1- Redes nacionais de televisão aberta poderão distribuir prêmios gratuitamente por meio de aplicativos, plataformas digitais ou similares. A liberação dos sorteios foi solicitada pelas redes Record Band, SBT e Rede TV. A Globo não entrou nessa, mas certamente vai aproveitar da medida. A preocupação maior da Globo é quanto a renovação de sua concessão.
2- Engajamento da Assembleia em importantes causas vai melhorando a imagem do Poder Legislativo do Paraná. Recentemente foi o posicionamento quanto a extinção de pequenos municípios, e nesta semana mais uma causa. Desta vez foi a iniciativa de buscar junto aos poderes competentes evitar o fechamento da Fabrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná, cujos trabalhadores fizeram manifestação junto aos deputados.
3- Vereadores terão de resolverem 90 dias a situação que vivem funcionários efetivos e comissionados, cuja desproporção funcional é amplamente discriminatória na atualidade. O Tribunal de Contas entrou nesta história e determinou a Câmara Municipal de Curitiba corrigir a situação com urgência. Desde 2007 a Câmara não realiza concurso para efetivar servidores.
4- Mais 4,1 quilômetros de rodovias pedagiadas em nosso Estado, com o novo Anel de Integração previsto em termos federais, gerando um investimento da ordem de R$ 100 bilhões no longo prazo. Este será o maior lote de concessões do país dentro dos planos do governo federal. Mais seis rodovias serão atingidas pelas novas concessões, com as atuais encerrando no próximo ano.
5- Luiz Inácio Lula da Silva em seu passeio pela Europa vai dando entrevistas e mais entrevistas. Numa das últimas entrevistas a um jornal suíço disse ser contra qualquer ação de impeachment contra Bolsonaro. Reconhecendo que a esquerda perdeu o discurso em todo o mundo, vai fazendo seu jogo de recuperação de uma imagem política. Lá fora, poucos lembram hoje de um ex-presidente preso por um ano e sete meses, com condenação em duas instâncias. Começa agora a transmitir sua imagem de Lula Ternura, como no passado quando se viu acuado.
6- Prefeito de Toledo foi condenado por à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, proibido de contratação com o Poder Público por três anos, e pagamento de uma multa de R$ 184 mil reais. Lúcio de Marchi, do PP, foi condenado pela inauguração de uma obra inacabada só para fazer propaganda política, em 2018.
7- Depois de fazerem o papel de bandidos, mascarados e amotinados, policiais militares do Ceará voltaram numa boa ao serviço. Negociaram com o governo uma recuperação de imagem. Mas no resto do país ficou a impressão de um deboche aceito elas autoridades depois de tamanho escândalo.
8- Gleisi Hoffmann continua sentindo o quanto é difícil ser presidente nacional do PT, No último sábado, dia 29 de fevereiro, ela foi alvo de manifestações dos hóspedes do Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, onde estava hospedada. Houve agressão verbal e até a tentativa de atingi-la com uma garrafa de água, enquanto os manifestantes gritavam: “Vai para Cuba!”. Cenário vexatório que Gleisi anunciou vai processar os agressores. Agora destacam também que está de namorico com o Lindemberg Farias, só faltava esta…
9- Desde a última quinta-feira, dia 5 de março, os vereadores que desejarem mudar de partido para concorrer a reeleição em outubro, estão com prazo aberto graças a uma janela partidária que lhes dá esta chance sem perderem os cargos. O prazo para mudanças vai até o dia 3 de abril, seis meses antes do pleito.
10- Vereadora Maria Leticia, do PV, conseguiu aprovar projeto que proíbe a denominação de vias públicas e demais logradouros públicos com nomes de pessoas que tenham praticado atos de desumanidade, tortura, e outros no chamado tempo da ditadura. Quem já virou nome destes locais permanece com suas placas alusivas. Com tantos outros projetos de interesse público exigindo mais dedicação dos edis, essa intenção deixa claro que ações de revanchismo jamais serão esquecidas.