É O CLIPPING DESTA SEXTA-FEIRA (27)! AS NOTAS POLÍTICAS DO PARANÁ E DO BRASIL

manadae

*Interação*
O deputado Alexandre Curi (PSD) defendeu, presidente da Assembleia Legislativa, defendeu a interação permanente do legislativo estadual com as câmaras municipais de vereadores para a construção de políticas públicas que contribuam com o desenvolvimento das cidades paranaenses. “É fundamental sabermos, com precisão, o que cada cidade precisa – e quem conhece essa realidade são vocês, que estão nos bairros, no contato direto com a população e são legítimos representantes da sociedade”, destacou Curi na abertura do encontro da Acamop ( Associação das Câmaras e Vereadores do Paraná) em Curitiba.

*Escola do Legislativo*
Alexandre Curi também colocou a Escola do Legislativo da Assembleia à disposição dos vereadores. Ele destacou que o espaço está aberto para a oferta de cursos de capacitação e qualificação, tanto de legisladores quanto de servidores das casas de lei. “Reforçamos a estrutura deste espaço de aprendizagem, trazendo especialistas para falar sobre inovação, tecnologia e processos de modernização. Na Assembleia essa ferramenta apoia nosso plano estratégico que também envolve questões como, transparência, sustentabilidade e economia”, explicou.

*Ceasa em Foz*
A Ceasa Paraná realiza nesta segunda-feira (30) a disputa da licitação de áreas para a comercialização de hortigranjeiros e de produtos atípicos em sua unidade atacadista em Foz do Iguaçu. Ao todo, serão ofertados 15 lotes distribuídos em quatro pavilhões na modalidade de licitação de pregão eletrônico seguindo o critério de maior lance ou oferta por lote.

*Queijo na merenda*
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) encaminhou requerimento ao governador solicitando a inclusão do queijo colonial entre os itens da cesta básica estadual do Paraná. O objetivo da proposta é garantir isenção de ICMS ao produto, conforme previsto na Lei Estadual nº 14.978/2005. Atualmente, o queijo colonial não consta na lista de produtos beneficiados por essa isenção fiscal, diferentemente de outros queijos como o queijo prato.

*Indústria cresce*
Com início das aulas marcado para o dia 4 de agosto, o Senai Paraná está com matrículas abertas para cursos técnicos em mais de 30 municípios do estado. A terceira entrada do calendário letivo de 2025 traz opções nas modalidades presencial e EAD, com formações voltadas a setores industriais em expansão e com alta demanda por profissionais qualificados.

*Vagas*
As vagas estão abertas em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cianorte e outras. As áreas disponíveis incluem cursos em Automação Industrial, Mecânica, Manutenção Automotiva, Desenvolvimento de Sistemas, Segurança do Trabalho, Administração, Logística, Qualidade, Vestuário e muito mais.

*Federação*
O Solidariedade e o PRD oficializaram a criação da federação entre os dois partidos. O delegado Fernando Francischini será presidente da federação no Paraná. Francischini será candidato no ano que vem, depois de ter o mandato cassado em 2021 depois de ter sido eleito deputado estadual com 430 mil votos.

*Cassado*
O jornalista Angelo Rigon informa que o TRE-PR formou maioria para a cassação do diploma do vereador Odair de Oliveira Lima (PP) em Maringá. Os votos do PP serão mantidos e no lugar de Lima, assumirá o ex-vereador Onivaldo Barris (PP).

*Prouni*
O Ministério da Educação publicou o edital para o processo seletivo do Prouni do segundo semestre de 2025. As inscrições terão início na segunda-feira, 30, e seguem até 4 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever, é necessário ter participado das edições de 2023 ou de 2024 do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova da redação. O processo seletivo é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio.

*Bolsas*
O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior. Em 2025, a política pública completa 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.

*Sem gripe aviária*
A Organização Mundial de Saúde Animal declarou o Brasil como país livre da gripe aviária de alta patogenicidade em aves de produção comercial. A decisão marca o fim do processo técnico iniciado pelo governo brasileiro após o primeiro e único foco da doença em aves comerciais no território nacional, registrado em 15 de maio, dentro de uma granja comercial.

*Aumento*
A arrecadação federal no mês de maio alcançou R$ 230,152 bilhões. Esse resultado representa aumento de 7,66% em relação a maio de 2024, já descontada a inflação do período. Com esse patamar, a entrada de tributos nos cofres federais em maio foi a maior para o mês desde 1995, quando se inicia a série histórica da Receita Federal. Os dados foram divulgados pelo órgão nesta quinta-feira (26), em Brasília.

*Ratinho avança*
Em artigo no Estadão, o jornalista Ricardo Corrêa afirma que *enquanto Tarcísio, Caiado e Zema enfrentam entraves internos e impostos por Bolsonaro, o governador do Paraná se aproveita das dificuldades que atrasam aliados e tem vantagem sobre Eduardo Leite para tentar se firmar como opção do campo conservador em 2026″, “Em meio a uma profusão de nomes à direita, Ratinho Júnior (PSD), conta com uma vantagem em relação aos principais competidores por este campo do eleitorado a esta altura das articulações: a liberdade para se mobilizar sem o risco de ter seu projeto presidencial interrompido por entraves impostos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou por fortes divisões internas em suas legendas” – diz trecho do artigo.

*Zeca cresce*
No próximo dia 6 de julho, o PT do Paraná vai escolher o presidente estadual da legenda. O deputado estadual Arilson Chiorato concorre e tem o apoio da ministra Gleisi Hoffmann. O deputado Zeca Dirceu está na disputa e, dependendo do resultado, poderá olhar com mais atenção a possibilidade de concorrer ao Senado no ano que vem. Nas pesquisas feitas até agora ele é o mais bem posicionado do partido.

*Na torcida*
“O UB teve candidato a prefeito e não tem nenhum cargo comissionado na prefeitura. Apoiamos a melhoria constante no atendimento à população. Ficamos na torcida que a gestão seja de êxitos dentro das propostas apresentadas em campanha. Existiu um período pré campanha, estudos para apresentação de um plano de governo que se encontra registrado no TRE e período de transição. A partir de 1º de janeiro a população espera ser atendida pela atual gestão que só finda em 31 dez de 2028” – do candidato a prefeito pelo União Brasil, Zé Elias Castro Gomes, sobre o governo de Silva e Luna (PL) em Foz do Iguaçu.

*Torcida II*
“Não esquecendo que o atual prefeito tem muito conhecimento das demandas da população de Foz, enquanto DG da Itaipu recebeu inúmeras demandas, já que a gestão anterior apresentava projetos constantemente para que Itaipu resolvesse. Há pelo menos 5 anos vivendo os problemas da cidade e hoje tem a caneta para solucionar”, completou.

Compartilhe