FIQUE POR DENTRO COM “É O CLIPPING!”

FSFFFE

*Prefeitos em Foz*
Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e deputados são esperados em Foz do Iguaçu de 12 a 14 de fevereiro no evento Paraná Mais Cidades. O encontro, no Rafain Palace, é organizado pela AMP, Sebrae, Assembleia Legislativa e Governo do Estado e deve reunir mais de duas mil pessoas. No Paraná Mais Cidades, o Estado leva toda a estrutura para conversar com os prefeitos e a Assembleia Legislativa deve fazer mais uma sessão itinerante. O evento tem apoio do BRDE, Celepar, Copel, Sanepar, Detran-PR, Fomento Paraná, Paraná Projetos e Portos do Paraná.

*Estou na disputa*
O governador Ratinho Junior (PSD) reafirmou a vontade de disputar a Presidência da República em 2026. “O Brasil precisa estar incentivando novas lideranças. Quando falo novas, eu não falo de idade, falo nova de lideranças para você não ficar apenas num Fla-Flu político ou dependendo de um, dois ou três atores na política. É muito ruim para um país do tamanho do Brasil você ter poucas lideranças políticas que possam, não falo nem ganhar eleição, mas apontar um caminho, debater alguns assuntos, criar possibilidade do Brasil ter uma nova visão de futuro de planejamento”, disse à Band FM de Curitiba.

*Especulações*
Sobre a possibilidade de ser vice-presidente, Ratinho Junior explica que são especulações naturais do cenário político. “Nunca tive essa conversa com o presidente Bolsonaro, nunca foi cogitado por mim. É claro que tudo isso são possibilidades políticas que a própria imprensa acaba colocando. Esses dias saiu que a Michelle [Bolsonaro] poderia ser minha vice. Eu nunca conversei isso com ela, nem com o presidente Bolsonaro, mas acaba tendo uma especulação”.

*Enio e Zeca*
Neste sábado, 17, em Paranaguá, os nomes de Enio Verri (presidente da Itaipu Binacional) e do deputado Zeca Dirceu foram mais lembrados na plenária da CNB (Construindo um Novo Brasil) – corrente majoritária do PT – para a disputa ao Governo do Estado e ao Senado Federal em 2026. Os nomes de Enio Verri e Zeca Dirceu foram defendidos pela deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e pelo deputado Arilson Chiorato, presidente estadual da sigla.

*Novo IML*
Aos secretários Coronel Hudson (Segurança) e César Neves (Saúde) definiram a construção de novas unidades do IML e da Delegacia Cidadã em Jacarezinho. O investimento é de R$ 12,7 milhões. O IML vai atender toda a região formada por 25 cidades e 340 mil habitantes.

*Sem essa*
Aproximadamente 1.200 candidatos eleitos em 2024 foram retirados da lista de beneficiários do Bolsa Família e do Auxílio Gás. De acordo com o governo federal, o pagamento fica suspenso a partir deste mês, janeiro de 2025. Além disso, famílias dos eleitos que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) não poderão solicitar o acesso ao Bolsa Família. A vedação de acesso aos programas sociais vale durante o período dos mandatos. De acordo com o balanço do governo, dos 1.199 candidatos eleitos em 2024 que recebiam o Bolsa Família, 592 são do Nordeste, 300 do Sudeste, 167 do Norte, 82 do Sul e 58 do Centro-Oeste.

*Rota do `Progresso*
Dezesseis cidades do Norte Pioneiro (Tomazina, Jaboti, Congonhinhas, Curiúva, Itambaracá, Japira, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, São Sebastião da Amoreira e Sapopema) estarão em Curitiba no dia 28 no Encontro dos Prefeitos do Programa Rota do Progresso, a partir das 14 horas, no auditório da Celepar. Lançado em junho de 2024 pelo Estado, o programa já recebeu quase R$ 500 milhões em investimentos que atenderão os 80 municípios que apresentam os menores índices de desenvolvimento e renda.

*Volta do extintor*
Está pronto para ser votado no Senado o projeto de lei que retoma a obrigatoriedade do extintor de incêndio em automóveis. Não há consenso sobre o assunto entre os parlamentares. A obrigatoriedade em carros de passeio e veículos utilitários foi extinta em 2015 por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Na época, uma das razões apresentadas para a decisão foi a evolução tecnológica dos sistemas de segurança. O extintor, porém, continua sendo exigido em caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e veículos de transporte coletivo.

*Volta à China*
O presidente Lula (PT) deve voltar à China em maio. Será sua segunda visita ao país em pouco mais de dois anos desde o início de seu atual mandato. Lula deve participar do Foro Celac-China, que reúne todas as nações da América Latina e Caribe. Este ano, o mecanismo completa dez anos e iniciou-se em Pequim num encontro ministerial. Na época, quem representou o Brasil foi o então chanceler Mauro Vieira, que também ocupa o cargo hoje.

Compartilhe