GUTO SILVA VIRA O CAPITÃO COPEL!

COPE

A polêmica proposta da desestatização da Copel com a venda das ações e transformação da companhia em corporação sem acionista controlador foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná na última semana e agora está na mão do governador para sancionar a venda. O assunto foi encaminhado a toque de caixa com aprovação, emendas e discussões em três sessões plenárias extraordinárias, com a maioria dos parlamentares aprovando a redação final do projeto de lei do Poder Executivo.

   O deputado encarregado pelo governador de ficar a frente das respostas e explicações para imprensa foi o deputado Guto Silva (PP), que várias vezes teve que dizer que não se tratava de privatização, mas de um processo planejado que deve aumentar a competitividade no setor elétrico do Brasil.Guto teve que bater no peito e garantir a aprovação da venda afirmando que os programas da Copel serão mantidos e os funcionários absorvidos nesta mudança de processo e o fator principal era garantir a questão da manutenção das tarifas. Afirmou também que a transição do atual modelo de economia mista para o de governança aprovado pelo Legislativo deve acontecer no prazo mínimo de um ano e que nenhum acionista individual ou grupo de acionistas terá mais de 10% do total de votos nas decisões da corporação.

   Por outro lado já se comenta que a venda destas ações fornecerá uma arrecadação de R$ 3 bilhões de reais e que está grana irá para a Secretaria de Planejamento do estado que poderá ser administrada por Guto a partir de 2023 para alguns investimentos no estado.

      As promessas de Guto para aprovação foram muitas e de agora em diante muita gente vai cobrar as aplicações dos recursos… principalmente a oposição.

Compartilhe