HABEMUS CARNEIRO NETO
No futebol, Armando Nogueira, que foi diretor de jornalismo da TV GLOBO, dizia que se PELÉ não fosse jogador seria bola, de tanta intimidade de um com outro. Carneiro Neto, se não fosse narrador esportivo seria o rádio. Os dois dominaram por excelência seus metiers. Antonio Carlos, nome como era conhecido no início da carreira foi plantão esportivo, na Rádio CLUBE PONTAGROSSENSE PRJ-2, de Ponta Grossa em 1964. Depois, já em Curitiba na Rádio GUAIRACÁ como repórter esportivo, na Rádio INDEPENDÊNCIA, em 1966 como repórter, mas iniciou como Carneiro Neto por orientação de Jair Brito, o diretor da rádio. E ele ficou conhecido assim por toda sua carreira.
Na área esportiva foi para outras emissoras, já como narrador, rádio CLUBE Paranaense B2, rádio UNIVERSO, rádio CULTURA, rádio GLOBO DE CURITIBA, rádio CIDADE, rádio CBN e rádio FM 78.
Em 2006 iniciou como comentarista. Na telinha teve programas de sucesso no segmento futebol. Apareceu na TV PARANÁ canal 6, TV INDEPENDÊNCIA canal 7, TV BAND canal 2, depois TV OM hoje a rede CNT, que é o canal 6. Participou também da TV IGUAÇU canal 4. Todos foram programas de grande audiência e o rol de convidados era elenco de primeira linha. Seus programas eram comentados durante dias. Sempre prestigiou e apoiou colegas da profissão e ainda ajudou muita gente no início na carreira. Na área impressa foi repórter, foi colunista do jornal, DIÁRIO DOS CAMPOS de Ponta Grossa, do DIÁRIO DA MANHÃ de Ponta Grossa, editor de esporte e colunista do DIÁRIO DO PARANÁ de Curitiba, colunista do JORNAL DO ESTADO, jornal O ESTADO DO PARANÁ, do CORREIO DE NOTÍCIAS, FOLHA DE LONDRINA, TRIBUNA DO PARANÁ. Na área publicitária, teve uma agência publicitária de sucesso com contas de grandes empresas. Escreveu nove livros, é membro da Academia Paranaense de Letras com a cadeira nº 40. Quando jovem bateu uma bola no GUARANI princesino. Jogou no BURGEL da capital com uma turma de craques do passado, tinha traquejo com a bola e era sempre titular das “peladas de futebol” amadores. Carneiro Neto não é aquele que tem “Curriculum Vitae”, têm história rica que enche um baú, ele tem mestrado na vida esportiva e futebolística. Craque do rádio. Faz parte do famoso “SCRATCH DE OURO DO RÁDIO”, os 10 melhores de todos os tempos. Ouvíamos o jogo através de sua narração clara e precisa. Transmitiu jogos em dezenas de países e quase todos estados do Brasil.
Como crítico e comentarista sua visão é justa, abalizada e com isenção. Fala com propriedade. Elogia, critica e não poupa ninguém, mas com elegância. “Duro sí, pero con ternura, por supuesto”.
No passado se dizia a “ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL” hoje “Wikipédia”. No ano do centenário do ATHLETICO, Antonio Carlos CARNEIRO NETO fará 60 anos de atividades ininterruptas. “É disso que o povo gosta”! É um privilégio escutar este bordão e ter como amigo esta figura inesquecível.
Esse merece uma placa com gol de bicicleta!
EVENTO
Será realizado em Curitiba nos dias 29 e 30 de Julho, a corrida do Campeonato Brasileiro de Automodelismo de Rádio Controlado, promovido pelo CAAR, na Rua Teodoro Makiolka nº 2.300, no Santa Cândida.
INVASÃO DE LUXO
A Justiça a pedido do Ministério Público e da Prefeitura está determinando a retirada das famílias que moram na área ambiental do rio Barigui porque estão contaminando o solo e o ar. Mas a invasão da Construtora ESPARTA pode? A nossa Câmara de Vereadores, na verdade os 26 vereadores autorizaram o Condomínio de Luxo a existir e não pagar a multa. Rico não polui nada! Só pobre polui, inclusive o ar com cheiro de pobreza. O outro cheiro é verde e puro. Condomínio de rico é cheiroso, aliás, aromático. Não polui o ar, deve ser perfumado. Mas VOTO não tem aroma nem cor, só polui a Câmara com edis coração de pedra.
MAIS UM AO SENADO
Em conversa na Boca Maldita no último sábado (22), ORLANDO PESSUTI garantiu que, caso cassem SÉRGIO MORO, que é dado como certo, ele PESSUTÃO sairá candidato ao senado pelo MDB. Já para marcar presença para 2026. O MDB procura desde já uma primeira suplente e pensam em uma mulher, nos bastidores já foi sondada uma deputada, a mais votada na região nas últimas eleições. O convite aguçou o paladar da jovem senhora, que gostou muito da idéia chegando a dar outro brilho nos seus olhos azuis.
MORDAÇA E PRISÃO
A esquerda de ontem, é a mesma de hoje, que gritavam nas ruas “CENSURA NUNCA MAIS” contra o governo militar, hoje a esquerda no poder, aquela de ontem, quer impor a CENSURA em tudo e pior com agravante de prender as pessoas. E ainda dizem que isso é democracia. Nos jornais, emissoras de rádio, de televisão e redes sociais ameaçados, não só de censura, mas de fechar os veículos e deter os jornalistas. Isso é terrorismo e não democracia. Os militares eram escoteiros em comparação com esses militantes comunistas.
TEJE PRESO, MANÉ
O Governo LULA está propondo lei para prender quem ofender, ameaçar ministros do STF o presidente da república, do senado e da Câmara Federal com pena de 20 a 40 anos de prisão. Para ousados arquipélago GULAG de Stalin, na Rússia e hoje Cuba e Venezuela. Corremos risco sim de calar e ir preso. Como dizia o galã Alberto Roberto, personagem de Chico Anysio: TE CUIDA, Duka, Marcelo, Ogier, Augusto Nunes, Fiuza, Navarro e Thiago Kozak. Todos na mesma masmorra com mordaça.
PASSAMENTO
Faleceu a Sra. Marilland Alberge Buchi, mãe do advogado Ogier Buchi, nosso colunista e confrade. Nossos pêsames a família. Que Deus o tenha na paz celestial.
COLUNA DE JOSÉ ARAPOTY DA ED 1373