Curitiba tem o menor nível de desemprego dos últimos dez anos e Eduardo quer avançar ainda mais na geração de empregos

gadsfd

Curitiba reduziu em mais da metade a taxa de desemprego desde 2017, início da gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel. A capital tem hoje o menor índice de desocupação dos últimos dez anos. De acordo com dados do IBGE, divulgados na quinta-feira (15/8), a taxa ficou em 4,9% no segundo trimestre de 2024, uma das mais baixas do País. No mesmo período de 2017, o índice era de 11,3%.

“Essa queda expressiva da taxa de desemprego é resultado do nosso trabalho na Prefeitura nos últimos oito anos, com uma política pública que incentiva e facilita o empreendedorismo, de um lado, e capacita pessoas para o mercado, do outro lado.  Quando assumimos a gestão, junto com o prefeito Rafael Greca, a taxa de desemprego na capital estava acima de 11%. Vamos avançar ainda mais nos próximos quatro anos, para que tenhamos pleno emprego. Emprego dá dignidade para as pessoas e é um compromisso no meu continuar ações para incentivar e garantir à população ainda mais a geração de vagas nos próximos anos”, diz o candidato Eduardo Pimentel.

Nos últimos oito anos, Curitiba tem investido e incentivado o empreendedorismo, a inovação e a capacitação tanto de empresários quanto de trabalhadores. A gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel oficializou a criação do Vale do Pinhão e a promoção de eventos de conexão do ecossistema de inovação de Curitiba.

Também foram retomados os programas Bom Negócio e Tecnoparque, criado o Programa Empreendedora Curitibana; inaugurados três novos Espaços Empreendedor, e também criados os inéditos Worktibas (primeiros coworkings públicos do Brasil) e o Pinhão Hub, sede da Escola de Inovação de Curitiba.

Na política de apoio ao empreendedorismo, destaque para a redução da burocracia na abertura de negócios. Atualmente são 606 atividades incluídas na lei de liberdade econômica, que prevê a dispensa de alguns alvarás para atividades de baixo risco, facilitando o processo. Com menos burocracia, o tempo de abertura de empresas vem caindo e atualmente é de apenas duas horas, um dos menores do país

Também se investiu fortemente em capacitação e na realização de mutirões de empregos. Confira algumas ações:

  • 111.846 vagas nos cursos gratuitos dos 12 Liceus de Ofício e Inovação (2017 a 2024).
  •  10 Sines municipais revitalizados (2017 a 2024).
  •  25.950 pessoas atendidas nos 315 Mutirões de Empregos nas Ruas da Cidadania (2017 e 2023).
  •  1 Fab Lab na Rua da Cidadania do Cajuru, com mais de 200 projetos desenvolvidos (2019 a 2023).
  •  2.000 vagas do Programa de Formação para o Primeiro Emprego (2019 a 2023).
  • 2.700 vagas do programa 1º Empregotech, com curso de desenvolvimento de software para jovens a partir dos 16 anos (2020 a 2023).

Compartilhe