O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), anunciou ontem que, a partir da semana que vem, as votações da Casa serão realizadas à distância, por meio de um aplicativo que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação do Legislativo. Maia afirmou que nunca se cogitou fechar o Congresso em razão da crise do coronavírus.
“Nunca vai fechar. O Congresso brasileiro fechou só na ditadura e não vai fechar mais”, disse, após reunião com líderes partidários sobre a pauta de votações da Casa nas semanas que durarem as medidas de quarentena sugeridas em razão da pandemia do Covid-19.
Segundo ele, vão permanecer em Brasília integrantes da Mesa Diretora e os líderes de cada partido, ou o primeiro vice-líder, e os demais poderão votar remotamente.
Pauta – Segundo Maia, na semana que vem, de preferência serão votados projetos relacionados ao coronavírus, mas outras propostas que tenham prioridade. Entre eles o aumento da participação do governo no aporte de recursos para o Fundeb dos atuais 10% para 20% em 2026.