*Lula e Peña*
Os presidentes Lula (Brasil) e Santiago Peña (Paraguai) vão inaugurar a segunda ponte entre o Brasil e Paraguai – Foz do Iguaçu e Presidente Franco – em dezembro deste ano, estima o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri. Em entrevista ao JPNews Foz, Verri disse que as obras dos acessos e estruturas da ponte devem ser entregues no dia 30 de novembro. Em reunião com o Dnit, o Ministério da Agricultura, Anvisa, Polícia Federal e a Receita Federal adiantaram que têm estrutura técnica e de pessoal para começar a trabalhar. “Esperamos que já nos primeiros dias de dezembro, dependendo, lógico, da agenda do presidente Lula e do presidente Santiago (Paraguai), vamos inaugurar a ponte com a infraestrutura técnica colocada em ambas as margens. No início, o fluxo será de caminhões para que a Ponte da Amizade possa ser liberada para o fluxo de turistas e compradores”.
*Dino em Jacarezinho*
O presidente da Primeira Turma do STF, ministro Flávio Dino, participa da abertura da 56ª Semana Jurídica no campus da Uenp em Jacarezinho no próximo dia 20 de outubro que terá como tema central “O STF e a Democracia”. Flávio Dino falará sobre os desafios atuais da democracia e a importância do STF na defesa dos direitos fundamentais, momento em que o equilíbrio institucional e a proteção das garantias individuais estão no centro do debate nacional. Com o eixo temático “Democracia e Direitos Humanos: desafios da atualidade”, a Semana Jurídica da Uenp vai reunir estudantes, professores, juristas e a comunidade acadêmica em torno de discussões que ultrapassam a sala de aula e dialogam diretamente com o futuro da Justiça no Brasil.
*Livro do Bobato*
O professor Nilton Bobato lança seu quinto livro “é proibido falar mal de Deus” neste sábado, 4 de outubro, às 10h30 na Livraria Telaranha (rua Ébano Pereira, 269) em Curitiba, “É um livro de contos, mas pode ser lido como um romance, pois a leitura é guiada pelas partes do primeiro decreto de um distópico golpe paramilitar e pelas peripécias de um professor que tenta convencer as pessoas de que Deus não existe. Enquanto isso, um Deus estressado quer acabar com o planeta. Em meio a essas duas séries transitam contos que tratam de paixões exageradas e várias prosas quase distópicas”, aponta Bobato sobre sua obra.
*É verdade*
“O último episódio de violência política cometido pelo deputado Ricardo Arruda (PL) foi a gota d’água. Mais uma vez, vimos ataques covardes às mulheres dentro da Assembleia e não dá mais para normalizar isso. Por isso, a Bancada Feminina se reuniu com o presidente para cobrar uma resposta firme e urgente. Esses ataques contra deputadas, ministras e as mulheres em geral não podem ficar impunes” – da deputada Ana Júlia (PT) na reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD).
*APP-Sindicato*
A Chapa 1, APP Sempre Na Luta – Em Defesa da Escola Pública, venceu as eleições para comandar a direção da APP-Sindicato entre 2025 e 2029. Com o resultado, a professora Walkiria Mazeto foi reeleita presidenta do sindicato. A chapa de Walkiria obteve 84,24% dos votos válidos (21.748 votos), contra 15,76% (4.070 votos) da Chapa 2, APP no Chão da Escola – Lutar para Viver. Em branco e nulo totalizaram 361 votos.
*Depende do Ratinho*
Não é só Alexandre Curi (PSD), Guto Silva (PSD) e Rafael Greca (PSD) esperam a definição de Ratinho Júnior (PSD) quanto o candidato do governador na disputa ao governo do Estado em 2026. Os secretários Batom Preto (Saúde), Leonaldo Paranhos (Turismo), Santin Roveda (Detran), Ulisses Maia (Planejamento), Luizão Goulart (Administração) e Do Carmo (Trabalho) também esperam a definição de Ratinho Junior em qual cargo e por qual partido vão entrar na disputa no ano que vem.
*Depende do partido*
O depende do PSD (para escolha do candidato a presidente da República) dito pelo governador Ratinho Junior ao G1 foi interpretado pelos apoiadores de Alexandre Curi, Guto Silva e Rafael Greca como um recado sovre a escolha do candidato do partido ao Governo do Estado em 2026.
*Reestatiza*
O PT do Paraná incluiu a reestatização da Copel no programa de governo para 2026, disse o secretário-geral, André Vargas, na primeira reunião à frente da executiva estadual. Privatizada em 2023 pelo governador Ratinho Júnior (PSD), a companhia de energia elétrica virou alvo de críticas em meio aos sucessivos apagões no estado. Vargas, que pretende voltar à Câmara dos Deputados no próximo ano, afirmou que o partido lançará uma campanha de coleta de assinaturas e até uma lei de iniciativa popular para recuperar a empresa.
