Greca entrega Comenda da Luz dos Pinhais aos que atuaram pelo desenvolvimento de Curitiba e pela promoção do bem comum

xf

Personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Curitiba ou que atuaram pela promoção do bem comum em geral foram homenageadas na final da manhã desta quinta-feira (19/12), no Memorial de Curitiba, com a entrega das medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba.

A entrega da comenda foi feita pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Pimentel, e representa a honraria máxima da capital paranaense. Participaram secretários municipais, gestores e personalidades da cidade.

 “Esta homenagem é um reconhecimento da cidade do valor de mulheres e homens pelo bem feito à nossa cidade, à nossa terra e à nossa gente, porque eles foram capazes de entender a eternidade e a grandeza das araucárias e a grande história criativa desta Cidade da Luz dos Pinhais”, declarou o prefeito.

  • 211 comendas

Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem já foi entregue a 173 personalidades, incluindo o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, laureado no dia 10/12. Somadas com as 38 homenagens deste ano, são 211 comendas entregues.

O decreto define o Conselho da Ordem e os critérios para a escolha de nomes, entre os quais devem ser preponderantes a conduta ilibada dos homenageados e ações de relevância em favor da cidade.

Grandes como pinheiros

Nesta edição, a medalha símbolo da comenda foi entregue a 38 homenageados, dos quais 36 compareceram para receber a honraria. Ela é inspirada na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, um dos mais importantes artistas da história do Paraná.

Estão entre os homenageados, o vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o reitor da PUCPR, irmão Rogério Mateucci, secretários e gestores municipais da Prefeitura de Curitiba.

Banhadas a ouro, as medalhas trazem um desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci. “É uma releitura transplantada para a terra dos pinheirais”, destaca o prefeito. “Qualifica a grandeza pelo porte e eternidade das araucárias.”

A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba verde bandeira, com filete central vermelho, ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.

Capela dos fundadores

A celebração foi realizada no Salão Paranaguá, onde fica a Capela dos Fundadores de Curitiba, diante dos altares da primeira Igreja Matriz de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca conduziu a cerimônia ao lado do vice-prefeito e prefeito Eduardo Pimentel. Greca explicou que os homenageados devem ser expressão da devoção à cidade, dos ideais que alimentam a vontade de cuidar da terra e da gente, de Curitiba e do Paraná e do Brasil.

O prefeito iniciou o seu discurso refletindo como o Memorial de Curitiba é emblemático na sua vida e de muitos dos que ali estavam presentes.

Foi aqui, por duas vezes, que eu e o prefeito eleito Eduardo Pimentel fomos empossados e juramos defender e proteger a terra e a gente de Curitiba. Foi aqui também que nós nos despedimos da minha amada Margarita em seu funeral”, lembrou Greca.

Imigração pela música

Greca destacou o brilho da Camerata Antiqua de Curitiba, que tem levado o nome de Curitiba pelos palcos do mundo, colecionando apresentações em Roma, Florença e todas as capitais do Mercosul.

“Você sabe Eduardo (Pimentel), que a Camerata tem provocado até imigração para Curitiba? Esses dias, veio ter comigo um engenheiro aposentado do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e ele me disse que tinha vindo morar em Curitiba porque a Margarita e eu havíamos levado a Camerata a Washington (EUA), e tendo ouvido a Camerata em Washington na sede do BID, disse à sua mulher que escolhia essa cidade para nela terminar os seus dias e comprou um apartamento e veio morar em Curitiba. O que prova que a Camerata é grande e é a excelência musical de Curitiba”, disse o Greca.

O coro e orquestra da Camerata e Antiqua de Curitiba, regida por Mara Campos, apresentou ao longo da cerimônia, de forma intercalada com a entrega da comenda aos homenageados, os hinos do Brasil e de Curitiba, e composições do maestro Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla, Pixinguinha, com a participação especial da soprano Ornella de Lucca.

Redenção de Curitba

O prefeito dirigiu um agradecimento aos homenageados pelas contribuições para que os projetos de Curitiba se tornassem realidade.

“Vocês estão aqui porque vocês nos ajudaram a transcorrer esses oito anos. Desde o deserto do momento em que tomamos a cidade nas nossas mãos e passamos a promover a recuperação de Curitiba, até esse momento de alegria, de extraordinária sublimação, que é o momento da confirmação do grande nome de Curitiba, por todos os principais institutos de inovação do mundo. Fizemos uma vitrine comemorativa no Palácio 29 de Março para mostrar parte dos 175 prêmios que vocês nos ajudaram a conquistar”, disse Greca.

Para o prefeito, governar é transformar realidades e fazer o bem para a população.

“Quando nós fazemos o bem nós existimos, quando não fazemos nós apenas duramos. O bem está feito nas escolas, com os Faróis do Saber e Inovação; no aplicativo SaúdeJá; no resgate social que as novas casas do Bairro Novo da Caximba promovem. Foi nesse lugar que eu conheci um menino cego, chamado Simon, que estava emocionado por ter tomado o primeiro banho na casa nova. Eu conheci a sua irmãzinha que também era deficiente visual. Pode parecer piegas, mas é pungente o retrato da redenção desse Bairro Novo da Caximba”, disse Greca.

O prefeito celebrou as vitórias das suas gestões com a equipe que merecem ser comemoradas.

