Sob a administração de Rafael Greca, Curitiba voltou a ser referência e recuperou prestígio nacional e internacional
O trabalho desenvolvido por Curitiba, durante a gestão Rafael Greca (DEM), vem sendo reconhecido nacionalmente e internacionalmente por meio de uma série de prêmios. Iniciativas de cidade inteligente, excelência do transporte público, pioneirismo de programas de educação e segurança alimentar, apoio à formação de atletas e geração de oportunidades pela inovação são algumas das ações que destacaram a capital paranaense no Brasil e no exterior.
Ao longo dos últimos anos, a cidade se destacou em pelo menos 58 ocasiões, por meio de premiações, citações, participações em concursos nacionais e internacionais e reconhecimentos diversos. O reconhecimento é marca da administração bem-sucedida e reforça a campanha de Greca à reeleição.
As transformações promovidas pelo Vale do Pinhão, o movimento proposto por Greca e do ecossistema de inovação para promover ações de cidade inteligente e levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade, garantiram vários desses reconhecimentos nacionais e internacionais.
“Nossa cidade tem a vontade de erguer, de apoiar, de incentivar o ecossistema de inovação chamado Vale do Pinhão. A ideia é dar aos empreendedores toda a oportunidade de abrir seu primeiro negócio, ofertar seu primeiro emprego, e transformar projetos em produto a ser apreciado. O Vale do Pinhão é um movimento transformador de Curitiba”, disse Greca.
Em 2018, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, segundo o ranking da Connected Smart Cities, um dos mais conceituados do país. Em 2019, outro prêmio de smart city. Com o Vale do Pinhão, a capital conquistou o título de uma das seis cidades mais inteligentes do mundo, ao ser finalista da categoria principal do World Smart City Awards 2019, maior premiação de cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha. Antes, em 2018, o projeto Horta do Chef já tinha sido finalista do prêmio espanhol, mas na categoria Ambiente Urbano.
Em 2020, a consagração: a cidade e o Vale do Pinhão foram vencedores do Wellbeing Cities Award (Prêmio Cidades de Bem-Estar), premiação do Canadá que reconhece iniciativas inovadoras de cidades inteligentes. A capital paranaense concorreu na categoria “Construindo uma economia urbana vibrante” e foi selecionada entre mais de 100 cidades de 30 países.
Além disso, em dois anos seguidos (2018 e 2019), Curitiba integra a lista das 21 cidades mais inteligentes do mundo do Intelligent Community Forum (ICF), ranking também formado por cidades como Filadélfia (EUA), Adelaide (Austrália) e Winnipeg (Canadá); e, em 2020, a capital figurou pela primeira vez no ranking Top 100 Ecossistemas Emergentes do mundo da plataforma internacional Startup Genome.
Transporte coletivo – Em 2019, a Curitiba teve o seu pioneiro sistema de ônibus expressos incluído na lista dos 50 projetos mais influentes do mundo nos últimos 50 anos, segundo o ranking do Project Management Institute (PMI), dos Estados Unidos. A instituição que coloca o BRT curitibano na lista dos maiores projetos da humanidade é a maior associação mundial sem fins lucrativos para profissionais de gerenciamento de projetos, com mais de meio milhão de associados e de Profissionais Certificados em 185 países.
E, ainda, o Projeto do Polo da Poncã, desenvolvido por Curitiba para fortalecer a cadeia produtiva do fruto na Região Metropolitana, colocou a cidade entre as finalistas na área da Igualdade Social e Econômica do Milan Pact Awards 2019. No mesmo ano, a capital recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2019 pelo Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole).
Saúde inovadora – Com o aplicativo Saúde Já Curitiba, a capital foi vencedora, em 2018, do Latam Awards, premiação realizada anualmente no México com objetivo de destacar iniciativas de cidades inteligentes. O app já tinha garantido à Secretaria Municipal da Saúde, naquele ano, o título de campeã da Região Sul no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
No campo da atenção básica à população, por dois anos consecutivos (2018 e 2019), Curitiba garantiu o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na categoria “Municípios acima de 500 mil Habitantes”. Com as premiações a cidade se tornou tricampeã brasileira de saúde bucal. A primeira vitória havia sido em 2012.
Já o programa Anime, que prevê uma linha de cuidado para distúrbios músculo-esqueléticos, foi considerado uma das melhores experiências na Atenção Básica no país em 2019, assim como o “Uso de geoprocessamento na saúde do trabalhador para planejamento de pesquisa de ramos de atividades instalados no município de Curitiba e ocorrências de acidente de trabalho” foi reconhecido como uma das melhores experiências na área Vigilância em Saúde do país.
Os trabalhos foram premiados na 16ª edição da Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada durante o Conasems 2019.
Inovação e oportunidade – Uma premiação mundial de robótica consagrou a educação municipal em 2019. Estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no bairro Cajuru, conquistaram um lugar no pódio da First Lego League, competição internacional de robótica em Biblos, no Líbano.
Ainda na área da educação e de geração de oportunidades, o programa Linhas do Conhecimento e os coworkings públicos Worktibas foram vencedores, em 2019, do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável nas categorias Empreendedorismo Educacional e Social, respectivamente. Os coworkings curitibanos também foram certificados, naquele ano, no 10° Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 que selecionou 118 iniciativas brasileiras e cinco da América Latina e do Caribe.
Somado a isso, o projeto de reaproveitamento de móveis de pallets para os Worktibas – desenvolvido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) – foi eleito um dos campeões do 26° Prêmio Expressão de Ecologia (na Categoria Reciclagem) de 2019, considerada a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade no país.
No Congresso Sesi ODS 2019, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Imap recebeu menção honrosa na Categoria Poder Público Municipal com o Fala Curitiba – Programa de Consulta Pública Municipal e o Selo Sesi ODS com o Worktiba.
Ainda no campo da democratização no atendimento às demandas da população, o Imap recebeu o título de Projeto Inovador 2019, durante o 7° Congresso Paranaense de Cidades Digitais pelo o Sistema Informatizado do Programa Fala Curitiba, em evento realizado em Cascavel.
Formando campeões – Em 2019, atletas curitibanos apoiados pelo Programa de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura, conquistaram nove de medalhas nos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru. Os representantes da cidade foram premiados com uma medalha de ouro, duas pratas e seis bronzes, na esgrima na modalidade florete por equipes masculino, natação por revezamento 4x100m medley feminino, ginástica rítmica, ginástica artística e revezamento feminino do pentatlo moderno. Além disso, nos Jogos Parapan-Americanos, também em Lima, cinco paratletas de Curitiba, apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, receberam 6 medalhas, sendo três ouros, uma prata e duas bronzes.
No Equador, Curitiba subiu no lugar mais alto do pódio no Campeonato Sul-Americano de Canoagem disputado em 2019. A medalha de ouro, categoria sub14 feminino, foi conquistada por uma atleta incentivada da Prefeitura de Curitiba por meio do Programa de Incentivo ao Esporte.
Ainda na área desportiva, em 2019, Curitiba sagrou-se Octacampeã Geral dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) e tetracampeã geral dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups).
Previdência – Na área de suporte aos servidores públicos municipais, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) conquistou, pela primeira vez, certificação do Pró-Gestão RPPS, o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.
A certificação confere ao IPMC, a condição de Investidor Qualificado, conforme regras do Conselho Monetário Nacional.
A medida garante a melhoria na organização das atividades e processos, o aumento da motivação por parte dos colaboradores, o incremento da produtividade, a redução de custos e do retrabalho, a transparência e facilidade de acesso à informação, a perpetuação das boas práticas, pela padronização, e o reconhecimento no mercado onde atua.