O Prefeito Eduardo Pimentel participou neste domingo (7/12) da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorrer, até 15 de dezembro, diversos bairros de Curitiba. Muitas famílias saíram às ruas para aguardar a passagem da nostálgica e iluminada locomotiva.
Decorada com 800 metros de mangueiras de LED, a locomotiva a vapor Mallet 204, fabricada em 1950 e única em operação na América do Sul, promete levar alegria ao público com sua passagem pelos trilhos da cidade, levando a bordo o Papai Noel.
A promoção do evento é da Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil.
Na viagem inaugural o prefeito assistiu da janela a empolgação de adultos e crianças durante a passagem da locomotiva.
“Uma alegria ver a Maria Fumaça passando pela cidade e as famílias acenando. Cada celular captou uma imagem, um vídeo; a Maria Fumaça e a cidade de Curitiba estão nos grupos do WhatsApp e redes sociais rodando o Paraná e o Brasil. Agradeço a Rumo por fazer com que a Maria Fumaça do Natal passasse aqui na nossa cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
A Maria Fumaça também serve de cenário para um espetáculo musical. Uma das apresentações aconteceu neste domingo e a próxima vai ser no dia 15 de dezembro, às 19h15, na sede da operadora de transporte ferroviário Rumo no bairro Cajuru (Rua Emílio Bertolini, 100, esquina com Rua Toufic Raad).
“Rumo ao Natal é resultado de um intenso trabalho de colaboração entre a Rumo, prefeituras, mobilizadores culturais e outros agentes que se dedicam a preservar a cultura e a memória ferroviária. Além disso, o evento é uma oportunidade para conscientizar e estreitar laços com as comunidades que convivem com a nossa ferrovia”, destaca Tatiana Montório, coordenadora do Instituto Rumo.
PR e SC
Além de Curitiba, a Maria Fumaça Iluminada da Rumo irá percorrer várias cidades da Grande Curitiba, interior do Paraná e Santa Catarina. O roteiro do trem começou no dia 2 de dezembro, em Mafra (SC), com passagens por municípios paranaenses como Lapa, Ponta Grossa, Pinhais, Balsa Nova, Piraquara, Morretes, Antonina, Paranaguá e Araucária. A locomotiva segue com sua programação até 21 de dezembro.
- Programa em família
Para muitos moradores, o evento já se tornou parte do calendário afetivo das festas de fim de ano, unindo memória, cultura e o impacto visual da locomotiva que ilumina os trilhos por onde passa.
Viviane Pereira estava com o marido e a filha no bairro Jardim Botânico aguardando a passagem do trem. Segundo ela, o programa já virou uma tradição da família.
“Faço questão de trazer a minha filha para ver a passagem da Maria Fumaça e também para conferir as outras programações do Natal. Curitiba está linda e gostamos de aproveitar”, diz Viviane.
William Luca de Souza e a esposa convidaram um casal de amigos para acompanhar a passagem do trem porque sabiam que o filho desses amigos ama trens. O pequeno João Paulo aguardava a Maria Fumaça segurando um trenzinho de brinquedo.
“Normalmente vemos a passagem do trem da sacada, mas hoje decidimos descer para que o João Paulo possa ver de perto o trem do Natal todo iluminado. Adoramos esses eventos natalinos”, comentou William.
Confira a programação completa no site do Rumo ao Nata