ENTRE TOLICES, FRAUDES E MILITÂNCIA

CADEIRA POLITICA

Busco suporte na obra de Scructon para amparar a primeira etapa de meu comentário sobre as recentes decisões tomadas pelos políticos pátrios. Dito isto, a simples comparação do que disse e escreveu o cidadão Alckmin sobre o lulopetismo é suficiente para descrever sua adesão à campanha de Lulla, como um episódio sórdido de sincericídio, de desconstrução biográfica, como ouso escrever nunca testemunhei na historia deste País. Com efeito, faço eco às palavras do próprio Alckmin afirmando “o povo não é ingênuo, eles mudam as palavras e o discurso, mas Lulla, só quer o poder, só quer voltar ao lugar do crime”.   Ao filiar-se ao partido político auxiliar da linha esquerdista derramou-se em elogios a Lulla, chamando-o inclusive de salvação e resgate do Brasil. Tenho para mim que o uso de vocábulo “resgate” foi um óbvio deslize verbal do ex-chefe do Alexandre de Morais, quando secretário de segurança paulistano. 

Quanto à desprezível tentativa de buscar alicerçar o discurso tendo como linha condutora, a ideia da prática democrática, levou a silogismo de premissa absolutamente equivocada, seja pela postura pessoal de Lulla, que anuncia a quatro ventos ditadura de esquerda, seja pela conspurcação da palavra e, sobretudo do exercício do interesse do povo como forma de governo! 

O comportamento de Alckmin sem embargo levaria a quem competência para tal a demorada analise psicanalítica, todavia a nós mortais comuns nos leva a conclusão simplória e popular: SUJEITO CANALHA! 

MIAS DE TOLICES E MILITÂNCIA 

Acompanho como todos os paranaenses a trajetória política do cidadão mais vitorioso de nossa história política, o Senhor Roberto Requião! Seus feitos eleitorais estão escritos na pedra, bem como suas ações governamentais. Poderia, tivesse senso de oportunidade, como alhures já teve retira-se ao som de Elgar com Pompa e Circunstância! 

Como lhe falta bom senso e humildade mínima remexe em sua trajetória e similariza-se a líderes sem terra e ao ex-presidente condenado, que trafega livre ainda que condenado por chicana de limpeza de curriculum perpetrada em sede de STF. 

MILITÂNCIA 

Enganam-se aqueles que se surpreendem pela adesão e ou simpatia demonstrada por Requião à causa petista e ou Lullopetista! Lulla foi decisivo para vitória de 2002, e ajudou a ferrar Osmar em 2006! Inúmeros secretários de estado de 2002 já iniciavam seus discursos com “todas e todas”! Naturalmente agora iniciarão com “todes”! 

O então secretário de comunicação Airton alojava o MST no sagrado templo esportivo Ginásio Almir de Almeida. Aliás, abro aqui parêntese para lembrar que nem Requião em 3 governos nem um outro govenador, incluindo o atual, teve a dignidade, a decência e o respeito ao esporte para construir um ginásio de esportes adequado à capital do Estado, crítica válida também a todos os Prefeitos de Curitiba. Fecho e volta ao tema, para afirmar que em Londrina Roberto Requião esqueceu que o tempo é outro e discursou para os apedeutas presentes! 

Pediu carona no Barco de Caronte, atravessou o rio, moeu a propriedade privada, zombou dos cristãos, pois exigiu “firma reconhecida de Deus” e apoplético exclamou: “Lasciate ogni speranza voi che entrate”

Não é preciso enfatizar que Roberto Baggio, Stédile e Lulla aplaudiram em frenesi, mas há que destacar a emoção de Gleyse que foi às lágrimas!  

ROBERTO TIK TOK SUBSTITUE BOB BIGORRILHO! 

Em ação de marketing que visa combater a imagem que o distancia dos jovens Bob, passou a frequentar o TiK Tok! Confesso que espero ansioso por episódio de eventual dança! Todavia Roberto Requião candidata-se ao Governo, portanto tem o dever de se comunicar com os eleitores do Estado em sua totalidade. Comete nesta etapa o mesmo erro que a imensa maioria dos políticos em destaque mundo afora, inclusive Lulla e demais candidatos à presidência. O discurso meramente ideológico é segmentado dirigido a bolhas e como tal se distancia do todo afastando de plano todo e qualquer cidadão que se preocupe de fato com o futuro do Estado e do País. Claro esta estratégia tem origem na esquerda de Gramsci e nunca abandonada nem pelo nonsense parisiense. O realmente difícil é explicar para o Manduca do Morro da Gasolina o porquê dos políticos agirem assim! 

MOVIMENTAÇÕES PARTIDÁRIAS 

Muito mais do mesmo em realidade. A maciça adesão do Iguaçu boys nada muda, pois eles a rigor estão no partido do Governador desde o inicio do Governo. Na condição do Iguaçu boys and girls, estão dos os deputados da dita bancada, a saber, os que votam no que o governo manda, invariavelmente. 

