É o Clipping! AS NOTAS POLÍTICAS MAIS AGITADAS DESTA QUARTA-FEIRA (03) NO PARANÁ E NO BRASIL!

rferere3r3323

*Aprovadas*
O TCE acatou o recurso do ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (UB), e aprovou as contas de sua gestão em 2019. Roveda, atual presidente do Detran-PR, deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2016, mas não pelo União Brasil. “Quem decide meu futuro partidário é o governador Ratinho Júnior (PSD)”, disse Santin.

*Desembarque*
O PP e o UB formalizaram a federação União Progressista e decidiram se afastar do governo Lula (PT). Foi deliberado que os ministros André Fufuca (Turismo) e Celso Sabino (Turismo) terão um prazo (até o fim de setembro) para deixar o governo e reassumir seus mandatos na Câmara dos Deputados. Os também ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico de Siqueira Filho (Comunicação) poderão permanecer, pois foram indicados pelo presidente do Senado, David Alcolumbre (UB). O PP controla a Caixa Econômica Federal.

*Cantil cheio*
Segundo apurou Ana Clara Costa, do podcast Foro de Teresina da revista Piauí, os ministros do UB e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, não vão deixar os cargos no governo Lula (PT) até encher o cantil para as eleições de 2026.

*Na presidência*
O blog Politicamente adianta que o senador Sérgio Moro deve assumir a presidência do União Brasil no Paraná, num acordo costurado com o atual presidente, deputado Felipe Francischini. O pedido de intervenção no diretório paranaense, feito por Moro e que seria julgado hoje no partido, foi retirado da pauta após o acordo, que deve ser anunciado nas próximas horas. Ao assumir o comando do partido, Moro dá mais um passo para a candidatura ao governo do Paraná em 2026.

Nota Oficial Progressistas Paraná*

A Executiva Estadual do Progressistas no Paraná, após reunião realizada nesta quarta-feira (3), informa que:

– Diante da assunção do senador Sérgio Moro à presidência do União Brasil no Paraná, partido que compõe a Federação União Progressista (UP), registramos que ainda não há consenso quanto à indicação da presidência da Federação no Estado;- A falta de consenso reflete na impossibilidade do registro de candidatura ao Governo do Estado, na Justiça Eleitoral;- O Progressistas reafirma seu compromisso em construir decisões de forma coletiva, ouvindo todas as lideranças.(Executiva Estadual do Progressistas/Paraná)

*Tô na átrea*
O ex-deputado Ricardo Gomyde (MDB) já é especulado para o lugar do deputado André Fufuca (UB) no Ministério do Esporte. Outro cargo que pode entrar na cobiça dos paranaenses é o Ministério do Turismo, hoje ocupado pelo deputado Celso Sabino (UB).

*Suspensão*
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo determinou a suspensão imediata dos processos seletivos abertos pela Secretaria da Educação para contratar monitores do Programa Escola Cívico-Militar. A decisão unânime é resultado de representação de um coletivo formado por deputados e vereadores que apontam possíveis impropriedades no edital lançado pelo governo paulista.

*O que pega*
Segundo o relator da decisão, Renato Martins Costa, a suspensão foi determinada devido à preocupação de que as contratações previstas poderiam ser permanentes, contrariando o princípio da temporariedade exigido pela Constituição Federal. Além disso, o TCE apontou a necessidade de comprovação da compatibilidade das despesas com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

*Chantagem*
Trump disse que os EUA podem ter que “desfazer” os acordos comerciais que fecharam com a União Europeia, o Japão e a Coreia do Sul, entre outros, se perderem um processo na Suprema Corte sobre a legalidade das tarifas comerciais. Trump, falando aos repórteres no início de uma reunião com o presidente da Polônia, Karol Nawrocki, disse que seu governo está pedindo à Suprema Corte que reverta uma decisão do tribunal de recursos dos EUA na semana passada que considerou ilegais muitas de suas tarifas comerciais. As informações são Agência Brasil.

