Curitiba tem os melhores serviços públicos entre as 26 capitais brasileiras, segundo estudo da Agência Pública publicado nesta quinta-feira, 10, pelo jornal Folha de S. Paulo. De 0 a 10, Curitiba obteve a nota 6,73 a frente de Palmas (TO), com 6,54; Vitória (ES), 6,48; Campo Grande (MS), 6,23; Florianópolis (SC), 6,12 ; e Porto Alegre (RS), 5,67; Cuiabá (MT), 5,64; Belo Horizonte (MG), 5,63; São Paulo (SP), 5,53; e Goiânia (GO), 5,47.
O estudo traz série de relatórios avaliando os serviços prestados nas capitais e propondo soluções de melhoria baseadas nos problemas detectados. Em cinco capítulos, um para cada região, a coleção “Evidências para Aprimorar os Serviços Públicos” analisa dezenas de indicadores em seis áreas (educação, saúde, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade e gestão da qualidade) em cada capital.
“Quisemos manter uma abordagem propositiva, mostrando caminhos para o gestor público saber onde estão as vulnerabilidades e as oportunidades”, afirma Sergio Andrade, diretor-executivo da Agência Pública à repórter Flávia Mantovani. “Analisamos mais de 40 indicadores para recomendar onde, segundo as evidências, devem estar concentrados os esforços de cada prefeitura para melhorar.”
*Pesquisa*
O levantamento considerou os dados oficiais mais recentes sobre diversos parâmetros e, de acordo com critérios pré-definidos, atribuiu uma nota de 0 a 10 para cada categoria em cada capital. Essas informações objetivas foram combinadas com uma pesquisa de opinião feita em 2023 com mais de três mil moradores das dez maiores capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Goiânia e Belém), que avaliaram diversos aspectos dos serviços prestados pelas prefeituras de suas cidades.
A Agenda Pública é uma organização que atua pelo desenvolvimento sustentável e o aprimoramento dos serviços públicos do país e o estudo levou em consideração a regionalização da análise e pretende subsidiar o debate nas eleições municipais.
*Mais rankings*
Ações e programas de planejamento urbano voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental fizeram de Curitiba, a cidade mais inteligente do mundo, segundo o World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona, na Espanha.
Curitiba é destaque como a melhor capital do Brasil em coleta de lixo e saneamento básico, segundo o censo demográfico de 2022 do IBGE. A cidade atende 99,86% de sua população com coleta de lixo, com programas de coleta seletiva porta a porta em todo o território municipal.
A cidade paranaense é considerada a capital menos desigual do país, segundo o Mapa da Desigualdade entre as Capitais do Instituto Cidades Sustentáveis que leva em conta indicadores como renda, moradia, saúde, educação e violência. Com 677 pontos dos 1.040 possíveis, Curitiba ficou à frente das outras 25 capitais brasileiras. No ranking de Cidades Sustentáveis 2022 publicado pela revista canadense Corporate Knights, Curitiba está no Top 1 da América LatinCuritiba.
Foto: Daniel Castellano / SMCS
_(com informações da Folha de S. Paulo)_
link da matéria
https://www1.folha.uol.com.br/folha-social-mais/2024/10/levantamento-compara-servicos-publicos-de-capitais-e-propoe-solucoes-para-os-novos-prefeitos.shtml