A rigor até agora a mudança real aconteceu com  a Deputada Aline Sleutjes que passa a faze parte do projeto do PROS. Neste caso especifico é necessário analisar com cautela o andar da carruagem considerando o que representou o partido até agora. Sempre foi um apoiador inconteste de Lulla e Dilma. Como se sabe a Deputada tem apoio de parcela bolsonarista para sua caminhada em busca de uma candidatura ao Senado, da qual, segundo declarações repetidas ela não abre mão! Os próximos passos de Toninho Wanscher precisam ser acompanhados, realçando que o Deputado é um pragmático e vencedor! 

O União Brasil vai de Ratinho Jr. e Bolsonaro como não seria diferente considerando que Fernando Francischine quer reeleger Felipe e tem compromisso de eleger a vereadora Flavia deputada estadual, o que ela já seria inclusive, como Fernando sabe e bem! 

GOVERNO 

Cada dia que passa vai ficando mais claro que na vera, vera mesmo, vamos ter três candidatos: Requião, Ratinho e César Silvestre. Enquanto Requião e o Governador estão em franca campanha, ainda aguardo a manifestação clara dos líderes do PSDB, em especial do Sr. Beto Richa, comprometendo-se de forma definitiva com a campanha do jovem guarapuavano. 

Existe nesta leitura a considerar uma grande possibilidade de crescimento da terceira via. Porquanto no caso paranaense, há que realmente ponderar o “tertius” como opção qualificada. Silvestre vem de tronco político respeitado e já mostrou indiscutíveis qualidades, quer como político na esfera legislativa quer como político na esfera executiva. Representa o jovem experiente, o que sem embargo pode lhe favorecer muito.  

SENADO: SACUDIRAM A GOIABEIRA 

Primeiro, foi a de bacle da pré-candidatura tão cantada em prosa e verso de Guto Silva, que fez parte de um movimento orquestrado pelo PP com concordância dos lua preta palacianos. Tal movimento consolidou, pelo menos em tese, a candidatura do deputado federal Paulo Martins, com apoio de Ratinho Júnior e Bolsonaro, conforme múltiplos relatos da não menos famosa reunião de segunda-feira. Como já escrevi acima, a deputada Aline Sleutjes  finalmente encontrou um partido para chamar de seu, e albergar sua pré-candidatura ao Senado. Neste ponto, destaco sua tenacidade e enorme capacidade de trabalho. 

Gostaria de lembrar ao leitor que muito se fala na candidatura Lulla-Requião; mas poucos têm lembrado que a esquerda paranaense estará unida em torno de um só nome para o Senado. Por amor à história, lembro que o Senador (a) mais votado desde 1853 foi exatamente uma mulher, e ela tem nome: Gleisi Hoffman! Pode estar aí a escolha petista, sem olvidar outros nomes, como por exemplo o combativo e sério deputado Tadeu Veneri. 

Por derradeiro, me informa os 3 da “armata” do Senhor Álvaro, a saber: Paulo Abbas, Paulinho e Gustavo que o Senador que está fechado em copas, abre sorrisos a cada vez que se incorpora um novo nome à disputa. Dizem os mais próximos que o Senador costuma lembrar a todos que o nome dele é Álvaro Dias, e que ele tem história no Paraná. 

Claro, outros nomes poderão surgir, mas a análise atualizada, data vênia, é esta. 

NOVIDADES! 

Sou ouvinte assíduo dos programas de Denian Couto na MERCOSUL e de Marc Souza na Jovem Pan. Claro que sou ouvinte porque gosto deles e admiro suas qualidades profissionais. Dentre estas, uma delas é a interação promovida por ambos em seus programas, com seus ouvintes. É exatamente dessa interação que extraio que o eleitor paranaense está ávido por pessoas que divirjam do comportamento dos atuais legisladores estaduais e federais. 

É insistente por parte dos ouvintes, inclusive, o pedido para que novas opções sejam oferecidas ao eleitorado. Nesta esteira, encontro o nome de Santin Roveda, que nesta semana, bem a propósito do comentário, lançou obra literária nominada “O Compromisso de Inovar”. Santin representa o meu amado sul do Estado, e foi competente Prefeito de União de Vitória. 

FUTEBOL 

Grande parte da minha vida foi relacionada com futebol. Quando jovem, fui medíocre lateral direito no time do Tuca da Sociedade União Juventus. Depois, na condição de professor de Educação Física, fui preparador físico do Esporte Clube Pinheiros e do Colorado Esporte Clube, onde aprendi muito com Geraldino e Armando Renganeschi. A posteriori, fui vice-presidente de futebol do Coritiba Futebol Clube, onde aprendi muito mais com o meu técnico Oswaldo Brandão. O mais importante que aprendi com todos e com tudo que vivi, é que jogo de futebol se ganha no campo; mas que camisa tem peso. Na quarta-feira (23) o Coritiba Futebol Clube provou que camisa tem peso, sim; e fez lembrar a todos que na história já aconteceram 350 Atletibas, e que o verde venceu 136, e o Athletico, 112; com uma diferença de gols pró-Alviverde de 53. É óbvio que domingo tem mais, mas respeito é bom, especialmente quando se trata da equipe do Alto de Todas as Glórias! 

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI: 

Dia 29 Curitiba faz aniversário. Sem máscara. Amém! 

Compartilhe