*É o Clipping*! as nota políticas quentes desta quinta-feira (24)!

ggge

*Defesa sanitária*
A Assembleia Legislativa aprovou projeto de Luiz Claudio Romanelli (PSD) que proíbe a entrada de animais com doenças exóticas, emergenciais ou erradicadas no estado. A proposta, que segue para sanção do governador Ratinho Junior (PSD), reforça a defesa sanitária como competência estadual e visa proteger a saúde pública, a pecuária e a economia, além de garantir acesso a mercados.

*Superaprovado*
Nos dois últimos levantamentos, do Paraná Pesquisas e IRG, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) supera a casa dos 80% de aprovação pelos curitibanos.

*Influenza*
O Paraná registrou aumento na circulação dos vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A nas últimas três semanas, com a positividade para o VSR subindo 133,55% e para o Influenza A, 497,78%. O aumento foi destacado em dados do Lacen, que analisou 3.013 amostras. O secretário Beto Preto (Saúde) reforçou a importância da vacinação e cuidados básicos, como a higienização das mãos e ambientes arejados, para prevenir complicações, especialmente em crianças e idosos. Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe em abril, foram aplicadas 322.008 doses.

*ExpoFrísia*
A 18ª ExpoFrísia que segue até sexta-feira, 26, em Carambeí, traz como novidade a Arena Digital Agro com palestras sobre inovações no agronegócio, incluindo um debate do ex-ministro Antônio Cabrera sobre modernização do setor. A programação também inclui temas como sustentabilidade e mercado de suínos. Entrada e estacionamento gratuitos.

*Inspeção*
Em maio, o Conselho Nacional de Justiça realiza mais uma inspeção no Tribunal de Justiça do Paraná, avaliando setores administrativos e judiciais, além de cartórios e varas de nove cidades da região metropolitana e 17 do centro de Curitiba. A inspeção será de 19 a 23 de maio, com foco na produtividade dos desembargadores e tempo de tramitação dos processos.

*Vacinas*
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Fábio Stahlschmidt, criticou os discursos antivacina que questionam a imunização contra a covid, destacando que esses posicionamentos geram desconfiança nas vacinas em geral e expõem a população a riscos. A declaração, feita após os deputados Ricardo Arruda (PL) e Márcio Pacheco (PP) questionarem a eficácia e a obrigatoriedade da vacina para crianças. O Conselho entregou uma nota de repúdio, ressaltando a segurança e eficácia das vacinas e alertando sobre os riscos da desinformação.

*Não é por aí*
A vereadora bolsonarista Michele Thomazinho (PL), de Londrina, divulgou um documento para pais recusarem vacinas obrigatórias em escolas, apesar da campanha estadual de imunização. A ação contrária à legislação, que exige vacinação infantil e já multou pais por descumprimento. A prefeitura confirmou a vacinação contra gripe nas escolas, mas não comentou a iniciativa da parlamentar.

*INSS*
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado do cargo após investigação da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas. A operação, realizada pela Polícia Federal e pela CGU, investiga desvios de cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Stefanutto, afastado cautelarmente pela Justiça Federal, foi demitido por determinação do presidente Lula (PT). O governo também suspendeu acordos que permitiam descontos de mensalidades associativas diretamente nos benefícios.

*Cobrança do Ecad*
As prefeituras de Antonina e Paranaguá serão acionadas na Justiça pelo não pagamento dos direitos autorais de execução pública das músicas utilizadas em eventos como o Carnaval, Réveillon e outras festividades. O Ecad não teve êxito nas negociações e as prefeituras se negaram a cumprir a lei dos direitos autorais e permanecem inadimplentes. Em Antonina, os eventos de Carnaval de vários anos estão sendo cobrados judicialmente. Já Paranaguá conta com inadimplências relativas ao Carnaval, Réveillon, Festa do Trabalhador e Festa Nacional da Tainha. As informações são de Analice Portugal no Jornal de Brasília.

*Índio importado*
O deputado Filipe Barros (PL), presidente da Comissão de Relações Exteriores, será o relator do projeto de lei que define os procedimentos legais para o reconhecimento da nacionalidade brasileira a indígenas de outros países. O projeto é do deputado Pedro Lupion (PP) e foi apresentado depois que o governo reconheceu como brasileiros indígenas paraguaios, que agora podem ganhar terras e benefícios sociais.

*Disputa ao Senado*
Com a decisão de Oriovisto Guimarães e Flávio Arns de não buscar reeleição, duas vagas no Senado do Paraná estão em aberto, gerando uma disputa entre candidatos “institucionais” e uma outsider. Curiosamente, o nome de Álvaro Dias, com grande votação nas últimas eleições, foi excluído das pesquisas. Caso o governador Ratinho Junior opte pelo Senado em vez da Presidência, ele garante uma vaga, deixando a outra para candidatos como Felipe Barros, Cristina Graeml e, talvez, Alvaro Dias. As informações são do Paraná Portal.

*Segurança Alimentar*
O governador Ratinho Júnior (PSD) sancionou a lei que estabelece o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional para os estudantes das sete universidades estaduais do Paraná. A medida é um avanço nas políticas públicas educacionais, alinhando desenvolvimento acadêmico com inclusão social. O objetivo é assegurar o acesso dos universitários a uma alimentação adequada e saudável, reduzir desigualdades sociais e contribuir para a permanência no ensino superior.

*Prêmio*
A Assembleia Itinerante venceu o Prêmio Curitiba Mais Criativa na categoria “Criatividade na Gestão Pública”. O prêmio é organizado pelo evento World Creativity Day 2025.

*Federação*
O PP e o União Brasil confirmaram que os dois partidos formaram uma federação, anunciaram os presidentes das siglas: Antônio de Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP). As negociações entre PP e União Brasil duraram meses. A nova legenda será denominada “União Progressista”. As duas legendas formarão a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 108 parlamentares, e a terceira maior do Senado, com 13 senadores.

Compartilhe