EDUARDO PIMENTEL SAI NA FRENTE NAS PESQUISAS EM CURITIBA

Quem diz que santo de casa não faz milagres está mordendo a língua em relação aos rumos da política na capital do estado. O santo de casa por aqui está mostrando serviço e com bons números em relação as pesquisas do ano passado e que não eram registradas. Nos meios políticos pode se dizer que é fato consumado que a aprovação da gestão de Ratinho Jr. e Rafael Greca são fatores decisivos nos números que ajudaram a colocar Eduardo Pimentel na ponta da primeira pesquisa registrada em Curitiba, mesmo que na leitura estão todos estão empatados dentro da margem de erro. Mas sair na frente sempre é importante a partir de agora, principalmente nas futuras consultas. IMPACTO PR. publica nesta semana detalhes das TRES pesquisas com muitas semelhanças nos números entres os candidatos que já despontam na frente e que poderão estar disputando o segundo turno na capita do estado.

OS FATORES:

O fato dos três políticos serem do mesmo partido e aparecerem no horário político do PSD em diversas inserções no final do ano amarrou ainda mais a imagem dos gestores com Eduardo sendo que a gestão de Greca na capital é aprovada por 68,2% dos eleitores da pesquisa e apenas 22,2% desaprovam, enquanto 9,6% dos ouvidos não sabem ou não opinaram. O que mais favoreceu Eduardo de acordo com a pesquisa é que o apoio de Greca aumenta em 40,9% a vontade de votar em tal candidato. Neste sentido, outros 17,2% falaram que o apoio de Greca diminui a vontade de votar no candidato, já35,8% opinaram que o apoio de Greca não altera em nada o próprio voto e 6,1% falaram que não sabem ou não opinaram.

JÁ EM RELAÇÃO AO GOVERNADOR RATINHO JR. que tem 74,7% de aprovação do governo e 17,6% desaprovam, enquanto 7,7% não sabem ou não opinaram. O apoio de Ratinho favorece em 49,8% dos entrevistados a votar nesse candidato, enquanto que 16,7% afirmaram que o apoio de Ratinho Jr. não tem interesse de votar no candidato apoiado pelo governador. Para 27,7% não faz diferença o apoio de Ratinho e 5,8% dos entrevistados não sabem ou não opinaram sobre o apoio do governador.

A superexposição de Eduardo na mídia como vice-prefeito e Secretário das Cidades demonstrando um trabalho ativo e acessível a todos nos bairros foi determinante para provocar essa infiltração da imagem dele nas classes mais humildes da periferia que não o conhecia e passou a ser um fator de comemoração entre os caciques do partido pelo efeito que provocou em pouco tempo, demonstrando que a dupla Greca e Ratinho serão os trunfos da candidatura até outubro na capital.

DADOS DA 1ª PESQUISA:

