Festa cívica para as crianças abre as comemorações da Semana da Pátria em Curitiba

00405861

O pátio interno da Rua da Cidadania do Tatuquara foi palco, na manhã desta sexta-feira (1/9), de uma grande festa cívica. Ali se reuniram cerca de 500 crianças de escolas municipais das regionais Tatuquara, CIC e Bairro Novo, que além de curtir as brincadeiras com o personagem Curitibinha (o autor Douglas Perez) também acompanharam a apresentação do Auto da Independência, evento que abriu as comemorações da Semana da Pátria em Curitiba.

As crianças estudam nas escolas municipais Carlos Drummond de Andrade, Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto, Newton Borges, Professora América da Costa Saboia e UEI América da Costa Saboia. Foram recebidas pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que falou da responsabilidade conquistada com a independência do Brasil, ocorrida há 201 anos.

“Ser independente é ser livre e nós somos independentes quando estudamos, quando respeitamos as crianças e quando servimos e respeitamos a Pátria”, disse a secretária.


Esperança no futuro

O administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz, falou que as crianças representam a esperança no futuro.

“Hoje estamos tirando a história dos livros para comemorar os 201 anos de independência do Brasil, alicerçados pela Constituição. E nada mais justo do que comemorar com as nossas crianças, porque, como já bem disse o prefeito Rafael Greca, vocês são a forja do futuro do rosto da cidade”, disse.

O evento também contou com a participação da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, e do diretor de Ação Cultural, Edson Bueno; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida; do chefe de gabinete do vice-prefeito, Ricardo Andreazza; além de professores e servidores.

Incorporação da bandeira e encenação

Antes da encenação, foi realizado o ato de incorporação da Bandeira Nacional. Guardas municipais trajando farda de gala levaram as bandeiras do Brasil do Paraná e Curitiba até o pedestal e a Banda Lyra executou o Hino à Bandeira.

Na sequência foi realizada a encenação do Auto da Independência. Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, o espetáculo retrata os principais momentos que levaram à separação entre Brasil e Portugal no dia 7 de setembro de 1822, destacando o papel da princesa Leopoldina no processo da independência.

O espetáculo é conciso e dinâmico, mas dá uma ideia da grande pressão que a corte portuguesa fazia sobre o príncipe regente, D. Pedro, para que retornasse à Europa com a sua família e retroagisse o status do Brasil para colônia.

A encenação reproduz o momento em que a princesa Leopoldina, aconselhada por José Bonifácio, escreve uma carta ao marido, Dom Pedro I, incentivando-o a romper com Portugal. A peça culmina com a entrada de D. Pedro, em seu cavalo, dando o grito “Independência ou Morte”.

Crianças vibram com espetáculo

Foi justamente a entrada triunfal de D. Pedro montado a cavalo que mais chamou a atenção da curitibinha Mariana Vitória, 10 anos. “Gostei muito do espetáculo e de conhecer mais a história do Brasil”, disse Mariana, que estuda na EM Paulo Rogério Esmanhoto.

Raphaela Eloísa Yed, 10 anos, também adorou o espetáculo.

“Gostei do D. Pedro montado no cavalo, da Maria Leopoldina e da história da independência”, comentou a garota, que estuda na EM Professora América da Costa Saboia.


Próximas apresentações do Auto da Independência

Segunda-feira (4/9)
15h – Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
(regionais Matriz, Santa Felicidade e Boa Vista)
Terça-feira (5/9)
10h – Rua da Cidadania do Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1700
(regionais Pinheirinho e Portão)
Quarta-feira (6/9)
10h – Rua da Cidadania do Boqueirão – Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430
(regionais Boqueirão e Cajuru)

Programação de desfiles da Semana da Pátria

Domingo (3/9)
9h – Regional Pinheirinho – Avenida Winston Churchill
Desfile Cívico
Quinta-feira (7/9)
Desfile de 7 de Setembro – Avenida Cândido de Abreu

Compartilhe