*Desigualdade*
Pesquisa da Anatel e do Idec aponta a desigualdade na conexão digital no Brasil. Um destaque do estudo é o tempo sem internet móvel devido à falta de franquia de dados. O levantamento revela que 35% das pessoas com renda de até 1 salário mínimo e 35,6% das que recebem entre 1 e 3 salários mínimos ficaram sete dias ou mais sem acesso à internet móvel nos 30 dias anteriores ao estudo. Esse cenário se agrava para os consumidores de menor renda: 11,6% ficaram mais de 15 dias sem acesso, valor quase seis vezes maior do que o observado entre aqueles com renda superior a 3 salários mínimos (2,2%).

*Radioterapia*
A Itaipu Binacional entregou os novos equipamentos e sistemas de radioterapia ao Hospital do Câncer da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) de Umuarama. O investimento é de cerca de R$ 4 milhões e permitiu a modernização do acelerador linear, incorporando tecnologias como o VMAT (Terapia por Arco Modulado Volumétrico, na sigla em inglês) e planejamento assistido por Inteligência Artificial (IA). Essa iniciativa, em parceria com o hospital, visa melhorar a precisão, a segurança e a agilidade nos tratamentos, reduzindo efeitos colaterais e aumentando a capacidade de atendimento diário.

*Quatro anos*
O deputado Alexandre Curi (PSD) esteve em Brasília com Gilberto Kassab (PSD), Marcos Pereira (Republicanos ) e Baleia Rossi (MDB). Caso seja candidato e eleito, poderia propor ao então futuro governador Darci Piana assumir 30 dias de governo e ficar, a seguir, por apenas quatro anos ,abrindo caminho para que Ratinho Junior retome o governo em 2030, caso não seja eleito presidente da República.

*Asfaltômetro*
O governador Ratinho Júnior (PSD), o vice-governador Darci Piana (PSD) e o secretário Guto Silva (Cidades) lançaram o asfaltômetro, ferramenta que permite acompanhar em tempo real as obras do Asfalto Novo Vida Nova, que está levando asfalto, galerias pluviais, calçadas e iluminação de LED aos municípios paranaenses. Até o momento, o painel mostra que já são 362,77 quilômetros de ruas asfaltadas, com R$ 870,6 milhões já aplicados.

*Unificado*
O Senado Federal aprovou o projeto de lei que altera a forma de contagem do prazo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. O texto aprovado unifica em oito anos o prazo de impedimento para candidatura de políticos punidos pela norma eleitoral. O texto agora segue para sanção do presidente Lula.

*Procuradorias*
O Paraná tem 213 Procuradorias da Mulher atuando nas cidades, crescimento expressivo desde 2023, quando a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) assumiu a Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa. Naquele ano, apenas 113 unidades estavam em funcionamento. “São 100 novas procuradorias e não vamos parar por aqui. Até o final de 2026, o compromisso é ampliar ainda mais o número de unidades, oferecendo acolhimento e suporte às mulheres em situação de violência”, disse a deputada.

Vê se pode*
Já estão em vigor as novas regras de solicitação de visto para os EUA. A partir de agora, a entrevista presencial com um funcionário do consulado será obrigatória, mesmo para crianças e adolescentes menores de 14 anos e idosos a partir de 80 anos, antes isentos de entrevista. No Brasil, os consulados americanos funcionam em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

*Aumento*
Com a divulgação do IBGE que apontou Curitiba com 1.830.795 habitantes, a Câmara Municipal de Curitiba precisa aumentar a representatividade de 38 vereadores para 41 a partir da eleição de outubro de 2028, conforme resolução do TSE. Ainda não há uma data para a Mesa Executiva enviar para plenária a resolução do novo número de cadeiras, mas alguns vereadores arriscam a comentar que isso só deverá ocorrer após as eleições de 2026. As informações são do Blog do Tupan.

Compartilhe