Depois de ser criticada pelo setor elétrico por repassar mais de R$ 1,3 bilhões do caixa de Itaipu Binacional para obras de infraestrutura urbana em Belém do Pará, que vai sediar a conferência climática da ONU (COP30), em novembro deste ano. A ITAIPU BINACIONAL, que tem como diretor geral-brasileiro Ênio Verri (PT) e a diretora de Comunicação Ana Paula Hedler, que atuava em Londrina com Marcelo Belinati, inicia o Carnaval dos Patrocínio no próximo dia 28 de fevereiro ao divulgar os premiados com mais uma verba de R$ 3,5 milhões para feiras depois de distribuir R$ 6,5 milhões no apagar das luzes de 2024. |
Segundo o site da usina, um total de 446 propostas foram inscritas no edital, que é voltado para feiras e exposições vinculadas a aniversários de municípios. O resultado com as proponentes contempladas será divulgado até o dia 28 deste mês no site da Itaipu e os recursos para essa modalidade somam mais de R$ 3,5 milhões. Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Ênio Verri, “a seleção pública de patrocínio tem um impacto positivo muito grande em toda a sociedade” e deverá ser também bem positivo para alguns parceiros como sempre acontece nas relações do PT e alguns companheiros. CATARATAS DE DINHEIRO: QUAIS OS CRITÉRIOS? O que não se revela muito é como será feita essa seleção e que tipo de critérios serão utilizados, pois até hoje a própria agência paulista que distribui as verbas da Itaipu depois de uma licitação muito conturbada e que deixou rastros estranhos nas pontuações que abalaram a credibilidade do processo. Muitos até hoje ainda não sabem as notas que tiveram nos quesitos e a coisa corre até hoje. Outros não recorreram com medo de terem perseguição em outros órgãos do governo e serem prejudicados em futuras licitações da própria usina. O que se teme mais uma vez é o uso inadequado das receitas da usina hidrelétrica, além de uma oportunidade desperdiçada de reduzir as contas de luz no país. Quem não lembra dos congressos patrocinados ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes que gerou manchetes em todos os jornais do país em 2017. R$ 10 MILHÕES EM PATROCÍNIOS Desde novembro do ano passado, três editais de seleção pública de patrocínio foram abertos pela Itaipu. O primeiro deles foi voltado para esporte (R$ 3,5 milhões); o segundo, para cultura (R$ 3 milhões); e o terceiro, para feiras e exposições (R$ 3,5 milhões) que acontece no dia 28 de fevereiro. |
