A Frente Parlamentar da Medicina, presidida pelo deputado Ney Leprevost, em parceria com a Sociedade de Pediatria realizou nesta quarta-feira, dia 13, uma mesa redonda para debater o “Cenário da Prematuridade e os principais desafios no cuidado à saúde dos prematuros”.
“O objetivo é reforçar a conscientização e a prevenção da prematuridade e os cuidados com as gestantes e os bebês prematuros”, afirmou Leprevost.
Segundo os médicos especialistas, a prematuridade pode ser prevenida com hábitos de vida saudáveis e um acompanhamento pré-natal adequado desde o início da gestação.
Ela é a principal causa de morte de crianças até cinco anos e está associada a maior incidência posterior de diabetes e doenças cardiovasculares.
De acordo com o instrutor do Curso de Reanimação Neonatal e membro do Departamento de Neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria e chefe da UTI do Hospital do Trabalhador, doutor Carlos Frederico Oldenburg Neto, “o principal é que possamos fazer um tripé de treinamento de profissionais, de humanização e de incorporação de tecnologia, estas três coisas precisam andar juntas. Temos que treinar as equipes e prepará-las para que possam fazer um atendimento eficaz. Mas temos de trazer a família, é crucial o cuidado da família, para que ela possa participar junto de tudo isso. A família não é uma visita, a família é uma parte fundamental desse processo”, afirmou.
A mesa foi composta pelo presidente da Frente Parlamentar da Medicina , deputado Ney Leprevost; pela coordenadora no Paraná do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, doutora Gislayne Souza Nieto; a mãe de prematuro, senhora Ágata Bertoli; a presidente do Departamento de Neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria, doutora Cristina Terumy Okamoto; a pediatra Neonatologista, doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR e professora associada do Departamento de Pediatria da UFPR; o instrutor do curso de Reanimação Neonatal, membro do Departamento de Neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria e chefe da UTI do Hospital do Trabalhador, doutor Carlos Frederico Oldenburg Neto; a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Fernanda Crosewski e a chefe da UTI Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe e tesoureira da Sociedade Paranaense de Pediatria, Silmara Possas.
O evento contou ainda com a participação de convidados através de videoconferência. O Médico Cirurgião Pediátrico e coordenador da Frente Parlamentar Mista da Saúde da Câmara Federal, deputado federal Doutor Zacharias Calil (União Brasil) abordou o tema: “O papel das Casas Legislativas na promoção do debate e construção interinstitucional de políticas públicas para a área de saúde” e a diretora da ONG Prematuridade.com, senhora. Denise Suguitani palestrou sobre: “Ações da Sociedade Civil Organizada”.
(Via assessoria de imprensa)