Greca assinou o decreto que cria a “Times Square” brasileira no Centro de Curitiba

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A Avenida Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba, pode se transformar em uma Times Square brasileira, destacando-se na paisagem por grandes telões e letreiros luminosos, a partir da autorização para que as empresas de mídia outdoor instalem publicidade e anúncios cinéticos em luminosos e telões nas fachadas e testadas de imóveis em um trecho de 592 metros de extensão da via.

Isso será possível a partir da assinatura, pelo prefeito Rafael Greca, do Decreto Municipal 1.871/2024, que cria o Distrito de Mídia, um corredor luminoso na Avenida Marechal Deodoro entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen (na altura da Praça Zacarias).

“Em 1994, fiz a despoluição visual da cidade, com uma legislação que disciplinou a capital para a publicidade bem colocada, mantendo identidade da paisagem, em visão de inteligência. Com este Distrito de Mídia, retomamos o brilho da Avenida Marechal Deodoro, antigamente um ponto de comércio, de caminhadas para ver as vitrines. E que vai se tornar um ponto movimentado como outros distritos de mídia pelo mundo, como a Times Square, em Nova York; a Trafalgar Square, em Londres; e o Shibuya Crossing, em Tóquio”, disse o prefeito.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Indutor da revitalização do Centro

O secretário municipal do Urbanismo, Julio Mazza de Souza, aproveitou a oportunidade para pedir que a iniciativa privada siga apoiando a proposta. 

“Peço à Sepex-PR e à ACP que invistam o melhor de vocês no Distrito de Mídia. Se esse projeto for bem executado, ele pode ser o introdutor da revitalização, da geração de emprego, renda e turismo do Centro de Curitiba”, disse Souza, referindo-se ao Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Estado do Paraná (Sepex-PR) e à Associação Comercial do Paraná (ACP). 

A área tem potencial de 20 mil m² em publicidade e vislumbra-se que os investimentos das empresas nas publicidades poderão tornar a região um polo para lançamento de campanhas publicitárias de grandes proporções, utilizando recursos tecnológicos, em equilíbrio entre inovação urbana e a qualidade de vida dos residentes e visitantes.

Inovação urbana

O presidente do Sepex-PR, Romerson Faco, destacou a visão da gestão da Prefeitura para adotar ações de inovação urbana.

“Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a adaptar a Lei de Publicidade, para ter os outdoors digitais em LED nas ruas. Essa alteração preparou Curitiba para mais este avanço, o da criação do Distrito de Mídia. Há muito tempo, essa renovação é uma reivindicação do setor e o prefeito Rafael Greca entendeu isso muito bem. A proposta é resultado de um casamento da iniciativa privada com o poder público para trazer um trabalho inovador para o cidadão”, destacou.

Parâmetros

No evento, a diretora do Departamento de Usos do Solo da SMU, Patrícia Monteiro, apresentou como foi desenvolvido o projeto, com as primeiras reuniões em julho de 2023, que passaram por estudos de impacto na região até o texto final da regulamentação.

O decreto que estabelece os parâmetros, condições, define os tipos de publicidade que poderão ser instaladas na região, bem como as regras relacionadas à área máxima permitida, altura e extensão dos mesmos.

A instalação da publicidade poderá ocorrer somente após a obtenção do alvará, que terá validade de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período.

Entre as condições para o licenciamento das novas publicidades, a empresa deverá prever controles de intensidade de luz emitida, dependendo do tipo de tecnologia escolhida pela empresa, de forma a não gerar incômodo e impacto visual nos pedestres, veículos e ocupantes das edificações.

As instalações também deverão seguir as normas técnicas que garantam a segurança estrutural, sem atrapalhar a visibilidade ou criar riscos, além de manter as fachadas das edificações e os passeios limpos e em boas condições.

Para a instalação de publicidade em imóveis do Patrimônio Cultural Edificado, Inventariado ou Tombado, Unidades de Interesse de Preservação (UIPs) e bens tombados em seus respectivos entornos, as empresas interessadas deverão atender e observar as disposições próprias para esses tipos de edificações (conforme Decreto Municipal 976/ 2024).

A legislação ainda determina que no caso dos anúncios, as empresas deverão destinar uma hora diária para veiculação de conteúdo de utilidade pública, fracionada em inserções de, no máximo, 30 segundos.

A informação deverá ser previamente aprovada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), que definirá a data, horário e tempo de exposição.

Referência em mídia outdoor 

Curitiba é reconhecida como a cidade mais digitalizada em Out of Home (OOH) no Brasil e que os avanços do setor realizados na cidade servem de modelo para profissionais do mercado em todo o país.

Entre as inovações urbanas nas mídias externas, a capital paranaense Batel Square, a primeira esquina digital de Curitiba, que veicula peças publicitárias em 3D, no cruzamento da Rua Carneiro Lobo e Avenida Visconde de Guarapuava.

Além disso, a cidade conta com outros pontos de mídia externa que usam a criatividade e a inovação, como locais em que a publicidade é veiculada em espaços que foram transformados em espaços pet ou em galerias de arte a céu aberto.

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