O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou da entrega da Comenda Barão do Serro Azul 2024, na noite desta quarta-feira (6/11), no Graciosa Country Club. A honraria, uma das mais importantes do Estado, é concedida pela Associação Comercial do Paraná que, neste ano, homenageou o empresário Leonardo Petrelli Neto, presidente do Grupo RIC.
A Comenda é inspirada no fundador da ACP e herói nacional Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Os homenageados se destacam por sua contribuição à sociedade e pelos princípios e valores que fazem parte do legado deixado pelo Barão.
A cerimônia reuniu autoridades políticas, do Judiciário, empresários, representantes de vários segmentos da economia paranaense e de outros estados, ex-presidentes da ACP e sócios da Associação.
O compromisso foi um dos primeiros do qual Eduardo Pimentel participou desde a recente eleição vitoriosa para prefeito de Curitiba. Em seu discurso, ele lembrou que integrou a ACP. “A Associação Comercial é minha casa também. Lá, tive a oportunidade de conviver com Mário Petrelli, pai de Leonardo, o homenageado desta noite.”
Eduardo reafirmou compromissos feitos durante a campanha e destacou dois deles: “o primeiro é a profissionalização na nossa cidade para garantir empregos para os jovens, para os que querem voltar ao mercado de trabalho, aos que querem buscar novas oportunidades.” E foi aplaudido ao anunciar que, na primeira semana de seu governo, em 2025, constituirá uma comissão para tratar do Centro da cidade, com a participação de entidades que integram o chamado G7, formado por sete grandes instituições que discutem os interesses da economia do Estado. A ACP integra o grupo.
Em entrevista aos jornalistas, o prefeito em exercício destacou a importância do reconhecimento a Leonardo Petrelli. “Essa homenagem feita pela ACP é muito merecida. Leonardo Petrelli comanda um dos maiores grupos de comunicação do país, um grupo que proporciona informação com credibilidade. Venho trazer o meu abraço, do prefeito Rafael Greca e da cidade de Curitiba”, declarou.
Ele falou sobre a viagem do prefeito Rafael Greca a Barcelona, cidade onde Curitiba conquistou o título de Comunidade mais Inteligente do Mundo 2024. “Fruto de união e trabalho”, completou.
O presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, destacou a presença do prefeito eleito para o mandato 2025-2028. “Eduardo Pimentel também segue os passos do Barão rumo a uma Curitiba mais desenvolvida”, disse. Ele acentuou que a homenagem simboliza o reconhecimento a personalidades que dignificam a sua história.
“Você foi nosso escolhido por unanimidade”, declarou o presidente a Petrelli. “A empresa iniciada pelo saudoso pai, Mário Petrelli, leva comunicação de forma acessível e inovadora”, completou.
Comunicação regional
Vídeo apresentado aos convidados revelou indicadores do Grupo RIC, que é o maior conglomerado multiplataforma do Paraná, e sua presença na comunicação regional. O grupo emprega cerca de 700 pessoas e gera aproximadamente 5 mil postos de trabalho indiretos.
O homenageado falou da importância da sua família na construção da história do grupo iniciado pelo seu pai, Mário Petrelli, há 38 anos. Também falou da eleição para prefeito de Curitiba e salientou a importância da mídia aberta, de rádio e televisão, para o debate eleitoral. “Você pode expor as suas propostas e a população pode fazer a sua escolha”, declarou, dirigindo-se ao prefeito em exercício.
Na opinião do empresário, a presença do digital na vida das pessoas não diminui a importância dos canais da TV aberta para levar informações, entretenimento e prestar serviços aos cidadãos. “A comunicação não se resume aos canais digitais”, assegurou.
O secretário de Estado da Fazenda, Norberto Anacleto Ortigara, representou o governador do Paraná, Carlos Massa Junior, ao lado do secretário da Comunicação, Cleber Mata.
Presenças
O secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Pericles de Matos, vereadores e vereadores eleitos para o próximo mandato e gestores da Prefeitura de Curitiba participaram da solenidade. Dentre os deputados estaduais estava o primeiro-secretário da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Paraná, eleito presidente da casa para o biênio 2025-2027, Alexandre Curi, o bisneto do Barão do Serro Azul, Fernando Fontana, e o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti.
Entre as autoridades que já receberam a Comenda Barão do Serro Azul estão Leopoldo Senff (2023), Ratinho Junior (2022), Darci Piana (2021), Maurício Appel (2020), Rafael Greca (2019), Ratinho (2018), Luiz Edson Facchin (2017), Aníbal Tacla (2016), Sérgio Moro (2015), João Elísio Ferraz de Campos (2014) e Jaime Lerner (2013).