É o Clipping desta quinta feira (21) ! Fique por dentro nas notas políticas de hoje !

lrfgrgre

*Em Maringá*
O deputado Alexandre Curi (PSD) vai encontrar nesta sexta-feira (22), a partir das 18h, na Associação Esportiva de Maringá, os prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresariais de Maringá e região. Alexandre Curi vai fazer uma prestação de contas e também vai discutir os desafios futuros do Paraná.

*Repúdio*
“No próximo dia 9 de setembro, a UFPR sediará um evento que, embora publicamente apresentado como uma palestra jurídica sobre o STF e a interpretação constitucional, na prática se configura como uma ação política da extrema-direita, promovida por figuras abertamente hostis ao Estado democrático de direito”, diz a nota de repúdio que a coluna recebeu.

*Repúdio II*
“O evento contará com a presença de Guilherme Kilter, vereador do Partido Novo e militante bolsonarista, cuja atuação política flerta explicitamente com o fascismo contemporâneo, e de Jeffrey Chiquini, ambos fotografados recentemente ao lado de Deltan Dallagnol usando camisetas com dizeres como “# ForaMoraes” e “# FreeBolsonaro”. Não se trata de mera divergência ideológica ou de pluralismo no campo do Direito, mas da utilização da liberdade acadêmica como escudo para discursos autoritários, antidemocráticos e desestabilizadores”, continua a nota.

*Novo modelo*
O diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, disse nesta quinta-feira, 21, que a redução de 45% nas alíquotas do IPVA, anunciada pelo governador Ratinho Junior (PSD), traz uma mensagem poderosa ao Brasil. “É possível governar com responsabilidade, cortando gastos e devolvendo recursos ao cidadão”, disse Roveda que acompanhou o anúncio ao lado de Ratinho Junior e do secretário Norberto Ortigara (Fazenda). “Num país em que a palavra ‘imposto’ quase sempre vem acompanhada de aumento, o Paraná resolveu desafiar a lógica. Enquanto o Brasil inteiro discute novas taxas e elevação de carga tributária, o governo paranaense faz história anunciando o menor IPVA do país”, completou Roveda.

*Melhor deputado*
O deputado Zeca Dirceu (PT) foi escolhido pelo Prêmio Congresso em Foco como um dos melhores parlamentares da Câmara dos Deputados. O paranaense está entre os 10 parlamentares que mais se destacaram pela atuação no Congresso Nacional. A premiação, considerada a mais importante da política brasileira, reconhece deputados e senadores que se destacam pela atuação ética, transparente e comprometida com os interesses da população.

*Júri Técnico*
Zeca Dirceu foi escolhido pelo júri técnico do Congresso em Foco – um dos principais portais de notícias do país focado na cobertura das duas casas do Congresso Nacional: Câmara dos Deputados e Senado. “Receber este reconhecimento é uma grande honra. É um prêmio que não pertence apenas a mim, mas a todo o Paraná. Ele representa o resultado de muito trabalho, diálogo e compromisso com as pessoas”, disse o deputado logo após a entrega do prêmio em Brasília.

*Lula lá*
Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (21), mostra o presidente Lula (PT) liderando em todos os cenários de primeiro e segundo turnos. As coletas foram feitas em oito estados que concentram 66% do eleitorado nacional: SP, RJ, MG, PR, RS, GO, BA e PE. O levantamento foi realizado entre 13 e 17 de agosto de 2025, com 12.150 entrevistas presenciais. As informações são do Portal Metrópoles.

*Primeiro turno*
No primeiro cenário da disputa estimulada de 1º turno, a Quaest colocou Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, frente a frente. Lula aparece com 34% das intenções de voto. Bolsonaro soma 28%. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tem 8%; o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), 7%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), 3%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 3%. Indecisos são 4% e branco/nulo/não vai votar somam 13%.

*Cenários*
O segundo cenário inclui a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Lula aparece com 35% e ela tem 21%. Os demais são: Ciro, 9%; Ratinho Jr., 8%; Caiado, 4%; Zema, 4%. Indecisos são 5% e branco/nulo/não vai votar chegam a 14%. O terceiro cenário traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Lula tem 35% diante dos 17% de Tarcísio. Em sequência aparecem: Ciro, 11%; Caiado, 6%; Zema, 4%. Indecisos são 6% e branco/nulo/não vai votar registra 21%.

*Cenários II*
O quarto cenário testa o nome do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Lula aparece com 34% contra 15% de Eduardo. Os demais: Ciro e Ratinho, 10%; Caiado, 5%; Zema, 4%. Indecisos são 6% e 16% são os brancos/nulos/não vão votar. O quinto cenário de primeiro turno inclui o senador Flávio Bolsonaro (PL). Lula registra 35% contra 14% do filho do ex-presidente. Os demais são: Ciro, 10%; Ratinho, 9%; Zema, 6%; e Caiado, 5%. Indecisos são 5% e os demais representam 16%.

