FOZ DO IGUAÇU:TEMAS DO NOVO MUNDO DO TRABALHO MARCARAM O ENCONTRO NACIONAL DOS COMERCIÁRIOS E COMERCIÁRIAS DA UGT

FDEE

O encontro nacional dos comerciários e comerciárias da UGT – União Geral dos Trabalhadores, realizado nos dias 22 a 24 de agosto na cidade de Foz do Iguaçu, reuniu mais de 400 lideranças sindicais, e foi marcado por temas relevantes e que permeiam o novo mundo do trabalho, com destaque para o e-commerce, a inteligência artificial e as práticas sustentáveis.

Vice-governador Darci Piana

O evento reuniu mais de 400 lideranças sindicais e do mundo político, com destaque para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, do deputado federal Luiz Carlos Motta, e da Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Regina Cruz.

Manassés Oliveira, presidente da UGT-PARANÁ

Manassés Oliveira, presidente da UGT-PARANÁ, abriu o encontro agradecendo as delegações dos 19 estados mais o Distrito Federal que compareceram, demonstrando a importância da categoria dos comerciários em debater temas que são fundamentais para o avanço da categoria no Brasil.

RICARDO PATAH

O presidente da UGT/Nacional, Ricardo Patah, fez uma balanço das ações da UGT e da categoria comerciária, sendo que ele presidente o maior sindicato de Comerciários da América Latina, que é o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, expressando ainda sua gratidão pela presença de Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza, destacando-a como um exemplo inspirador de empresária e ser humano.

LUIZA TRAJANO

Luiza Trajano ministrou uma palestra que abordou temas cruciais para o comércio atual, como o e-commerce e as mudanças profundas provocadas pelo advento tecnológico, especialmente após a pandemia de COVID-19. Ela ressaltou que, em um mundo conectado, pequenas ações podem ter grandes repercussões: “Se você trata uma pessoa mal e ela tiver cinco seguidores, no fim do dia, todos estarão sabendo.” Segundo Luiza, essas mudanças só serão compreendidas em sua totalidade daqui a décadas.

Ela enfatizou que as práticas comerciais tradicionais já não têm espaço no mercado atual: “Não dá mais para fazer uma loja como antigamente, com cartaz de promoção. “O mundo mudou, tudo é novo para todos nós, a forma de vender é nova, mas o vendedor é vendedor”.

Lívio Giosa, uma das maiores autoridades do país no tema sustentabilidade, fez a palestra sobre a Agenda 2030 e as práticas de ESG, falando ao público sobre a necessidade do movimento sindical e social adotar essas práticas em seus instrumentos de trabalho. “As mudanças climáticas e o que aconteceu no Rio Grande do Sul é somente a ponta do iceberg. Ou fazemos a nossa parte, adotando e praticando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aliados às práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), ou veremos cada vez mais as catástrofes no mundo”.

Gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental e contribuindo com o desenvolvimento sustentável, foi tema do palestrante Claudemir Batista de Souza, assessor da diretoria-geral da Itaipu, o qual apresentou os projetos que a empresa binacional já implementou e outros que estão em fase de conclusão. “A sustentabilidade e a preocupação com o meio-ambiente são marcas registradas da Itaipu. Nossa missão agora é ampliar as contrapartidas sociais com desenvolvimento e geração de emprego e renda para a população”.

Ao final do encontro, foi aprovada a “Carta de Foz”, com propostas para a manutenção dos postos de trabalho da categoria.

O Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias da UGT teve o patrocínio da Copel, Sanepar, Itaipu, Fecomércio/PR, Benefício Social Familiar, SEIU e Sindicatos On-line.

Compartilhe