Greca apresenta Hipervisor Urbano e outras ações de Curitiba para prefeitos da Argentina

00446209

No segundo dia da visita da comitiva de prefeitos da Argentina à Curitiba, nesta sexta-feira (10/5), prefeito de Curitiba, Rafael Greca, apresentou o Hipervisor Urbano, plataforma que funciona como o cérebro da cidade, além de outros projetos e programas exitosos da capital paranaense para a qualidade de vida da população.

“Estamos desenvolvendo este Hipervisor Urbano, que é um big data de tudo o que acontece na cidade. Ele vai nos dar informações fundamentais para planejar as políticas públicas. Essa plataforma foi possível porque, há 30 anos, começamos a fazer o georreferenciamento de toda a cidade, com todos os dados de ruas, lotes, praças, rios, que foram recentemente digitalizados”, destacou Greca.

  • Lançado em fevereiro e instalado no Palácio da Inovação, no Cabral, o Hipervisor integra toda a estrutura da administração municipal a partir da gestão da informação gerada pelo compartilhamento de dados.

Durante o encontro, Greca também falou de outros projetos e programas criados em Curitiba voltados para a qualidade de vida da população, preservação do meio ambiente e de segurança em relação a desastres naturais resultantes das alterações climáticas no planeta.

Equilíbrio nas ações

Os prefeitos argentinos ouviram sobre a Central Saúde Já Curitiba e a inovação ao realizar consultas médicas por videochamada; as ações de preservação das áreas verdes e da coleta seletiva de resíduos recicláveis; do Bairro Novo do Caximba, o bairro inteligente em construção que vai dar novas moradias a pessoas que viviam em áreas irregulares; das ações de Defesa Civil de resiliência contra intempéries climáticas; a criação da Reserva Hídrica do Futuro, frente às mudanças climáticas do planeta; o compromisso com a redução da emissão de gases poluentes, com a assinatura do PlanClima; e a adoção da eletromobilidade no transporte público e o incentivo à ciclomobilidade.

“Um prefeito há de ter justiça social como medida de suas ações. E a medida está no equilíbrio, na igualdade de oportunidades para todos”, disse Rafael Greca.

O Hipervisor Urbano

Projetado pelo Ippuc em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Urbano é uma plataforma de compartilhamento de dados públicos munida de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações, possibilitando gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas.

A partir de uma análise multidomínio de dados de diferentes áreas (Trânsito, Segurança, Saúde, Educação, Transporte Público, entre outros), realiza, com apoio da Inteligência Artificial, análise descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva para solucionar uma questão pontual, como explicou ao grupo argentino o Diretor do Hipervisor, Oscar Ricardo Macedo Schmeiski.

Durante a visita, a comitiva da Argentina conheceu os equipamentos do Centro de Operações coordenados por 23 técnicos, divididos entre cientistas e desenvolvedores, e a plataforma digital, que utiliza informações de um Digital Twin (Gêmeo Digtial) da cidade, que recria uma Curitiba em 3D no mundo virtual para a simulação de situações, disponível no GeoCuritiba.

Já estão integrados ao Hipervisor Urbano, além da Muralha Digital, os centros operacionais do Transporte e da Defesa Civil, além de prestadores de serviços públicos de abastecimento de água (Sanepar) e de energia (Copel).

Cidade que marca

“Este projeto do Hipervisor é incrível. Ele compila dados de todas as áreas do que acontece na cidade. Não se centra em um só aspecto, mas em todos, permitindo o cruzamento de informações tendo sempre o cidadão como eixo. Curitiba é uma cidade que nos marca, é onde queremos chegar”, disse o prefeito de Salta, Emiliano Durand, que presenteou o alcaide curitibano com um poncho em lã, típico de sua cidade.

Também integram a comitiva argentina os prefeitos Rodrigo Buteler (Cipolletti – Província de Río Negro); Gaston Granados (Ezeiza – Província de Buenos Aires); Carlos Munisaga (Rawson – Província de San Juan); Rubén Rivarola (Palpalá – Província de Jujuy) e Susana Zenteno (Valle Viejo – Província de Catamarca); o advogado da empresa Telecom, Ramón Arellano; o jornalista da empresa Axion, Pablo Abiad; o economista Juan C. Soldano Deheza; e o consultor de transporte Pedro Scarpinelli.

Eles foram recebidos pelo presidente do Ippuc e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; pelo assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zani Feijó; pela diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli, e pelo cônsul da Argentina no Paraná, Eduardo Leone, e presenteados por Greca com lembranças da capital paranaense.

Na agenda desta sexta-feira, a comitiva também foi recebida pela secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, que apresentou os projetos de Curitiba realizados no ensino público da cidade; e pelo presidente do Instituto das Cidades (ICI), Maurício Pimentel, que apresentou os serviços de cidades inteligentes prestados à Curitiba.

Compartilhe