  • O levantamento feito pelo Instituto Radar, a primeira registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), para a corrida eleitoral municipal de seis de outubro de 2024, em Curitiba, surpreendeu e com empate técnico entre cinco candidatos, já que a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.  
  • A liderança na estimulada está com o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), com 15,8%; seguido pelos ex-prefeitos Beto Richa (PSDB), com 13,1%; Luciano Ducci (PSB), com 12,3%; o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), com 11,5%; o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), com 10,9%; Paulo Martins (PL), com 4,7%; Maria Victoria (PP), com 3,3%; Luizão Goulart (SD), com 3,2%; Carol Dartora (PT), com 2,6%; e Goura Narataj (PDT), com 2,5%. Brancos ou nulos e nenhum dos nomes relacionados, 7,8%; e 12,3% não sabem ou não opinaram.
  • Num segundo cenário sem Deltan Dallagnol, Paulo Martins e Beto Richa, Eduardo Pimentel tem 24%; seguido de Ney Leprevost com 19,2%; Luciano Ducci, 17%; Carol Dartora, 3,9% e Goura, 3,3%. Nenhum dos nomes citados, 13,4%. Não sabe ou não respondeu, 19,2%. Em um terceiro cenário, sem Beto Richa e Paulo Martins, Eduardo Pimentel lidera com 21,5 das intenções de votos; Luciano Ducci aparece com 17,4%; Ney Leprevost, 16,4%; Dallagnol, 12% e Paulo Martins, 4,4%. Nenhum dos nomes colocados no levantamento 10,9% e não sabe ou não respondeu, 17,4.
  • No quarto cenário, sem Ney Leprevost, Beto Richa, Paulo Martins e Deltan Dallagnol, Eduardo Pimentel lidera com 28,3%; seguido de Luciano Ducci, com 23%; Carol Dartora, 4,4 e Goura, com 3,4%. Nenhum dos citados, 18,4% e não sabe ou não respondeu 22,5%.
  • Na simulação para um segundo turno entre Eduardo Pimentel e Luciano Ducci, o vice-prefeito aparece na frente com 30,6% enquanto o provável nome da Frente Progressista de esquerda tem 28,8%.
  • No segundo cenário, com Eduardo Pimentel e Ney Leprevost, o candidato do PSD tem 31,6% das intenções de votos e o do União Brasil, 29,4%. Em um terceiro cenário, com Eduardo Pimentel e Deltan Dallagnol, o vice-prefeito tem 35,1% dos votos, contra 20,5% do ex procurador da Lava Jato.
  • A pesquisa também mostrou os candidatos com maior rejeição entre o eleitorado curitibano. O mais rejeitado é o ex prefeito Beto Richa com 36,7%; seguido de Goura Narataj, 4,9%; Deltan Dallagnol, Maria Victoria e Ney Leprevost com 4,5%; Luciano Ducci 3,3%; Carol Dartora 3,1%; Eduardo Pimentel 2,2%; Paulo Martins 1,8% e Luizão Goulart 1,3%. Não sabe ou não opinou 34,6%.
  • O levantamento, feito e contratado pelo Instituto Radar Inteligência, tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, 816 eleitores curitibanos foram ouvidos nos dias 11, 12 e 13 de março. O intervalo de confiança é de 95% e o registro na Justiça Eleitoral é PR-07339/2024

DADOS DA 2º PESQUISA

A segunda pesquisa eleitoral registrada para a prefeitura de Curitiba, realizada pela Paraná Pesquisa nesta quinta-feira (21) da TV Band, demonstra uma disputa acirrada novamente entre os cinco pré-candidatos e todos empatados dentro da margem de erro no levantamento espontâneo e estimulado.

                                                         No espontânea, sem citar nenhum nome para o eleitor Eduardo Pimentel (PSD) segue na frente com 5,3%, em segundo Luciano Ducci (PSB) com 1,6%, Ney Leprevost (União Brasil) com 1,3%, Deltan Dallagnol (Novo) com 1,1%, Paulo Martins (PL) com 0,8%, Beto Richa do PSDB e Goura do PDT ficaram com 0,4%, a petista Carol Dartora  por 0,3% e Cristina Graeml (PMB) e Luizão Goulart (SD) tiveram 0,1%.Um item importante da pesquisa espontânea  é que 72,3% demonstram afirmar que não sabem ainda em que votar para prefeito, ou seja de cada 10 eleitores , 7 ainda não definiu o seu candidato, gerando uma margem alta e que pode proporcionar a perspectivas de campanhas acirradas e com várias artimanhas de marqueteiros de agora em diante .                                                                                                                             PESQUISA ESTIMULADA

Na estimulada quando no disco ofertado ao eleitor consta o nome dos prováveis candidatos que estarão nas urnas em outubro.

