OPINIÃO DE OSIRES NADAL (Especial para Impacto/PR)///////
Para começo de conversa, até que os clubes parananenses foram bem, na rodada de abertura do brasileirão. A melhor performance, foi do Atlético, que no domingo, na Arena da Baixada, venceu o Internacional de Porto Alegre, por 3 a 0, com gols de Valter, Felipe cobrando penalidade e Paulão contra. Tentar desmerecer o triunfo rubro negro, pelo fato do Colorado jogar com time reserva, não é válido. O que importa é o resultado e, o Atlético ganhou do Internacional e muito bem. Sempre superior, o time de Milton Mendes, fez a tarefa de casa com propriedade, recuperando em parte, sua imagem perante o seu torcedor. Quem sabe, o Furacão, reencontre o seu melhor futebol, ausente já há algum tempo da baixada.
Na 6ª feira, na Vila Capanema, o Paraná Clube obteve resultado positivo diante o Ceará, por 1 a 0, gol do estreante Henrique, aos 30 minutos de jogo. Como tudo o que acontece com o tricolor, a conquista foi difícil, com o Ceará exigindo muito, criando problemas na fase final e quase chegou ao empate. No fim, a boa postura defensiva e a brilhante atuação do goleiro Marcos, asseguraram o triunfo paranista. Começar ganhando sempre é bom, ainda mais para um clube que vive eterna crise financeira. Se as coisas se ajeitarem administrativamente, quem sabe Nedo Xavier consiga dar a estabilidade técnica e emocional que o time necessita.
Embora tenha saído na frente, feito o primeiro gol do brasileirão, o Coritiba estreou com o pé esquerdo na competição. Perdeu para a Chapecoense por 2 a 1, depois de fazer 1 a 0, com Raphael Lucas aos 3 minutos. Na falha do goleiro Bruno, a Chapecoense empatou com Eli Carlos, passando a frete com gol de Roger, decretando o placar final de 2 a 1 para os catarinenses. Com quatro derrotas consecutivas, o clima no Alto da Glória está quente, com o técnico cobrando dos jogadores e, os dirigentes exigindo resultados do treinador. Como os atuais goleiros Vana e Bruno, estão desprestigiados, a diretoria coxa branca, corre atrás de DIDA, cuja a contratação pode ser confirmada nas próximas horas. Na verdade, o problema do Verdão, não está no gol mas, sim, na qualidade técnica de seus jogadores, de modo especial, no meio campo e ataque.
Com duas vitórias e uma derrota, na primeira rodada do brasileirão, o futebol do Paraná, deve tomar todo o cuidado para evitar problemas na sequência. Não dá para negar que o início foi agradável, deu para o gasto.