O novo secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, deu início aos seus trabalhos em conjunto com o superintendente Márcio Barros, definindo várias ações para o futuro da Secretaria. As iniciativas visam fortalecer o papel da RMC e promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país.
Durante a eleição da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – ASSOMEC, realizada na última terça-feira (07/01), o secretário aproveitou para conversar com os prefeitos e suas equipes visando captar as principais demandas dos municípios. Com a ajuda dos 29 prefeitos eleitos na Região Metropolitana de Curitiba, Thiago tem como algumas de suas principais metas: fomentar o turismo, solucionar problemas de acesso entre a capital e os municípios vizinhos e ampliar programas integrados em áreas como a saúde, educação, segurança, transporte coletivo, habitação e meio ambiente.
Nas próximas semanas, a expectativa é de trabalho intenso com a estruturação da equipe. Entre os desafios encontram-se a conclusão do contrato do Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e a nova concessão de transporte coletivo da região.
“O prefeito Eduardo Pimentel deixou claro que quer administrar Curitiba, sempre olhando para o entorno, buscando levar mais desenvolvimento para toda nossa região e, por isso o diálogo constante com os municípios é essencial”, destacou Bonagura.
A expectativa é que ao longo dos próximos meses sejam realizados Encontros, fóruns e conferências setorizadas para valorizar o que já vem sendo feito por cada uma das cidades e estimular cada vez mais a integração. “Daremos sequencia a alguns projetos que já estavam em andamento e traremos algumas novas ideias para que tenham ações práticas de fato”, concluiu.