*Segundo turno*
A sondagem simulou nove possíveis confrontos diretos. Em todos eles, Lula venceria seus adversários. Contra Jair Bolsonaro, a vantagem seria de 12 pontos percentuais (47% a 35%). O desempenho de Tarcísio é o melhor entre os aliados de Bolsonaro. Ainda assim, Lula venceria: 43% a 35%. Já contra Michelle Bolsonaro, Lula aparece com 47%, contra 34% da ex-primeira-dama.

*Segundo turno II*
Nos demais cenários, o petista venceria Ratinho Júnior por 44% a 34%; Eduardo Bolsonaro por 47% a 32%; o governador Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, por 46% a 30%; Zema, por 46% a 32%; Caiado, por 47% a 31%; e Flávio Bolsonaro, 48% a 32%.

*Invertida*
Não prosperou a primeira tentativa do petista Renato Freitas de reverter no STF a punição imposta pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa que suspendeu as prerrogativas do deputado por 30 dias. Nesta quarta-feira (20), o ministro Cristiano Zanin julgou improcedente a reclamação proposta pelos advogados de Renato Freitas — que agora conta com o reforço de Guilherme Gonçalves e Antônio Carlos de Almeida Castro — , conhecido como Kakay. Cabe recurso da decisão ao próprio STF. As informações são do Blog Politicamente.

*Vem forte*
O secretário Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento) emplacou o irmão, José Tadeu Nunes Filho, na presidência do PL de Campo Mourão, base eleitoral do deputado, e ele vem forte na eleição de 2026 e possivelmente na eleição municipal de 2028.

*Na executiva*
O senador Sérgio Moro há mais de um ano vem tentando tirar o comando do União Brasil do deputado Felipe Francischini e até agora não conseguiu, mas agora ele vai ter mais uma chance de embaçar o lado do presidente estadual. Moro vai compor a Nacional a partir de 2026, ainda é incerto se ele terá o comando da Federação no Paraná. Lideranças do UB e PP trabalham para que o senador não seja o manda chuva para acertar as alianças para a eleição de 2026. Deputados federais falam que 70% dos filiados com cargo deixariam a legenda se Moro ficar com o cargo de presidente da Federação União da Progressista. As informações são do Blog do Tupan.

*Reunião da bancada*
O secretário Guto Silva (Cidades) se reuniu nesta quarta-feira (20) com a bancada federal do Paraná, em Brasília, não para conversar sobre o quadro eleitoral do Paraná para 2026, mas para os deputados federais acelerarem as entregas de projetos para o desenvolvimento dos municípios. Guto Silva pediu a liberação de mais investimentos através das verbas de emendas parlamentares.

*Atrativos*
O prefeito de Jaboti, Regis William (PSD), e presidente da Amunorpi, se reuniu com o secretário Leonaldo Paranhos (Turismo) em Curitiba. “Discutimos ações estratégicas para fortalecer o turismo no Norte Pioneiro. Entre os destaques, estão a aquisição da Fazenda Ásia Menor, com potencial para o turismo rural e cultural, e o investimento no Green Park, parque aquático em Jaboti, que promete ser um novo polo de lazer na região”.

*Mais atrativos*
“Também falamos sobre os atrativos naturais e culturais, como o Pico Agudo, o Parque dos Dinossauros, as Cachoeiras do Salto Cavalcanti e o Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, que têm grande potencial turístico. Tudo isso com o apoio essencial da Atunorpi, presidida pela dedicada Mara Mello, que tem sido peça-chave na articulação regional. Essas iniciativas vão muito além do turismo: geram empregos, fomentam o comércio e promovem o desenvolvimento sustentável”, destacou

*Casa da Mulher*
O governador Ratinho Júnior (PSD) e a secretária Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) anunciaram a construção de 30 novas Casas da Mulher Paranaense, um investimento de R$ 64,5 milhões. As unidades serão construídas em Antonina, Astorga, Campo Largo, Campo Mourão, Capitão Leônidas Marques, Centenário do Sul, Cianorte, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Loanda, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Paiçandu, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Reserva, Ribeirão do Pinhal, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, São Jerônimo da Serra, São
José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Toledo e Umuarama.

*Paraguay Business*
Ciudad del Este vai sediar entre 8 e 10 de setembro no Grand Nobile Hotel, a 16ª Edição do Paraguai Business Week que reúne três eventos: el Fórum Alto Paraná Invest, organizado pela Rede de Investimento e Exportação do Ministério da Indústria e Comércio; o 16ª Expo Paraguai Brasil, da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil; e o Expo Maquila da Câmara de Indústrias Maquiladoras Exportadoras.

*Filiação*
O empresário Deoclécio Duarte pretende reunir lideranças de mais de 30 cidades em Foz do Iguaçu na sua filiação ao PL no final de novembro (em dia a ser marcado). Deoclécio, pré-candidato a deputado estadual, deve formar a principal dobrada com o deputado Giacobo (PL) na reeleição para Câmara dos Deputados.

Compartilhe