“Esta é uma festa hiperbórea, é uma festa que aspira à luz do sol. É uma festa digna do Pegasus (escultura do cavalo alado), que nós instalamos no Parque Tanguá, como uma janela para o amanhã, com asas abertas, para buscar as coisas do alto, porque tendo feito o bem, todos nós receberemos de Deus aquilo que merecemos por acréscimo. Viva Curitiba! Viva os novos comendadores e comendadoras da Luz dos Pinhais!”, finalizou Greca.

Homenagem à dona Margarita

O vice-prefeito e prefeito eleito Eduardo Pimentel discursou em nome de todos os homenageados.

Pimentel começou a sua fala fazendo um agradecimento especial à primeira-dama Margarita Sansone, falecida em agosto deste ano.

“Eu quero agradecer a minha madrinha, a nossa madrinha, a sempre primeira dama de Curitiba, dona Margarita Sansone, que foi uma mulher que trabalhou como ninguém pela cidade e para quem mais precisa. Ela me ajudou muito, foi uma companheira fiel em sua vida o tempo todo. E nós tivemos o dia difícil de vê-la pela última vez neste local, onde recebeu o carinho das pessoas que vieram de todas as áreas da cidade para prestar a última homenagem”, disse Pimentel.

Muitas vitórias

O prefeito eleito citou que esta quinta-feira (19/12) foi o último dia no gabinete do vice-prefeito, onde passou os últimos oito anos.

“Eu lembro de uma promessa que eu fiz ao senhor, prefeito, em 2016, que eu seria um vice-prefeito leal e atuante, e eu chego aqui cumprindo essa promessa. Eu fui leal e atuante, eu fui companheiro dos amigos, e vocês, que estão recebendo essas homenagens, contribuíram para que nós possamos concluir esse mandato com muitas vitórias”, ressaltou Pimentel.

O prefeito eleito lembrou o período difícil de ajuste fiscal, depois os dias da pandemia, sucedidos pela glória dos últimos anos, nos quais Curitiba conquista altos patamares de reconhecimento da população. Ele reafirmou que graças ao trabalho conjunto, Curitiba é reconhecida em várias áreas com distinção de prêmios, não só nacionalmente, mas internacionalmente.

“De todos os títulos mais me orgulha a mim e também ao prefeito Greca, não tenho dúvida, é o título de Capital Mais Igualitária do Brasil. É a capital menos desigual, onde as pessoas têm mais oportunidades, através da escola integral para todos, saúde de qualidade para todos e acesso aos serviços públicos gratuitos”, citou.

Greca futuro comendador

Na qualidade de novo grão-mestre da Ordem da Luz dos Pinhais, o prefeito Eduardo Pimentel disse ao público presente que já havia escolhido a primeira pessoa que vai receber a láurea na sua gestão.

“O prefeito Rafael Greca será o primeiro a receber a Comenda da Luz dos Pinhais na minha gestão. E ele vai discursar em nome de todos na qualidade de prefeito emérito de Curitiba”, adiantou Pimentel.

Grande desafio

Na parte final do seu pronunciamento, o prefeito eleito disse que tem um grande desafio pela frente.

“Depois de uma eleição tão difícil, que aconteceu graças à união da cidade, nós garantimos ao cidadão de Curitiba a continuidade das políticas públicas que aqui dão certo e são exemplos para o país e para o mundo. É assim, prefeito (Rafael) Greca, que nós vamos continuar nos próximos quatro anos. Hoje mesmo, antes da 8h da manhã, já tivemos uma conversa de 25 minutos sobre a cidade, que foi o que fizemos nos últimos oito anos, e também continuaremos a fazer nos próximos quatro anos, para debater ideias, criar programas, debater sugestões e juntos continuar essa bela administração de Curitiba. Desejo a todos um feliz e santo Natal”, concluiu Pimentel.

Placa em homenagem à primeira-dama

No encerramento da entrega da Comenda, os homenageados e o público presente foram convidados a acompanhar o descerramento da placa em homenagem à Dona Margarita, fixada no Memorial de Curitiba.

“A Câmara Municipal distinguiu Margarita com a colocação dessa placa e eu fiquei imensamente agradecido”, disse Greca, ao puxar a bandeira de Curitiba que cobria a efígie, ao lado do vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Pimentel, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro e de Marisa Lipinski.

O pastor presbiteriano, reverendo Juarez Marcondes Filho, fez uma prece em homenagem à dona Margarita.

“Nesse momento, Senhor, em que descerraremos esta placa, trazemos a nossa lembrança muito amada e querida, de saudade da estimada Margarita. Não foi apenas a esposa companheira do prefeito Rafael, foi, por assim dizer, irmã de todos nós. Aquela que nos acolhia com seu sorriso peculiar, aquela que tinha no seu coração um carinho todo especial por esta cidade e pelos seus munícipes. Então, ó Deus, conservaremos no nosso coração a grata lembrança dessa tua serva, que agora será aqui lembrada sempre através dessa placa. Agradecemos a ti, ó Deus, o ciclo que se encerra e aquele que se inicia já na sequência, para que Curitiba continue sendo uma capital modelar, paradigmática para o país e para todo o planeta. Te agradecemos em nome de Jesus. Amém!”

Compartilhe