                                  Novamente Eduardo Pimentel, do PSD, aparece na frente  com 17,4%, seguido de perto por Ducci com 15,9%, Beto Richa com 14,5%, Ney Leprevost com 13,1% e Deltan Dallagnol (Novo) com 11% .Nota-se que os nomes que lideram são os mesmos da pesquisa Radar, e os números também estão na margem de erro entre eles nas duas pesquisas, o que da um credibilidade entre os levantamentos por não apresentarem dados muitos discrepantes entre os pré candidatos. Alguns fatos observados foram os números de Cristina Graeml; Deltan que ainda não se sabe se poderá se candidatar; Bolsonaro ainda não veio para campanha no Paraná; Beto Richa apresenta a maior rejeição na pesquisa; Eduardo é o menos rejeitado e tem potencial para aumentar estes números com os apoios da máquina.                                                                                                                                                                           

Metodologia: O Instituto Paraná Pesquisa ouviu 800 eleitores, através de entrevistas pessoais, entre os dias 15 e 20 de março de 2024. A sondagem eleitoral tem um grau de confiança de 95,% e uma margem estimada de erro de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número PR-01504/2024.  

REJEIÇÃO    DOS CANDIDATOS                           DESAPROVAÇÃO DE LULA  CHEGA 59,9%                                                                                   

APROVAÇÃO DE GRECA  COM 72,9%                APROVAÇÃO RATINHO JR 74,8%

DADOS DA 3ª PESQUISA: AGILI PUBLICADA PELA RIC NESTA QUARTA FEIRA (27)

Deltan Dallagnol (NOVO) e Eduardo Pimentel (PSD) lideram a pesquisa de intenções de votos em Curitiba feita pelo instituto Ágili. Os dois estão tecnicamente empatados em 3 cenários analisados.

No cenário 1, com sete candidatos, Deltan Dallagnol lidera com 18,72%, seguido por Eduardo Pimentel com 17,84%. Em terceiro vem Luciano Ducci (PSB), com 11,93%. Beto Richa (PSDB) tem 10,43%, Carol Dartora (PT) tem 5,78%. Luizão Goulart (SOL) aparece com 4,15%, Goura (PDT) tem 3,77%. 15,08% não iriam votar em nenhum dos candidatos e 12,31% não sabem ou não responderam. 

No cenário 2, com seis candidatos, Deltan Dallagnol também lidera com 17,94%, seguido por Eduardo Pimentel com 16,56%%. Em terceiro vem Luciano Ducci, com 13,05%. Ney Leprevost (UB) está na quarta posição com 10,16%.  Beto Richa tem 9,91%,  Luizão Goulart aparece com 5,14%. 16,94% não iriam votar em nenhum dos candidatos e 10,29% não sabem ou não responderam. 

Um terceiro cenário, com seis candidatos, Pimentel é quem lidera com 18,44%. Ducci vem em segundo 13,05%. Em terceiro vem Ney Leprevost com 12,55%. Richa tem 10,54%, Paulo Martins (PL) 9,03%. Goulart  tem 5,40%. 19,70% não iriam votar em nenhum dos candidatos e 11,29% não sabem ou não responderam. 

Quando se apresentou um cenário com nove candidatos, Eduardo Pimentel aparece em primeiro, com 16,04%. Em segundo vem Dallagnol com 14,16%. Depois vem Leprevost com 10,40%, Ducci e Richa, com 9,40%, Martins tem 5,51%, Dartora 4,01%, Goura 3,88%, Goulart 2,38%. 13,53% não iriam votar em nenhum dos candidatos e 11,28%não sabem ou não responderam. 

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos entrevistados não são apresentados aos entrevistados, Pimentel lidera com 8,56%. Rafael Greca, que não é pré-candidato, pontuou com 5,54%. Dallagnol teve 2,02%. Todos os outros nomes não chegaram a 2%. 

O instituto também mediu as rejeições dos candidatos. Richa lidera com 43,11%. Seguido de Dartora 7,39%, Ducci 6,27%, Dallagnol 6,14%, Pimentel 4,26%, Leprevost 3,38%, Goura 2,51%, Paulo Martins 1,75%, Goulart 1,38%. 

A pesquisa foi feita entre os dias 21 a 25 de março e ouviu 800 eleitores por telefone. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5% para mais ou menos. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-01956/2024.

Compartilhe