” É O CLIPPING” DESTA SEXTA FEIRA (28) ! FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS POLÍTICAS !

X

*Eleição no PT*
A eleição interna do PT Paraná, marcada para 6 de julho, promete acirrar os bastidores políticos com quatro candidatos fortes: Arilson Chiorato, Zeca Dirceu, Tadeu Veneri e Hermes Leão. A disputa testa alianças e pode definir o rumo do partido nas eleições de 2026.

*Proteção*
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que protege o patrimônio de crianças e adolescentes contra má gestão pelos pais, com medidas como prestação de contas e intervenção judicial em casos de abuso. Inspirado no caso Larissa Manoela, o texto altera o ECA e o Código Civil e segue para o Senado.

*Colheitas*
Os produtores do Paraná já colheram 90% da soja, com aumento de 14% na produção total devido à maior produtividade (3.673 kg/ha). A colheita da 1ª safra de milho está 92% concluída, e outras culturas, como batata-doce, mandioca e arroz, apresentam bom desempenho. Relatórios completos estão disponíveis no site da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento.

*Porco Moura*
O Paraná, vice-líder na produção suína nacional com 12,4 milhões de porcos em 2024 e 21,5% do mercado, se destaca também na criação da raça Moura. Conhecida por sua carne de alta qualidade semelhante a cortes bovinos premium quase extinta, resgatada pelo Projeto Porco Moura da UFPR. O plantel de 625 animais em 2014 pulou para 3.500 em 2024, dos quais 2.600 no Paraná.

*Acordo histórico*
O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, destacou na Assembleia Legislativa os investimentos socioambientais da usina e o acordo histórico para destinação de 3 mil hectares a indígenas Avá-Guarani, promovendo estabilidade na região. Ele também abordou o lançamento de um projeto com a Femipa para instalar energia solar em hospitais, economizando R$ 12 milhões por ano.

*UBS*
A prefeitura de Guaratuba implementou melhorias no atendimento das UBS com o sistema de demanda livre, reduzindo o tempo de espera. As unidades agora funcionam com triagem por enfermeiros, permitindo uma assistência mais eficiente e sem a necessidade de pegar “fichinhas”. Quatro médicos foram contratados para ampliar o atendimento.

*Mais que Energia*
Na Assembleia Legislativa, o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, destacou a importância do programa “Itaipu Mais que Energia”. Ele explicou os impactos positivos dessas ações nos 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, incluindo o litoral, e a relevância das parcerias com prefeituras e entidades sociais. A Itaipu também se mantém com tarifas de energia baixas, beneficiando a população.

*Licenciamento*
O governo do Paraná abriu consulta pública sobre a proposta de normas para licenciamento ambiental, com contribuições até 1º de abril. A nova lei visa dar segurança jurídica aos empresários, simplificar processos para atividades de baixo impacto e manter rigor para projetos de maior impacto ambiental. A legislação também prioriza o licenciamento de projetos de saneamento básico e infraestrutura viária.

*Papanicolau*
Neste ano, o teste citopatológico para a detecção do HPV, popularmente conhecido como papanicolau, será gradualmente substituído no SUS pelo exame molecular de DNA-HPV. Com isso, o tempo de intervalo entre as coletas, quando não houver diagnóstico do vírus, passará a ser de cinco anos. Já a faixa-etária para o exame de rastreio, quando não houver sintomas ou suspeita de infecção, permanece a mesma: de 25 a 49 anos. A mudança aumenta a eficácia do diagnóstico e reduz as mortes pela doença, que tem 17 mil casos anuais no Brasil.

Compartilhe

plugins premium WordPress