos, a Copel atua na fiscalização e notificação das concessionárias de telecomunicações e dados que compartilham dos postes para que regularizem a fiação.
Das intervenções programadas pela Copel para o município há obras que envolvem as redes de alta tensão, com melhorias nas subestações Araucária Tomaz Coelho. Há ainda novos equipamentos para a rede de distribuição de energia. O pacote traz também a implantação de medidores em tempo real, como parte da Rede Elétrica Inteligente. Além disso, a rede trifásica alcança 60 Km de extensão no município.
Paraná Trifásico
O Paraná Trifásico tem 1.588 potenciais clientes da região, prontos para migrar para a rede mais potente e estável, além dos que já se integraram. Para a conexão à rede trifásica a Copel ressalta que o cliente que deseja se conectar deve padronizar a entrada de serviço de energia da sua propriedade à nova carga e ajustar as instalações. São serviços que devem ser feitos por um técnico habilitado, conforme as normas técnicas e o projeto elétrico.
Com o padrão pronto, basta solicitar a alteração de carga pelos canais de atendimento da Copel no site www.copel.com, via 0800 51 00116 ou presencialmente em um dos postos de atendimento da companhia. Caso o padrão instalado na propriedade já esteja adequado à rede trifásica, o cliente pode agendar o desligamento da rede monofásica e a reativação da ligação também pelos canais de atendimento da Copel.
Parcerias
Entre outros pontos destacados na reunião estiveram a possibilidade de parceria com o município em planos de arborização e no cumprimento da Lei da Faixa Limpa, para a redução da interferência da vegetação na rede elétrica, a principal causa de desligamentos.
Como resultado da reunião, a companhia alinhou com o prefeito de Araucária a realização de inspeção na rede elétrica para a verificação de oscilações de energia.
O prefeito de Araucária, Luiz Gustavo Botogoski foi acompanhado na reunião pela primeira-dama e secretária municipal da Saúde, Renata Knopik Botogoski; do secretário de Urbanismo, Walter Emílio Voss; do secretário de Planejamento, Alberto Mário Silva Jr.; do secretário de Expansão Econômica e Sustentabilidade, Edilson Bueno do Nascimento, de Richardson Cherubini, também da secretaria de Urbanismo e do representante da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (AECIAR), Vadis da Silva.