A discussão sobre a possibilidade de prorrogar os contratos de pedágio do
Paraná se encaminha para que acordos sejam fechados não com todas, mas
apenas com parte das seis concessionárias que atuam no Anel de Integração.
Essa é a avaliação do secretário de gestão do Ministério dos Transportes,
Luciano Castro, que coordena o trabalho para decidir se o governo federal
concordará em estender a delegação das rodovias federais que foram
repassadas ao governo do Paraná para a implantação do pedágio. Castro
também contou que os cálculos estão levando em consideração a possibilidade
de prorrogação dos contratos por 24 anos. Ou seja, o tempo de atuação das
concessionárias nos trechos dobraria, já que o prazo original também é de
24 anos (começou em 1997 e vencerá em 2021). As infOrmações são de Kátia
Brembatti na Gazeta do Povo.
A previsão era de que no fim de janeiro estariam prontos os estudos
preliminares sobre as condições em que o governo federal concordaria com a
prorrogação dos contratos. Mas Castro informou que o anúncio ficará para
março. Ele disse que virá ao Paraná mais uma vez, em fevereiro, depois do
carnaval, para debater com as concessionárias e com o governo estadual. Só
então, depois de mais alguns ajustes, devem ser apresentadas propostas. O
secretário reforçou que o governo federal só concorda em estender a
delegação das rodovias federais – que representam 1,8 mil dos 2,5 mil
quilômetros do Anel de Integração – se as condições forem muito vantajosas,
com redução drástica de tarifa e ampliação expressiva na quantidade de
obras. Uma das exigências é a duplicação de todas as rodovias do trecho.
Contudo, Castro não está apostando na possibilidade de que sejam firmados
acordos de prorrogação para todos os seis lotes do Anel de Integração.
“Algumas concessionárias estariam mais interessadas e outras mais lentas. A
ideia era fazer [com todas]. Se chegar a um denominador comum, se faz”,
comenta. Ele não informou quais são as empresas que estão mais avançadas na
negociação. “A ideia é que a gente possa ter o fechamento de um acordo de
pelo menos duas ou três concessionárias com uma proposta mais firme de
redução de tarifa e mais obras. O programa de investimento precisa ser
consistente, com projetos básicos das obras, ou a gente não aprova.” Nesse
momento, os pedidos de ajustes feitos pelo governo federal estão sedo
avaliados pelas concessionárias e os valores da negociação não foram
informados.
(foto: Leonardo Prado)
*link matéria*
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/se-ocorrer-renovacao-dos-contratos-de-pedagio-no-pr-sera-por-mais-24-anos-6b85j5jm80nb9eir5rmq4puy8