*Na disputa*
O ex-vereador curitibano Alexandre Leprevost anunciou que é pré-candidato ao Senado pelo União Brasil. Leprevost disse que os atuais senadores do Paraná, que são pouco combativos, além de não serem verdadeiramente independentes. “A falta de atuação dos atuais senadores junto ao povo do Paraná e o fato de políticos radicais estarem se colocando na disputa para as duas vagas nas próximas eleições me fizeram apresentar o meu nome como uma opção de aspecto moderado”, revelou.
*Quizumba*
Além de Leprevost, que promete colocar água no chope da pré-candidatura de Cristina Graeml, o deputado Ricardo Barros vai tentar emparedar o senador Sérgio Moro na disputa da federação PP/UB na escolha do candidato ao governo do Paraná. O PP não quer perder o time de seis deputados do PP no Congresso. Por isso lançou sua mulher, a ex-governadora Cida Borghetti, como pré-candidata – e vai fincar pé para que a escolha seja feita na convenção a ser realizada junto com o União Brasil do ex-juiz federal.
*Vou de Moro*
O presidente da Abrabar, Fabio Aguayo, pretende disputar a Assembleia Legislativa na eleição de quatro de outubro de 2026 em dobradinha com a deputada Rosângela Moro (UB). Aguayo tem como base as casas noturnas do Paraná e na semana passada, minutos depois dos disparos de um policial civil em um tradicional bar de Curitiba, ele já estava no local prestando assistência para o proprietário e cobrando punição ao policial que atirou nas costas de um frequentador.
*Vou de Cristina*
O professor Wilson Picler (MDB), em carta ao blog do Esmael Morais, disse considerar a jornalista Cristina Graeml – pré-candidata ao Senado pelo UB – “uma cidadã de bem e plenamente qualificada para exercer a função de senadora representando o espectro político de direita”. “Fui ao evento para prestigiá-la e parabenizá-la pela inteligente decisão de se filiar ao União Brasil. Tenho alta consideração e admiração pelo senador Sérgio Moro, que de acordo com pesquisas que encomendei independente, possui alta probabilidade de ganhar a eleição para o governo, já no primeiro turno”
*Tô na área*
Em mensagem ao blog do Zé Beto, o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) disse que às vezes, numa determinada etapa da vida, “a gente não precisa ter o potencial político maior que o dos demais, basta ter o maior número de amigos e a liberdade de conviver com pessoas, gostar de gente e ser querido pelos que reconhecem nossas marcas e heranças deixadas pelo caminho”. “Quantos políticos, depois de 61 anos de militância política e participação na vida pública, podem fazer isso que faço, numa praça pública sem ser vaiado, sem ser xingado , mas sim aplaudido e abraçado com respeito e carinho?”.
*Na área II*
“Não tenho conseguido ir nem a 40% dos eventos e solenidades que me convidam. E naqueles que compareço, o faço por gostar de gente, sou e sempre fui um ser a serviço da causa pública. Na maioria deles compareço sem qualquer interesse de receber apoio eleitoral, até porque não sei se vou disputar novas eleições”, comopletou.
*Referência*
O Fórum Mundial de Alimentos da Nações Unidas aponta o Programa Nacional de Alimentação Escolar como uma das ferramentas que ajudaram a tirar o Brasil do Mapa da Fome, marco anunciado em julho deste ano. Administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o PNAE repassa recursos para estados e municípios, que complementam o orçamento com orçamentos locais. A avaliação é do professor Daniel Baldoni, do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo e coordenador do Pnae.
*Choro livre*
“O choro é livre. Michele, a mulher do condenado Jair Bolsonaro, não pode apagar seu passado. E em Brasília até as pedras da praça dos 3 poderes sabem que a “santa” é do pau oco. Eu até acredito que as pessoas podem mudar, mas o passado é imutável. A justiça vai fazer seu papel, tenho certeza. Ali é uma quadrilha só. Ou alguém acha que a santa do pau oco não sabia dos esquemas do marido? Quantas jóias michele não embolsou que eram do poder público? Ficamos sabendo só do conjunto de diamantes porque a Receita pegou. E os que não foram pegos? É até uma piada uma criatura vil dessas me processar” – da ex-deputada Joice Hasselmann que disse que Michelle era amante de Bolsonaro antes de se casarem. Michele moveu uma ação contra Joice e pediu a exclusão do comentário da jornalista em podcast no Youtube. Em 19 de setembro, a juíza Thaís Araújo Correia, da 17ª Vara Cível de Brasília, negou a urgência em se excluir a gravação.