Na última terça-feira (10), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu o julgamento do Processo Ético Disciplinar 1/2022, demonstrando que a casa de Leis de Curitiba não é lugar para deboche. Com cinco votos, prevaleceu o parecer do relator, Sidnei Toaldo, pela cassação do mandato parlamentar de Renato Freitas. Opções pela suspensão e pelo arquivamento foram rejeitadas.
PARECER FOI DECISIVO
Foram colocados em votação três pareceres distintos e prevaleceu o do relator, Sidnei Toaldo (Patriota), pela cassação do mandato parlamentar de Renato Freitas (PT), com cinco apoiamentos – Denian Couto (Pode), Indiara Barbosa (Novo), Noêmia Rocha (MDB) e Toninho da Farmácia (União), além do próprio Toaldo. Dalton Borba (PDT) sugeriu a suspensão do mandato e Maria Letícia (PV) pediu o arquivamento, mas não conquistaram a maioria dos votos.
Agora a defesa tem prazo de cinco dias úteis para recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se a CCJ não alterar a decisão do Conselho de Ética, o Legislativo tem prazo de três sessões para marcar a sessão de julgamento do vereador Renato Freitas (PT). Submetida ao plenário, é preciso que a maioria absoluta dos parlamentares – 20 dos 38 vereadores – concordem com a cassação para ela ser efetivada. O advogado de defesa, Guilherme Gonçalves, já anunciou que acionará a CCJ e que, em caso de cassação, procurará o Poder Judiciário. “Na visão da defesa, a deliberação contraria faticamente a prova dos autos”, afirmou o advogado.
“VOLTA PARA A SENZALA”:
RELATOR TERIA ENVIADO E-MAIL COM OFENSAS A VEREADOR DE CURITIBA
SEGUNDO A ASSESSORIA DO VEREADOR SIDNEI TOALDO JUNTAMENTE COM O PARTIDO PATRIOTAS NÃO RECONHECEM A MENSAGEM E IRÃO FAZER DENÚNCIA POR CRIME CIBERNÉTICO
TEXTO:
O suspeito email aparece como se fosse da conta oficial da Câmara de Curitiba, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota) teria enviado mensagem com ofensas ao também vereador Renato Freitas (PT), na segunda (09), sendo que Sidnei é o relator do processo de cassação do petista.
No suspeito email de Toaldo, conta que o “advogadozinho de porta de cadeia” de Freitas não conseguirá “evitar o inevitável”, que seria a cassação do petista. O texto ainda diz que a Câmara de Vereadores não é lugar para Freitas e o manda voltar para a senzala. “Eu não tenho medo de você ou dos esquerdistas vagabundos que te defendem, seu negro”, lê-se, em trecho.Em outro trecho há citações como “a câmara de vereadores de Curitiba não é seu lugar, Renato. Volta para a senzala. E depois de você vamos dar um jeito de cassar a Carol Dartora e o Herivelto”, continua o texto da mensagem, referindo-se aos outros dois vereadores negros da Casa.O e-mail é finalizado com as frases: “vamos branquear Curitiba e a região Sul, queira você ou não. Seu negrinho.”
NEM REQUIÃO ESCAPOU DO EMAIL SUSPEITO
Constam também ataques ao ex-presidente Lula e a Roberto Requião, atual pré candidato ao governo com a seguinte frase “EU NÃO TENHO MEDO DO REQUIÃO, OU MELHOR, DO REQUILADRÃO, AQUELE SAFADO QUE DEVIA ESTAR PRESO JUNTO COM O CACHACEIRO ANALFABETO DO LULA”, diz trecho do email enviado da conta de Sidnei Toaldo.