*É o Clipping*! AS NOTAS POLÍTICAS DO PARANÁ E DO BRASIL

vdsgfdsd

*Candidato*
O governador Ratinho Júnior (PSD) é o destaque da política na edição desta terça-feira, 4, do Estadão na busca em viabilizar a candidatura a presidente da República em 2026, mas, segundo o jornal, precisará contornar obstáculos para se consolidar como um nome competitivo ao Palácio do Planalto e o principal deles é o reconhecimento da sua atuação no Paraná para o restante do país. “Ratinho está qualificado a promover um debate sobre o Brasil a partir de resultados concretos obtidos no Paraná. É um governo pautado na austeridade e na ética, sem absolutamente nenhum escândalo de corrupção e que tem buscado eficiência no setor público”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa, na reportagem de Pedro Augusto Figueiredo.

*Perdão*
Os vereadores de Ponta Grossa aprovaram dois projetos que atendem as igrejas. Um deles concede anistia (perdão das dívidas das igrejas junto ao Município) e outro dá desconto de 50% na tarifa de água das igrejas. O projeto do vereador Julio Küller (MDB) inclui igrejas e templos religiosos nos descontos de 50% nas tarifas de água e esgoto. A Câmara Municipal derrubou o veto da prefeita Elizabeth Schmidt (UB) ao projeto da ex-vereadora Missionária Adriana (SD) que estabelece o perdão de dívidas de igrejas e de templos religiosos na prefeitura.

*Fundo Nacional*
A Câmara dos Deputados analisa a PEC que cria o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial para fomentar a igualdade de oportunidades e a inclusão social da população negra no Brasil. O fundo financiará projetos de promoção cultural, social e econômica de brasileiros pretos e pardos. As fontes de recursos para o fundo incluirão indenizações de empresas que lucraram com a escravidão no Brasil, doações internacionais, recursos do orçamento federal e outras fontes previstas em lei.

*Condições iguais*
O deputado Damião Feliciano (UB-PB), autor da proposta, defende a criação de mecanismos que garantam recursos para o fortalecimento socioeconômico da população negra, permitindo sua “participação do jogo econômico em condições igualitárias”. A PEC estabelece um aporte mínimo de R$ 20 bilhões da União para o fundo, com R$ 1 bilhão anual após a promulgação da emenda.

*BlaBlaCar*
O BlaBlaCar retomou a oferta de caronas com origem ou destino no Paraná, após o TJ-PR revogar a liminar que proibia as atividades desde dezembro de 2024. O aplicativo de caronas conecta motoristas com lugares vazios a passageiros que desejam viajar para o mesmo lugar. As partes compartilham os custos da viagem, como combustível e pedágios.

“Daqui pra lá*
“A proposta é vir de lá pra cá. Nós queremos que seja daqui pra lá” – do prefeito Douglas Fabrício (CD) sobre o projeto do governo do Estado para duplicação da rodovia (PRC-466) que liga Campo Mourão a Pitanga e por onde as obras vão começar.

*Festival da Coxinha*
O vereador Renan Ceschin (Pode) apresentou projeto de lei que prevê a criação do Festival da Coxinha com a inclusão no calendário oficial de Curitiba. A proposta é realizá-lo anualmente em maio e terá duração de três semanas. O projeto prevê que o evento acontecerá em bares e estabelecimentos gastronômicos, que oferecerão diferentes versões e preparos do salgado. Além disso, a programação poderá incluir competições entre bares participantes, degustações, workshops culinários e promoções especiais.

*Lei contra Janja*
A deputada Rosângela Moro (UBl) apresentou projeto de lei que endurece as regras sobre a decretação de sigilos em gastos de chefes de Estado e familiares. Rosângela também sugeriu outra mudança na legislação, que inclui cônjuges de chefes do poder executivo entre as autoridades sujeitas à Lei de Acesso à Informação. As investidas da deputada têm como alvo os gastos da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

*Enem dos Concursos*
O Ministério da Gestão e Inovação publicou o resultado final do Enem dos Concursos. A lista conta com 6.640 aprovados e aprovadas para vagas imediatas ou convocadas para cursos de formação e das pessoas que passam a compor as 13.280 vagas do cadastro de reserva. As 2.305 pessoas que disputam cargos com curso de formação, iniciarão a última etapa do concurso a partir de março ou abril Por sua vez, para as 4.335 aprovadas em cargos sem curso de formação, a expectativa é que a convocação efetiva pelos órgãos seja feita entre o final de abril e o início de maio.

*Inclusão Social*
Com o crescimento de 9,3% da renda domiciliar por pessoa nominal, conforme divulgado pelo IBGE, reforça a perspectiva de um crescimento inclusivo no Brasil, com queda na desigualdade de renda. Pelas contas de Marcelo Neri, diretor da FGV Social, a renda domiciliar per capita do trabalho, já descontada a inflação, cresceu 7,08% no quarto trimestre de 2024 frente igual período do ano anterior. Só no Nordeste, o avanço foi de 13%. Isso num trimestre em que a inflação e o dólar estavam mais altos.

*Avanço*
O nível de instrução da população do Paraná avançou nos últimos 12 anos, de acordo com os dados educacionais do Censo de 2022, divulgados pelo IBGE. Enquanto a proporção de pessoas com 25 anos ou mais sem instrução ou com ensino fundamental incompleto caiu de 49,15% em 2010, para 33,95% em 2022, o número de pessoas com ensino superior aumentou de 12,75% para 20,74%.

*Avanço II*
Os dados ainda mostram que, atualmente, 31,18% dos adultos do Paraná têm ensino médio completo ou superior incompleto, quase 9% a mais do que a proporção da década anterior, quando 22,87% das pessoas com 25 anos ou mais tinham este nível de instrução. Já a proporção de adultos com somente ensino fundamental completo ou médio incompleto caiu de 15,04% para 14,13% entre 2010 e 2022.

*Mudança*
Uma proposta de alteração na Lei Rouanet, apresentada pela deputada Missionária Michele Collins (PP-PE), visa incluir manifestações artísticas relacionadas à religiosidade entre os projetos financiáveis pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura. A deputada justifica a proposição argumentando que “a religião é um fenômeno cultural que, inclusive, influencia outras culturas”. “De maneira que podemos afirmar que os aspectos relacionados à cultura devem ser considerados na religião. Eventos religiosos populares no Brasil, como a Paixão de Cristo, são manifestações culturais.”

Compartilhe

plugins premium WordPress