As aduanas da Receita Federal (RF) nas pontes internacionais da Amizade (fronteira do Brasil com Paraguai) e Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina, em Foz do Iguaçu (Oeste do Paraná), podem ficar sem plantões à noite e nos finais de semana.
A possibilidade aparece em reportagem do jornal Zero Hora do último dia de 2019 (31 de dezembro), destacando que a RF não fará mais plantões nestes períodos nas unidades do Rio Grande do Sul.
O motivo é a falta de efetivo do quadro de servidores, segundo o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da RF (Sindireceita).
A Superintendência do órgão no Estado não confirmou oficialmente a informação, mas admitiu que haveriam alterações na escala de trabalho dos servidores.
“O fenômeno não aconteceria apenas no RS”, disse Moises Hoyos, diretor de Aduanas do Sindireceita.
“Ele diz que ocorre em todos os 16,7 mil quilômetros de fronteira terrestre e 7,3 mil quilômetros de fronteira marítima do Brasil”, anotou o jornal.
Entre os postos prejudicados, cita ainda Corumbá (MS, fronteira com Paraguai e Bolívia), Mundo Novo (MS, fronteira com Paraguai), Tabatinga (AM, fronteira com Colômbia e Peru) e Pacaraima (RR, fronteira com Venezuela).