Assembleia Geral votou novo plano de Recuperação Judicial e incluiu o Leiloeiro Helcio Kronberg para alienação.
Sem divisão nacional, o Paraná Clube segue sonhando com a SAF para se reconstruir . Nesta quinta-feira (20), a Assembleia Geral dos Credores do clube aprovou o novo plano de Recuperação Judicial (RJ) que prevê um movimento inédito no futebol brasileiro: a venda da SAF por meio de leilão.
O prosseguimento da proposta aprovada pelos credores depende da aprovação da juíza da RJ, Mariana Gusso, que vai apreciar o documento nos próximos dias.
O novo plano aprovado na AGC prevê o leilão da SAF (UPI futebol) e também da sede da Kennedy, sede social do Tricolor. Os dois leilões aconteceriam de forma independente.
O presidente do Comitê de Credores, Jorge Augusto Derviche Casagrande, afirmou que a nova proposta é benéfica ao clube e que o leilão pode atrair investidores de forma transparente e com igualdade de condições.
— Colocamos um basta a essa demora e falta de objetividade do clube e falta de transparência de informações. O Paraná vai ser oferecido em igualdade de condições a todos os brasileiros e estrangeiros que queiram investir em um clube tradicional — disse o advogado, ao GE.
— Temos o time mais barato do Brasil para ser comprado, e o meio mais vantajoso, porque é por meio judicial. É inédito, mas para o bem, porque vamos atrair pessoas que vão querer investir no futebol. Estamos trazendo pela primeira vez esse tipo de ativo para um leilão transparente — completou.
Se o plano da RJ for aprovado por Mariana Gusso, o leilão da SAF tem que acontecer até a data da próxima reunião dos credores. Caso isso não aconteça, parte dos credores entende que há risco real de falência do clube.
Por outro lado, outra parte de pessoas ligadas ao clube não acredita que o novo plano aumenta a possibilidade de falência, isso porque ele ainda está em discussão. Esta ala do Tricolor não vê o modificativo atual como o ideal e acredita que ele passará por novas alterações para atrair investidores para a SAF.
Enquanto a situação não se define, o Paraná precisa planeja a temporada de 2026, em que vai disputar a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, tentando voltar à elite estadual.
Segundo Helcio Kronberg, o leiloeiro mais experiente do país na venda de Unidades Produtivas Isoladas e com conhecimento impar da indústria do Futebol, já começou a receber solicitações de informações de grupos nacionais e internacionais. A grande vantagem da venda através de leilão é que não há sucessão fiscal ou trabalhista para o adquirente.
O leilão, quando marcado, ocorrerá na plataforma SBX, com transmissão ao vivo pelo canal youtube.