O Governo do Estado, através do Programa Nossa Gente Paraná da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, está repassando R$ 800 mil em incentivos a 08 municípios paranaenses para equiparem os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de suas cidades.
Os municípios beneficiados são Amapora, Anahy, Arapoti, Ariranha do Ivai, Ibaiti, Ipiranga, Pérola d’Oeste e Tamboara, que receberam R$ 100 mil reais cada para mobiliar e comprar equipamentos para os locais. As construções destes espaços também foram viabilizadas com recursos estaduais.
“Este é um pequeno incentivo do Governo do Estado para os Cras e Creas que atuam na linha de frente da assistência social ”, disse o secretário Ney Leprevost.
O recurso é oriundo do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi deliberado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), que acompanha e monitora a execução dos recursos repassados.
Os Cras e Creas são espaços que visam o empoderamento das famílias e de seus membros para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social, contribuindo para a construção e reconstrução das relações familiares e comunitárias. Enquanto o Cras previne situações de vulnerabilidade social e risco, o Creas cuida das consequências ocasionadas pela vulnerabilidade e risco social. “São espaços fundamentais porque trabalham na ponta com as pessoas mais necessitadas”, destaca Leprevost.
(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).